Contato

Juliana e Mitja by Iris Anam Cara 3

Meu nome é Juliana Mendes Svete, estudei psicologia, sempre morei no estado de SP. Vim para a Eslovênia em julho de 2009 – meu marido é esloveno  moro em Jezero, vilarejo próximo da capital Liubliana. Aqui faço pós-graduação em Terapia na Faculdade de Medicina de Liubliana.

Informações sobre política, história e turismo na Eslovênia é fácil encontrar no google.  Neste blog,  procuro falar das diferenças culturais,  dos costumes e de como é meu dia-a-dia na Eslovênia. Moro aqui há 5 anos e as observações que faço são relativas à região que conheço e ao meu círculo social.

Contato:
Caro(a) leitor(a),  antes de me escrever, por gentileza, veja através do mecanismo de pesquisa do blog (lado direito, abaixo da galeria de fotos), se sua pergunta já não foi respondida. Sugestões para turismo na Eslovênia podem ser encontradas em “Vídeos sobre a Eslovênia”, “Dicas de turismo”, “Linda, linda Eslovênia”, “Fotos” e “Links úteis: Turismo”.juliana.svete@gmail.com

Twitter:
@EsloveniaBrasil
Twitter: @EsloveniaNews
Facebook: https://www.facebook.com/EsloveniaBrasil

Blog: http://julianamendessvete.wordpress.com
Twitter: @Juliana_Svete

411 Respostas para “Contato

  1. Oi, Juliana, tenho andado bastante ocupada e, consequentemente, adiado o “alô” para você! Sei das mudanças no seu blog, mas o seu novo está excelente! O mais importante é manter este canal de informações: já me acostumei e não deixo de ler! Você sabe o quanto gosto da Eslovênia e admiro os eslovênos… E o inverno em Koper… é mais suportável?
    Com carinho, do Brazil

    • Sim Maria Ângela.
      Estou amando morar em Koper. As temperaturas no inverno aqui variam entre 2 e 11 graus, mas a maioria dos dias as temperaturas estão entre 6 e 8 graus.
      Aqui não tem neve! E eu sou feliz por isso. Neve é bonito para se ver, quando se está dentro de casa, vendo um filme, mas para o dia-a-dia, ir estudar, trabalhar, a neve é pior que dias com chuva.
      Sinto saudades de Liubliana, adoro aquela cidade, no verão ela tem tanta vida e barzinhos tão charmosos, mas Koper você pode ver o mar, fazer longas caminhadas em paz….

      Eu comecei a dar aulas de português em Koper, e agora ando gastando muito tempo preparando materiais para aula e tenho deixado o blog um pouco de lado.
      Sempre que tiver um tempo vou atualizá-lo.

      Obrigada pela visita.
      Um beijo!!

    • Juliana,

      agradeço muito as informações sobre a Eslovênia! Continuo “conversando” com você ao ler o seu blog!
      Com a proximidade do natal, quando puder, conte para nós como é o natal aí: se há troca de presentes, amigo-oculto, decoração de natal, ceia de natal, etc.
      Deverei ir à Ljubljana no próximo ano: avisarei a você, ok?
      Um abraço desta brasileira que admira o povo eslovêno!
      Maria Angela

      • Olá Maria Angela
        Que bom que você virá novamente na Eslovênia. Eu gostei da sua sugestão vou escrever em meu próximo blog. Desculpa a demora em responder seu post, eu estava viajando e fiquei sem acesso à internet. Abraço.

  2. Juliana pozdravljena,
    Descobri o seu blog e adorooo o seu jeito de ver a Slovenia e de descreve-la,
    sou Eslovena e vivo no Brazil já há muitos anos.
    Sou de Celje, o que é bem diferente de Koper. Parabéns vou continuar acompanhado vc no blog. Um Feliz ano de 2011 !!

    • Olá Ana
      Várias vezes eu ouvi falar de você, do seu trabalho. E é um prazer e uma honra tê-la como visitante do blog.
      O blog ainda está em construção, muita coisa precisa ser melhorada e organizada, mas ando sem tempo. Estou dando aulas em Koper de Português (aulas voluntárias para crianças e adolescentes que frequentam o Dnevni Center) e ando me dedicando na preparação do material didático.
      Obrigada pela visita!

  3. Oi Juliana! Adorei o seu blog!
    Sou estudante de medicina e em agosto de 2011 estarei indo fazer um estágio no Hospital Universitário de Liubliana, pela SCOPE, uma empresa de estágios internacionais. Quando soube que irei para a Eslovênia fiquei muito feliz, mas ao mesmo tempo um pouco tensa e preoculpada, pois provavelmente irei sozinha, não sei falar o idioma e conheço muito pouco sobre o país.
    Adorei encontrar o seu blog, queria saber mais informações sobre a cidade, algumas dicas, e se é fácil eu conseguir sobreviver por ai sozinha hehe
    Aguardo informações! Bjos =**

    • Oi Rebeca
      Obrigada pela visita! Você é segunda pessoa que vem fazer estágio em medicina e entra em contato comigo.
      O outro estudante que conheci fez programa de estágio na Universidade de Maribor. Posso conseguir o contato dele se você quiser.
      Na Eslovênia quase todo mundo fala inglês fluente. Mesmo no ônibus, lojas, acredito que você não terá problemas de for fluente na língua. Eu não sei como está sendo planejado o seu estágio, mas geralmente a faculdade que recepciona os estagiários tem toda uma equipe de apoio. Acredito como aconteceu com outro estudante que você não enfrentará grandes dificuldades. Ele adorou o país!
      Escreva para meu email juliana.mendes.oliveira@gmail.com, e especifique melhor suas dúvidas.
      Bjo

  4. Poxaaa comecei a ler o blog agora e já estou empolgado, huahua, estou pensando em viajar com minha esposa para esse mágico país em setembro, que acha?? boa época?

    • Não :)
      O país é muito mais bonito em junho e julho. Nestes meses o verão é intenso, todas as pessoas passeam pelas ruas, e você pode ver casas floridas por todos os cantos.

  5. Ola Juliana.
    Amei seu blog! Tem fotos lindas e otimas dicas!

    Eu farei um mochilao no mes de julho e quero muito ir pra Eslovenia (Ljubliana e Bled), porem, quero partir de Budapeste para Ljubljana, mas ainda nao sei como chegar. Voce pode me ajudar? Há trens ou onibus que saem de Budapeste para Ljubljana?

    Obrigada!
    Ana Celia

    • Olá Ana,
      Desculpa a demora para te respponder, mas acabei ficando uma semana sem entrar no blog e não vi sua mensagem.

      Duas vezes por dia parte um trem de Budapeste em direção a Liubliana. Meu marido já até usou este trem. São 8 horas de viagem. Este trem passa pela Croácia e lá é feito controle de passaportes. Tenha ele em mãos.

      Há duas estações em Budapeste que há trem indo para Liubliana.
      Vou te mandar o link da estação de trem onde você poderá visualizar melhores informações (o site está em inglês).

      http://www.slo-zeleznice.si/en/passengers/abroad/hungary

      Abraço.

  6. oi juliana.que bom que encontrei alguma brasileira que mora ai…minha filha tem 23 anos e esta indo pra fazer curso de ferias na universidade de liubiliana,em comercio exterior.gostaria de sugestoes,pois estou um pouco ansiosa,pois para nos cearenses ainda se sabe pouco sobre o pais..obrigada um abraço reijane

      • oi juliana,minha filha ja esta ai,e esta gostando muito..gostaria de saber a questao de segurança no dia a dia,e como esta a situaçao de trabalho ..ela formou se em comercio exterior muito obrigaa pela atençao ,esse blog e um alivio pra nos.beijos reijane

  7. Ola Ju ontem conheci sua amaiga Ana de colombia adorei e ela me falou do seu blog esta uma delicia . Eu sou casada com um Sloveno e venho em setembro morar aqui, ja visitei slo outras vezes mas morar vai ser diferente quero manter contato se possivel pra eventuais ajudas kkkkk. tenho um blog em construcao e que faco bolos artisticos .
    http://www.thaiscake.blogspot.com
    te mando um beijo e parabens por seu blog
    Thais weber

    • Muito obrigada Thaís pelo elogio. O blog foi migrado do windows space e agora contem ainda muito erros de formatação, além de outras páginas ainda não terminadas na seção de “idiomas”. É um prazer conhecer você. Adoro bolos, aqui eles não usam leite condensado nos bolos e tenho tantas saudades de comer um bolo de prestígio. Meu email é juliana.mendes.oliveira@gmail.com. Escreva-me.

  8. olá juliana td bem???? olha querida por um acso perambulando na net procurando mais informações sobre minha família que é longa e extensa e que tem origem ai da eslovênia, acabei encontrando seu blog, e fiquei muuito feliz quando li o artigo dizendo que a nova miss eslovênia de 2011 tem o mesmo sobrenome de minha familia, MAHNIC, devemos de algum modo ser parentes muito distantes, mais isso me deixa muito feliz e curiosa ao mesmo tempo em querer saber a cultura de vocês, como é este país, que meus avós tanto falam, moro no brasil, no interior de são paulo mais minha familia é do paraná e vieram pro brasil de navio a muito tempo atraz fugidos d guerra ai da eslovenia…. dize que este sobrenome é muito comum por ai, e que há restaurantes e bebidas com este sobrenome, e aqui no brasil poucos conhecem ou ja ouviram falar… se vc souber de algo qu possa matar a minha curiosidade ficaria agradecida, bjus letícia Mahnic barbosa.

  9. Olá, bom dia Juliana – Estou partindo na quinta feira para Veneza e de lá farei um cruzeiro pelo Mar Adriatico, uma das paradas será Dubrovnik, haverá ainda Koper, além de cidades da costa Italiana. Se voce tiver condições de me dizer como está temperatura por ai, eu agradeço. Sou de Campinas(SP) que está bem perto de sua cidade não é? e aqui está muito quente e se puder me dizer como vou encontrar o tempo por essa região, ficarei mais tranquila com as roupas que separei para levar, embora eu goste muito do frio. Um beijo e obrigada

  10. Olá. Ótimo site. Parabéns e obrigado por todas essas utílissimas informações. Viajarei para Eslovênia em dezembro deste ano. Li seu post sobre como ir de Ljubljana para Veneza. Farei o contrário. Vou de Veneza para Ljubljana. Será que é possível ir direto de Veneza para Maribor? E de Ljubljana ou Maribor para Budapest? Veja só, perguntaria se há palmito na Eslovênia, mas acabei de ler num post que a maioria dos eslovenos nunca experimentou palmito. Estou pensando em levar palmito de presente para uma amiga eslovena. O que você acha?
    Obrigado.

    • Olá Gyuri
      Obrigada pelo elogio.
      Ai, que saudades de comer palmito! Eu nunca encontrei palmito na Eslovênia. Acho um ótimo presente! Traga dicas para a utilização do palmito (receitas de salada, creme, etc).
      Conversei com meu marido e pelo o que eu sei você não é possível para o trajeto direto Veneza para Maribor. Você terá que vir de Veneza para Liubliana e de Liubliana pegar um trem para Maribor.
      Também não é possível fazer o trajeto Maribor – Budimpesta, você terá que vir de Maribor para Liubliana e de Liubliana ir para Budimpesta. Vou tentar ilustrar melhor esta resposta no meu próximo post.

  11. Bom dia Juliana…Já de volta ao Brasil, e devo dizer que adorei Koper..estava andando ali perto da marina e conversando com um amigo que fez a mesma viagem comigo, e derepente encontramos uma brasileira que como voce mora por ai, achei até que poderia ser voce, mas ela te conhece, é a Marcia, o marido é Robert e o filhinho Luca. Foi muito bom mesmo….agradeço suas informações…beijinhos

    • Olá Maria Alice
      Que bom que encontrou uma brasileira aqui. Márcia numa cidade vizinha, que fica aproximadamente meia hora daqui.
      Que bom que gostou de Koper, nos dias de verão você poderia ver dezenas de crianças e jovens banhando-se no mar, tomando sorvete e andando de patins, mães passeando com bebês…
      Um beijo

  12. Olá, Juliana!

    Vou viajar para a Europa, pela primeira vez em janeiro de 2012, iniciarei um pacote por Paris e terminarei em Viena, como restaram dez dias para a volta ao Brasil, pensei em passar na Eslovênia, principalmente após ler seus comentários. Será que você poderia me fazer um roteirinho para dois ou três dias com os pontos mais importantes?
    Beijos!

    Sueli

    • Olá Sueli
      Desculpe pelo atraso em te responder, mas eu estava fora do país, em férias e não usei a internet.
      Você poderia usar um dia para conhecer Bled, Bohinj e Vintgar. São lugares com a natureza linda.
      Em um outro dia você poderia ir para a costa eslovena e poderia conhecer Piran, Portorož, se tiver energia vale conhecer nesta região também a linda caverna Postojnska jama.
      Um dia você deveria deixar para conhecer a capital Liubliana, seus museus, galerias de arte, o castelo, reserve a noite para restaurantes e barzinhos charmosos.

      A Eslovênia é muito mais bonita na estação do verão e da primavera. No inverno, quando você não encontrará o verde, o amarelo das árvores, e a natureza em seu esplendor, mas mesmo assim vale a pena conhecer estes lugares. Eu fiz uma caminhada ao lado do Rio Soča e fiquei encantada. Se quiser conhecer o lindo rio você pode se hospedar em Bovec. Nesta charmosa cidade há diversas agências de turismo, e você pode encontrar diversas opções se se divertir ou praticar esportes no Rio Soča.
      Um beijo

  13. Oi Juliana.
    Obrigada pelo seu interesse em informar sobre a Eslovenia.
    Estou com passagem comprada para Drubovnik com chegada em 07/05/2012. Pretendo tomar um trem ou ônibus para Liubliana. É fácil?
    Tenho procurado em sites, mas não enocntrei.
    obrigada desde já Sandra.

  14. OI JÚ FUSSANDO POR AQUI ACHEI SEI BLOG, GOSTARIA DE LHE DESEJAR TODO SUCESSO E ALEGRIA DO MUNDO, MANDA NOTICIAS TÁ ?
    MARCIO

  15. Olá Juliana, parabéns por este maravilhoso site!
    Vou fazer um interrail e vou até á eslovénia em agosto deste ano. É facil achar acampamentos aí? onde é possivel acampar perto de Ljubljana? Queria poupar dinheiro e fazendo camping era a melhor solução. Queria passar na eslovenia 3 ou 4 dias e fazer uma viagem pelo território todo. Quais os lugares que me indica, de preferencia com parque de campismo perto?
    Obrigado

  16. Olá
    Gostei do seu blog, pois ele é muito informativo.
    Gostaria de saber como é o procedimento para passar da cidade de Trieste para a Eslovênia. Existe trem que parte de Trieste para as cidades da Eslovênia? Além da capital, também tenho interesse em conhecer a cidade de Bled. Qual é o padrão do preço das refeições na Eslovênia? Com relação ao idioma, é muito complicado aprender?
    Quanto tempo demorou para aprender a falar Esloveno?
    As pessoas da Eslovênia são receptivas aos turistas?
    Agradeço pela atenção

  17. Olá. Estive na Eslovênia em dezembro/janeiro. Meu destino era Maribor, vindo da Itália. Em Trieste peguei uma carona de carro até Koper. Daí um trem até Maribor. Na verdade a empresa nos levou de ônibus até Divaĉa, já que por algum motivo os trens não estavam indo até a estação de Koper. Voltando, fui de Maribor à Sezana, onde peguei um ônibus até Trieste.

    http://www.autostazionetrieste.it/index.php?option=com_content&task=view&id=8&Itemid=0

    A propósito, Juliana, consegui ir de Maribor a Budimpeŝta. Não é necessário ir até Ljubljana. Basta fazer uma conexão em Pragersko.

  18. Olá Juliana! Parabéns pelo seu blog! Tenho umas dúvidas e acho que você pode me ajudar. Estou fazendo um mochilão com meu irmão e o convenci de incluir a Eslovênia no nosso roteiro. Porém, só teremos 1 dia no país, antes de seguir para a Croácia. A idéia era passar esse dia em Ljubljana, dormir, acordar cedinho no dia seguinte, alugar um carro e partir. Aí vem as dúvidas:

    . É possível, chegando cedo em Ljubljana, pegar um ônibus para Bled, ir ao lago e ao castelo, retornar para Ljubljana a tempo de conhecer a cidade e o castelo? Se não, o que aconselharia fazer?

    . E a questão de aluguel de carro, eu li que existem locadoras na estação de trem. É verdade? E é tranquilo alugar um carro e atravessar a fronteira? Existem muitos pedágios?

    Agradeço qualquer ajuda que possa me dar!

  19. Ola, meu sonho é conhecer a eslovenia, parabens pelos comentarios e dicas desse maravilhoso pais…sucesso

  20. Oi Juliana,
    Sou descendente de eslovenos, faço parte da diretoria da Associação dos Eslovenos no Brasil e de vez em quando vou ao país.
    Parabéns pelo seu blog, gostei muito!
    Seja muito feliz aí!
    Andre Robic

  21. Oi Juliana! Conheci o seu blog há pouco tempo, e já estou apaixonada!
    Quantas boas informações! Conheci uma cantora eslovena e quis saber mais sobre o país, felizmente encontrei o seu blog e fiquei muito feliz. Após ler mais de 30 postagens, li que você já foi Adventista do Sétimo dia. Eu sou,
    gostaria de saber, se não for querer saber demais, o motivo de você ter deixado de ser. Obrigada. Gabriela Passos

    • Eu nasci em uma família que era adventista, nunca tomei a decisão de ser adventista. Quando criança sempre ouvi com temor histórias do Velho Testamento. Nunca concordei com a justiça divina aplicada na época (morte de crianças, guerras, apredejamento, etc). Aos 20 anos, após ler livros de Nietzsche, Marx, Freud, José Saramago, Sartre, Engels tomei a decisão de sair da igreja.

  22. Oi, Juliana, TUdo bem por aí?
    Eu tomei a liberdade de te escrever um e-mail. Alguns amigos e eu andamos conversando sobre a possibilidade de ir a Europa em 2013, e eu citei a Eslovênia como um lugar bom pra irmos. Liubliana é LINDA DEMAIS.
    :D

    Enfim, veja lá o e-mail, tá bom?

    Abraços!

  23. Oii Julianaa..Desde que comecei a conversar com um esloveno pelo Youtube passei a ter uma certa curiosidade a respeito desse país.
    Foi aí que pesquisando esses dias atras descobri o seu blog. Nossa seu blog é exatamente aquilo que eu estava procurando. É muito bom ver a Eslovenia ser descrita aos olhos de uma brasileira, pois lendo ele eu me sinto um pouco mais próxima desse meu “amigo” esloveno. rs :)
    Por favor nunca deixe de atualizar o blog, sem ele eu estaria perdida. rs
    Um beijo!

  24. oi Juliana, sou brasileira e estou namorando um esloveno a 6 meses, nos conhecemos aqui no Brasil e no mês passado ele voltou para a Eslovênia. Provavelmente vou visitar a Eslovênia em setembro. Estou com muito medo por causa da diferença de cultural e da lingua… li a sua história talvez vc possa me ajudar. bj

  25. Hallo Juliana parabens pelo Blog, moro na Alemanha a 10anos e essa e a primeira vez que venho para Slovenia o nosso destino final e a Croacia estamos com um grupo para praticar paragliding em Tolmin e kobarid o clima esta otimo amanha seguiremos, e pelo Blog vi que tem ainda muitos lugares lindos pra visitar…

  26. Oi Juliana,
    Primeiramente eu queria te dar os parabéns pelo blog! Adoro ler os seus posts! É muito bom ler sobre a Eslovênia com o ponto de vista de uma brasileira.
    Eu sou brasileira e estou namorando um esloveno, pensando em me mudar pra eslovenia no começo do ano que vem.
    Queria te perguntar a respeito de se casar com um esloveno. Depois do casamento, você tem direito a que documentos? (visto de residencia temporaria ou permanente?) Tem direito a trabalhar e estudar ou nao? E quanto tempo demora pra ajeitar tudo isso?

    Tentei descobrir online mas confesso que tive dificuladades pra achar essas informações.

    No momento eu ainda estou pensando em tentar um visto de trabalho, mas queria me informar a respeito dessa outra possibilidade.

    Obriada e tudo de bom pra você :)

    beijos

  27. Parabéns pelo blog Juliana, tá ótimo!Fazia tempo que não olhava,estou em Liubliana com meu marido e filha curtindo o verão e talvez sejamos “vizinhas” em breve, estamos pensando em morar em Koper.
    Bjs

    Marta Berglez

  28. oi juliana, vi nas propagandas do Globo repórter que vc vai aparecer na edição de hoje :) me encantei com a sua história de amor, muito linda! Uma rara exceção nos dias de hoje! Tenho 18 anos e fui intercambista na alemanha durante um ano e compreendo perfeitamente suas dificuldades… com a lingua, a hostilidade, a cultura, é um choque imenso!! Morei na parte oriental de berlim, geladissima, e com uma familia marcada pela rigidez dos tempos da guerra fria, nao foi facil. Conheci em Londres uma amiga eslovena super simpática, o nome dela é Anna, e ela faz faculdade na Inglaterra. Fiquei morrendo de vontade de conhecer esse país tão lindo, fiquei maravilhada com as fotos que ela me mostrou. Aproveitando que vou visitar minha familia alema ano que vem vou tentar esticar pra conhecer esse pais tao encantador! Vou acessar seu blog constantemente pra nao perder nenhuma dica!!! haha por favor, continua sempre atualizando e se quiser te ensino a fazer coxinha e trago o que quiser daqui pra vc n passar mais vontade kkkk meu pao de queijo fazia o maior sucesso!! beijos e se cuida (;

  29. Olá, Juliana! Viajo em poucos dias para a Eslovênia (férias). Moro na Áustria (bem perto). Vou com a minha família.
    Parabéns pelo blog. Fotos e informacoes muito interessantes.
    Você poderia me dizer algumas dicas?
    Por exemplo: como se diz em esloveno: bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, de nada. com licenca, por favor, tchau (entre outras que você julgar importantes…)…
    Glória
    (sem o TIL e sem o CEDILHA)

  30. oi juliana meo nome e silvane gostaria de conhecer vc pq nao conheco,pessoas de fora,mas fiquei encantada pela belesa do pais.um grande abraco.

  31. Oi Juliana, estou vendo a reportagem do Globo repórter e já vim procurar a respeito da Eslovênia na net, apesar de já ter lido sobre este lugar encantador.E eis que, procurando achei seu blog o qual adorei, fiquei interessadíssima em conhecer mais ainda este país. Gostaria de saber se um país caro para se visitar? E também uma outra curiosidade é fácil de se conseguir morar aí?

    • Oi Kátia,
      O preço depende da onde vc quer se hospedar, do que você quer fazer, que atividades você quer realizar…

      Dê uma olhada na seção de turismo, lá tens algumas dicas de albergues, etc.
      Viajar pela Eslovênia é com certeza mais barato do que ir para Inglaterra, França, Suíça, Itália…

      Sobre morar na Eslovênia….este assunto é muito amplo. Escreva pra mim juliana.svete@gmail.com e podemos conversar melhor sobre o tema.

    • Eslovenos são rígidos em relação à legalização do diploma. Para trabalhar como enfermeiro você precisaria falar o esloveno em nível intermediário. Precisaria fazer uma prova que mostre seu conhecimento na língua. Sobre o mercado de trabalho eu desconheço esta área. Mas acho que na área de saúde nunca falta empregos.

  32. Oi Juliana, boa noite!
    Acabei de ver o Globo Repórter sobre a Eslovênia, nossa como é lindo esse país!
    Não imaginava que era dessa forma.
    Você é mto simpática e corajosa!
    Parabéns e tudo de bom pra você!
    Espero algum dia visitar seu novo país.
    :)

    • Obrigada pelos votos Tatiana. O amor nos dá coragem. Espero que posso visitar a Eslovênia. Desejo também tudo de bom pra você.

  33. Adorei a reportagem da globo. Parabéns!!!! Juliana te desejo muito sucesso neste país maravilhoso.
    Bjs Lilliana – SP

  34. Oi Juliana acabei de ver o Globo Reporter e adorei tudo muito lindo simplesmente perfeito!!!!!Moro na Bahia mas com uma imensa vontade de conhecer especialmente esse lugar que parece que Deus deu uma atenção especial…Que povo lindo espero que através de vc consiga conhecer pessoas dai e talvez fazermos um intercambio.Parabéns,e fique com Deus!!!!Bjossss

  35. Olá Juliana, adorei o programa do Globo Repórter… gostaria muito de viver e trabalhar aí.. Tem muita oportunidade para brasileiro?

    • Depende do que você procura. Os salários aqui não são altos e os aluguéis são caros, por isso a Eslovênia não atrai tantos imigrantes brasileiros à trabalho. Eu conheço apenas duas moças que vieram aqui para trabalhar.

  36. Ola Juliana !!! Meu nome e Lenice. Estava vendo a reportagem no Globo Reporter e fiquei encantada com tudo que vi da Eslovenia. Um lugar lindo. Parabens pela entrevista !!! Ja viajei para ooutros lugares da Europa, mas a Eslovenia e de tirar o folego !! Um abraco.

  37. Boa noite Juliana,
    Vi a reportagem e fiquei com vontade de conhecer esse País. Gostaria de saber se voce recomenda esse país para lua-de-mel.
    Outra coisa, é caro o padrao de vida Esloveno??
    Eu vi a diaria de uns hoteis em torno de R$ 300,00 o casal e nao achei caro.
    Nao encontrei empresas com pacotes de viagens, nem informacoes.
    Para ir para a Eslovenia é preciso ir para a Italia primeiro e depois pegar um voo para a Eslovenia???
    Gostaria de informacoes.
    Parabens a voce e seu marido.

  38. Oi Juliana! Seu site está de parabéns!! Eu e minha esposa assistimos a reportagem e ficamos encantados com o país. Abraços.

  39. Olá Juliana , eu tbm acabei de ver a reportagem e eu já tenho uma vontade enorme de conhecer a Noruega e agora a Eslovênia ! Muito bom saber que que temos o seu blog para nos ajudar a conhecer melhor o país. Muitas felicidades =D

  40. Oi minha amiga Juliana
    Assisti ao Globo Reporter de ontem, dia 3/8 e fiquei fascinado com as belezas naturais da Slovenija. Na verdade, não imaginava que um pais tão pequeno, geograficamente falando, fosse tão funcional e interessante.Meu conhecimento e interesse por estes países da Ex-Iugoslavia, vem do fato de meu pai ter sido piloto da Varig e tambem por ser colecionador de Telefonska Kartica. Tenho só 20 cartões deste lindo país onde voce vive e gostaria de aumentar este numero. Voce conheceria alguem aí, em tua cidade, que gostaria de fazer intercambio comigo? Cartões,selos, etc….
    Me fale,por favor
    Meu nome é Walderez Pereira Brasil Filho e meu endereço é
    RUA GUAPI, 121 BANANAL GUAPIMIRIM – RJ
    O CEP daqui é 25940-000

    Desde já, te agradeço pela tua atenção
    Abçs a voce e a teu esposo

    • Infelizmente não conheço ninguém que colecione selos, cartões e etc. Se um dia vier a conhecer passarei o seu contato. Abraço

  41. Oi JU seria pedir muito saber a temperatura da agua na praia, durante o verão (pergunto)…moro em Saquarema em frente ao mar e com a água a 18 graus nem me atrevo a mergulhar. Acho que tenho gen de gatos…

    • Depende da região. Pode chegar a 28 graus na costa eslovena e 18 graus no Rio Soča. Nos lagos e rios a temperatura média é de 20, 22 graus.

  42. Oi Juliana! Estou curioso sobre o custo de vida por aí, aluguel, alimentação, vestuário etc… Fiquei admirado no que você falou no blog sobre os salários serem baixos. Qual é o valor do salário mínimo? É possível se sobreviver na capital do país apenas com o salário mínimo?
    Abraços.

  43. Olá, Juliana! assisti o globo reporter do dia 03/02/12 e fiquei encantada com esse País!!!! é muito lindo!!!. bom, pesquisando na internet sobre o pais eu encontrei o seu blog e sei que nao nos conhecemos mas li seu artigo sobre a saudade de nosso Brasil. Realmente e muito ruim viver longe de nossas raizes, eu nnca viajei para tao longe assim mas vivo em uma cidade aqui no Rio que nao e minha cidade onde nasci, tive que me mudar por problemas familiares e começar uma vida nova, conhecer pessoas novas e eu te falo e um desafio muito grande estabelecer novas amizades e etc. um grande beijo para ti e familia(se assim posso dizer) e muita sorte e que Deus continue consolando seu coraçãozinho!!! abraços, |Eliana Rosa.

  44. Oi, Juliana.

    Assisti o Globo reporter ontem, e realmente a Eslovênia e um país de contos de fada, com a natureza linda e o povo muito bonito.

    A felicidade mora na Eslovênia.

    Fique com Deus e seja muito feliz neste paraíso na Terra.

  45. Olá Juliana! Eu sonho em estudar na Europa, e quando vi a reportagem sobre a Eslovénia me apaixonei. Gostaria de saber como é a qualidade de ensino aí, e se as universidades são tão boas quanto as de outros países europeus.
    Abraços!

  46. Nossa! Sempre gostei da história da Eslovênia mas quaando vi a reportagem do Globo Repórter fiquei encantada!!! Fiquei curiosa pra saber como vc chegou a esse País liiiiindo de viver. Se eu era apaixonada pela Eslovênia agora é meu sonho, um projeto de vida conhecê-la.

  47. Oi Juliana assisti o Globo Repórter e me apaixonei pela Eslovênia que lugar maravilhoso,depois pesquisando encontrei seu blog e me apaixonei pela sua história de amor,mesmo não te conhecendo torço pela felidades de vcs dois…

  48. JULIANA,ASSISTI O GLOBO REPÓRTER DO DIA 03/08 E FIQUEI APAIXONADA POR ESTE MAGNÍFICO LUGAR.AMO A NATUREZA E A CALMARIA.
    VC ATÉ FALOU UM POUCO DE VC,EM UMA ENTREVISTA.
    É DIFÍCIL CONHECER ESTE PAÍS?GOSTARIA DE ME INFORMAR MAIS SOBRE ESTA BELEZA ESCONDIDA.

  49. Antes de passar no globo repórter nós falávamos muito na Eslovênia aqui em casa,agora então a família inteira e os amigos estão querendo ir praí conhecer e tal…adorei seu blog,to até estudando pra falar a língua quando for,ainda bem que gostei tanto mas tanto mesmo que estou com facilidade para aprender…olha vc é nossa ponte Brasil com a Eslovênia,continue postando novidades tá bom,bjos e muito prazer em conhecê-la…

  50. Oi Juliana. Vi a reportagem do Globo Repórter e gostei muito da Eslovênia. Gostei também bastante daquelas máquinas em Liubliana que fornecem leite como se tivesse acabado de sair da vaca. Você já experimentou? Se sim, o sabor é mesmo igual ao das vacas? E na sua opinião, qual é o ponto turístico mais bonito da sua cidade ? Obrigada, Beijos.

    • Não, nunca experimentei. Raramente consumo leite, iogurte. Tomo leite de arroz, leite de soja. Uso leite apenas em algumas receitas culinárias.

      Eu moro na cidade de Koper e o ponto turístico mais bonito seria o calcadão, onde as pessoas caminham ao lado do mar.

      Em Liubliana o que eu mais gosto são as ruas do centro histórico da cidade, durante à noite, todos os barzinhos são iluminados à luz de velas. O trânsito de carros é proibido.

  51. Estou impressionada com a beleza desse país!!! Deve ser um sonho morar aí!!! Ví a reportagem do Globo Reporter e desde então não tiro esse país da minha cabeça… parece coisa de outra vida…rsrsrs… vou me programar para viajar para Eslovênia… é muito, muito lindo!!! bjsss

    • A Eslovênia é um país lindo mesmo. Mas há também os 6 meses de frio e o idioma considerado um dos mais difíceis do mundo. Espero que logo possa visitar o país…

  52. Sou apaixonada pela Escócia,Suécia… e agora a Eslovênia é minha mais nova paixão… A comida daí é boa??? Felicidades a vcs!!!

  53. Oie. Amei a sua história de amor quando vi na reportagem do Globo Repórter. Queria saber quais os pratos típicos da Eslovênia, e quais você mais gosta. Queria saber também se é difícil morar aí na Eslovênia. obrigada :)

  54. Olá Juliana!
    Na semana passada assisti um programa na TV Globo (Globo Repórter) que focou, exclusivamente, a Eslovênia. Mostrou uma brasileira que vive no país e tem as mesmas características suas, era vc? rsrsrs Desculpe a curiosidade.

    Adoro “viajar” pelas reportagens sobre países diversos e lugares pra onde planejo algum dia visitar. Minha pergunta está relacionada ao idioma: Falar inglês na Eslovênia é aceitável ou existe algum tipo de “restrição cultural”, como acontece em algumas partes da França? Acredito que na falta de habilidades com o idioma oficial os turistas utilizem o inglês… Obrigada! Adorei seu blog! Grande abraço.

    • Obrigada Gracieli,

      Sim, eu e meu marido participamos da reportagem.

      Não há problemas em falar inglês na Eslovênia. Os eslovenos tem em sua grade curricular 9 anos de estudo do idioma. A grande parte da população com menos de 35 anos fala inglês sem dificuldade.

      Abraço

  55. Olá Juliana, parabéns pelo blog e pela atenção dispensada aos interessados na Eslovênia, essa terra linda de pessoas conscientes da proteção ambiental !!!!!!! Tenho MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável e sei que uma das maiores barreiras a implantação da sustentabilidade está na cultura do povo, as pessoas precisam acreditar para poderem realizar, parabéns eslovenos !!! bjus, com carinho…

    Eleni Veras

    • Também reconheço que os eslovenos são mais conscientes em relação ao meio ambiente. Há quase 3 anos atrás quando as sacolinhas nos supermercados foram proibidas, os eslovenos passaram a trazer sacolas de casa, os mercados, distribuíram sacolas para seus principais clientes. Não houve tantos protestos como vejo no Brasil.

      Um beijo e obrigada pelo carinho.

  56. Olá Juliana, parabéns pelo Blog. Tenho 36 anos, minha esposa 33 e nosso filho 20 meses. Voce acha possível encontrarmos trabalho mesmo que sem especialização?? Estamos avaliando uma transferencia para um país onde possamos presentear nosso filho com uma boa educação, qualidade de vida e baixo índice de delinquencia. A Alemanha também nos atrai bastante, mas após ter visto a reportagem, não pude deixar de pesquisar. Li no seu blog, sobre o custo de vida(salário baixo e custo de vida alto) e gostaria de perguntar novamente se é possível levarmos uma vida estável com empregos simples. Não pensamos em riqueza, mas sim qualidade de vida para nosso filho.

    Obrigado pela atenção!!

    Giulliano Bastos.

  57. Ola Juliana!

    Tava dando uma pesquisada e achei seu blog, que, por sinal, é show de bola!
    Mas, se possivel, gostaria de tirar umas duvidas… Poderia ser por e-mail?!

    Abraço e obrigada desde ja!

  58. Olá Juliana,
    Parabéns pelo seu blog. Fica muito claro o amor que você tem por esse País. Olha, estou indo a Eslovênia em outubro e gostaria de lhe pedir uma orientação sobre como entrar em contato com um guia brasileiro.
    Desde já agradeço sua atenção .
    Um abraço.
    Eliane Góes

  59. Olá, Ana
    sou “tarada” por tudo o que é eslavo; sou quase uma “polaca” por adoção;
    dessa maneira, vim parar em teu blog, pois quero conhecer bem a Slovenia, pelo menos por livros e internet; ocorre tque sou de ascendência vêneta, e creio que, pela proximidade geográfica, temos muito a ver com slovenos, tb;
    só em permita uma correção: a pronúncia do “l” final não tem problema para gaúchos como eu, já que aqui, nosso “l” é bem acentuado; meu sobrenome, por exemplo,para nós é Bernal (empurrando a língua contra os dentes inferiores ao final),e não Bernau, como é falado no resto do Brasil.
    Adorei teu blog e as fotos, vocês formam um belíssimo casal. Como se conheceram?
    abração e felicidades !

  60. oi juliana
    adorei seu blog, e está me auxiliando muito, estou indo para slovenia final do ano e ,
    gostaria de saber como que faço para nas estações de esqui, perto de bled, estarei em ljubljana.
    obrigada

  61. Olá Juliana , eu havia enviado uma mensagem em seu e-mail , mas caso você não consiga ler no e-mail vou deixar a mensagem aqui no blog também.
    Meu nome é Bruno e tenho 17 anos e pretendo viajar e residir na Eslovenia pra sempre , eu e mais 3 amigos queremos ir e abrir o nosso próprio negócio , pretendemos abrir um restaurante que funcionará no período Noturno como Bar também , mas estamos precisando de ajuda para podermos ir , 2 são maiores de idade , já eu e meu outro amigo temos 17 porém já vamos ter 18 quando formos partir rumo a eslovenia , ficariamos muito grato se nos ajudasse nesta batalha para chegar a esse paraíso que é a eslovenia , e quando chegarmos aí poderiamos dar uma passada em sua casa para conhecer melhor vocês e o país , estamos ansiosos para aprender os costumes , idioma e o modo de vestir e se portar.
    Gostaria de saber quais são os passos que devem ser tomados , os documentos necessários e etc…
    Estou no Aguardo de resposta , desde já agradeço
    Bruno Batista De Carvalho
    Facebook : Bruno Carvalho
    E-Mail : brunobatistadecarvalho@hotmail.com

  62. Pretendo morar em Koper mas quero um lugar que tenha muita floresta , tipo natureza, mas tbm que tenha uma vista bela de um lago ou mar , algo do tipo … que cidade você recomenda ???

  63. Cara Juliana,
    Chego dia 2 de setembro em Ljubljana – confesso que estimulada pelo seu blog – no aeroporto Joze Pucknik. Vou ficar no Ahotel, Cesta Dveh Cesarejev 34 D. Vc pode me informar que ônibus pego e onde descer ou seria melhor um táxi? O taxi ficaria majs ou menos quanto? Vc poderia me indicar algum guia que fale português ou espanhol?
    Continue com força o seu trabalho de ensinar português. A nossa culta e bela precisa mesmo ser difundida.
    Um abraço e desde já obrigada.
    Sandra

  64. Cara Juliana
    Meus avós, Johann Suhadolnik e Aguida Petelan nasceram na Eslovenia e imigraram para o Brasil em 1891, juntamente com seu primeiro filho João Suhadolnik ( meu pai) de apenas 2 anos de idade, que nasceu em Viena.
    Estou elaborando a arvore genealógica da família e necessito saber como é possível obter um registro de nascimento dos mesmos. Tenho um documento do local denominado Preserje, no qual menciona o nome de seus pais, Franz Suhadolnik e Maria Vladinik,
    Em 2011 realizei uma viagem a Eslovenia e visitei a Caverna de Postojna e o Lago Blad e fiquei deslumbrado com este maravilhoso país e se povo hospitaleiro.
    Gostaria de saber saber mais sobre esse país. .
    Vou lançar um livro ( em outubro) “Momentos de uma vida”, no qual menciono a vida de avô no início de sua vida no Brasil.
    Gostaria de manter contato contigo. Um abraço de Alarico Suhadolnik

  65. olla conheci seu blogue e adorei!!
    tenho muita vontade de morar na Eslovênia e gostaria de saber se é fácil para um brasileiro conseguir um emprego aí…??

  66. Olá Juliana,gosto muito do seu Blog! Gostaria de saber qual idioma além do Esloveno é mais falado ai,o Francês ou o Italiano?

    • Olá Pedro
      O segundo idioma falado pelos eslovenos é o inglês (não vou listar idiomas da língua eslava, como o croato). Eles tem no currículo escolar 9 anos de estudo da língua inglesa. Na costa eslovena, o segundo idioma mais falado é o italiano. Muitos eslovenos obtem também por aprender alemão ou francês no ensino médio.

  67. Dona Juliana: Obtive recentemente a cidadania eslovena, tendo residido em Dolja Lendava por uns meses em 1956 (fugimos temerosos dos acontecimentos durante a revolução húngara). Porém a Eslovênia marcou meu coração e espírito para sempre.

    Buscando informações maiores sobre a Eslovênia encontrei sua página e sou obrigado a elogia-la, magnífica; poucos são os portais ou blogs de informações sobre uma nação, que sejam tão completos e precisos como o seu.

    Interessante, nasci de mãe austro-húngara, cresci filho de iugoslava e hoje minha mãe se estivesse viva, seria eslovena.

    Em sua página sobre comida eslovena, menciona que sentiu cansaço pela repetição na casa de sua sogra; mas essa era a dieta aqui em casa no Brasil, e gostava imenso -claro, era minha mãe quem preparava (questão de imprinting, não é?). Aproveito para ensinar-lhe algo que aprendi com minha mãe, receita para aprimorar alguns pratos:

    -doure em frigideira uma colher de sopa de farinha de trigo mexendo lentamente, quando dourado adicione água até ficar um creme leve, adicione então temperos e cubra assados, batatas, frangos, um cozido de páprika, etc. Poderá até misturar com creme de leite, ou creme de leite azedo.

    Experimente preparar pepino fatiado, coberto com creme de leite azedo; então coloque sal na medida e talvez outros temperos (em casa comíamos simples, sem outros temperos).

    Lembra da receita de macarrão com farinha de rosca? Mamãe preparava com semolina passada na frigideira (da mesma forma que a farinha de rosca) podendo acrescentar açúcar -então o preparado com macarrão fica doce- ou talvez sal.

    Pois é, sou pai/mãe, então tive que aprender na dureza a cozinhar, cuidar dos filhos, e hoje sou razoável no fogão.

    Novamente, parabéns e estou visitando diariamente sua página, aprendendo e apreciando.

    • Muito obrigada pela mensagem, pelas dicas na cozinha, vou experimentar e depois falo como ficou. É um prazer ter um visitante assíduo como você.

  68. Ola Juliana. Meu nome é Fernanda, sou brasileira tb e estou a um mês na italia, na sardenha, vim com meu marido e vamos ficar um ano aqui. Tenho uma casal de amigos da slovenia, são uns amores, e qdo ficaram sabendo que a gente vinha pra europa ele ja disse: “começarei arrumar o quarto de hospedes pra vcs.” rsrs, dito e feito, o quarto está arrumado e iremos passar o natal com eles que moram em celje. Pesquisei sobre a cidade e o pais em geral e realmente é lindo demais e ontem procurando sobre meios de transporte de veneza até a slovenia achei seu blog. ADOREI. Bjos e sucesso.

    • Olá Juliana, bem? Aqui está. Deixa eu te perguntar uma coisa, como eu te disse eu e meu marido vamos passar o natal em Celje e gostariamos de saber como é o natal aí, quer dizer, nós como convidados, temos que levar alguma coisa para os anfitriões é costume esse tipo de coisa, como funciona e esse casal de amigos tem três crianças, devemos levar alguma lembrança para eles? Obrigada

      • Oi Fernanda
        É difícil responder esta pergunta. Todos os meus conhecidos são ateus e não comemoram o natal. A família do meu marido só faz um almoço no Natal, mas trocam os presentes no Ano Novo. No seu lugar eu traria alguma lembrancinha, pois é costume trocar presentes ou no Natal ou no Ano Novo.

  69. Oi Juliana!
    Gostamos muito do seu site e acho que vc poderá nos ajudar com uma dúvida.
    Eu e meu namorado sairemos de férias do dia 16/03 à 31/03 e os únicos paises de “comum acordo” (rsrsrsrs) foram Eslovênia e Croácia. Você acha que nessa época do ano será possível curtir por ai? É muito frio a ponto de não ser possível fazer os passeios? Vi que aqui no blog tem um roteiro de 5 dias… Teremos uns 13 dias “úteis”, o que vc inidicaria? Um abraço e não vejo a hora de conhecer a terra que você escolheu para morar. ;-)

    • Oi Tati
      Você viu a reportagem do Globo Repórter sobre a Eslovênia? Ela foi gravada em maio! Moro há 3 anos aqui e neste período vi temperaturas diferentes no mês de março, a melhor delas foi neste ano. Em Koper, no mês de março as temperaturas ficaram entre 15 e 20 graus e dias ensolarados. Mas na metade de abril era o mês das chuvas e choveu até o fim de maio.

      http://www.slovenia.info/es/Weather-and-Climate-in-Slovenia.htm?_ctg_vreme=0&lng=7 Este link mostra as temperaturas médias nas principais cidades da Eslovênia.

      As cavernas de Postojna e Škocjan podem ser visitadas em qualquer período do ano, aconselho também visitar Piran, Liubliana. Os outros pontos turísticos como Bled, Bohinj, Vintgar, Soča também recebem turistas em março, mas confesso que sinto falta do verde. Nesta época do ano muitas árvores continuam sem folhas.

      Também aconselho você alugar um chalézinho em Bohinj, a visitar os castelos de Predjama, o Castelo de Liubliana, o castelo e o lago de Bled. Se quiser conhecer um castelo ainda mais antigo, visite a charmosa cidade de Celje que fica perto da segunda maior cidade eslovena – Maribor.

      Visite o site do aras Lipica e veja a programação do mês. http://www.lipica.org/en/ Se gostar de esportes Tolmin, Bovec são cidades que oferecem diversas opções(ambos foram mostrados no Globo Repórter). Se gosta de caminhar, visite Triglav, lá tem uma linda cachoeira. Em 13 dias ainda dá pra ver a cachoeira Slap Savica, as alpes Juliana. Em Liublianam não deixe de ir nas galerias de arte e museus, caminhe pelo Parque Tivoli.

      Um abraço… Espero que dê tudo certo!

      • Obrigada Juliana! Ajudou muito!!!
        Vou pensar mais “seriamente” sobre minha ida.. eu e meu namorado estamos animados. ;-)
        Um abraço e parabéns pelo blog! Muito legal!

  70. Oi Juliana, desde o dia em que vi o Globo Repórter, me encantei com o país e claro com a coragem que vc coloca as coisas.
    Gostaria de saber mais sobre as pessoas deste país, como tratam brasileiros e as diferenças culturais- Macaé/RJ

  71. Oi Juliana, sou de Viena, onde trabalho e resido há muitos anos. Temos aqui uma sociedade espirita que recebe Divaldo Franco todos os anos, entre outros nomes do espiritismo brasileiro. Voce poderia informar se existe algum nucleo espirita na Eslovenia? nosso email é vakardec@msn.com e o site http://www.spiritismus.com. agradeço sua ajuda.
    Rejane

    • Olá Rejane
      Nem eu e nem meu marido nunca ouvimos falar que há na Eslovênia uma Sociedade Espírita.

      Procurei no google pelas palavras “spiritizem v Sloveniji” (espiritismo na Eslovênia) e “družba spiritizma” (sociedade espírita) e não encontrei nada.

      Tente você fazer as buscas quem sabe encontre algo.

      Boa sorte.

  72. Olá Juliana, sou brasileira de SP. Sou casada com neto de Frederico Zizek, filho de Giuseppe e Maria Zizek, Desembarcados no Brasil, em 1893.
    Gostaria de decifrar a Origem destes nossos Patriarcas….estou no Face e tb, enviei mensagem, tentei usar o Google como tradutor, mas saiu péssim….me desculpe. Temos nossa Pág, a dos Gigek, q na verdade são Zizek.

    http://www.facebook.com/groups/411882782206146/

    http://www.facebook.com/veracleide.brunelligraseffe

    Abraços..Felicidades

    • Olá Vera
      Você pode tentar escrever em inglês para os cartórios procurando por informações. Penso que você precisa ter em mãos a cidade e data de nascimento dos seus parentes.

      Abraço

  73. Oi Juliana, te enviei um e-mail hoje. Se você puder ler e me ajudar ficaria muito feliz. Bjos, Fernanda

  74. Querida Juliana, o seu blog é um dos mais informativos que eu conheço e eu adorei o video da globo que vc participou. Certamente existem mais belezas ainda na Eslovenia à ser mostrado do que apareceu na reportagem. Ontem eu lanãei a revista digital brasileiros mundo afora, que conta as histórias de brasileiros que moram nos quatro cantos do mundo. O seu blog está na seção “Blogosfera” :o) Essa edição teve a participação da Paloma Varón, que tb mora por aí. Espero que vc goste do resultado.

    Aqui o link:
    http://www.brasileiros-mundo-afora.com/2012/12/brasileiros-mundo-afora.html

    Bjs

    Claudai Boemmels

  75. Oi Juliana, tudo bem ?
    Gostaria de saber se onde vc mora tem assaltos, assassinatos, e outras coisas perigosas do mundo? Aí neva ? Obrigado, e um feliz natal!!

    • Oi Enzo,
      Na Eslovênia pode cair neve entre os meses de novembro a março.
      O país é considerado o oitavo mais seguro do mundo. No passado ocorreram 16 homicídios, um número muito inferior ao Brasil.
      Feliz Natal para você também.

  76. Oi Juliana, Obrigada vc foi tão atenciosa e rápida na minha resposta…Minha linda , na lista de desembarque destes Gigek em 1893 , estava escrito ..Austríacos…, somos inexperientes ..e pesquisando, vimos esta variação de nomes que passou a ser Zizek.
    Vc me orientou que este Giuseppe, com nome Italiano, poderia ser da Itália….ela fazia parte da Áustria? Desculpe Juliana, estou buscando mais informações, e documentação , aqui no BR, descobri o cemitério. Tomara que encontre alguma informação…abraços linda amiga.

  77. Oii, eu precisaria de quanto mais ou menos para me mudar para Eslovênia ?
    Aí existe emprego fácil para brasileiros ? Obrigadooo.. :)

  78. Dona Juliana: Em húngaro, pulga se diz: bol_hó. Sugiro que em esloveno a pronuncia seja a mesma, claro levando-se em conta diferenças regionais.

    Aproveito para felicitá-la e enviar-lhe um fraternal abraço brasileiro e esperanças de que o ano de 2013 seja-lhe e a seu marido, familiares, parentes e amigos, muito bom superando expectativas.

    • Olá Estéfani
      Pulga em esloveno é bolha (pronuncia-se bolrra). Sim, são palavras muito parecidas.
      Obrigada pela visita, desejo à você um ano 2013 repleto de alegrias.

  79. Oi Juliana, tudo bem ? Sou eu de novo rsrs’
    Gostaria de saber se aí na Eslovênia existe estúdios de animação, e se existe algum campo de concentração da Petrobrás. Um abraço !!

    • Deve haver estúdios de animação, eu não conheço, nunca ouvi falar. Tente fazer buscas em inglês no google.
      A Petrobras não atua na Eslovênia.

  80. Ola Juliana, primeiramente parabens pelo blog, um dos melhores que ja tive a oportunidade de visitar, sobre um país

    Eu e mais 3 amigos estamos pensando me passar uns 6 dias na Eslovenia em agosto, chegando a Ljubljana e la alugando um carro para ir a Bled, Triglav, postojna, lago Bohinj e talvez até Piran. mas estamos receosos de termos algumas dificuldade (aluguel do carro, vagas de hospedagem, lugares muito cheios), vc tem alguma sugestão? se dentro do mes existe algum periodo mais tranquilo e quanto tempo antes teriamos que fazer reservas.

    Grato

    Andre

    • Olá André
      Muito obrigada! Há muita coisa que eu ainda quero fazer e melhorar no blog.

      Eu nunca ouvi falar que algum estrangeiro teve problemas na hora de alugar carro ou de se hospedar na Eslovênia. Sim, eu acho mais seguro fazer reserva com antecedência, mas saber exatamente quanto antes é difícil, isso depende do hotel que você irá se ele é muito procurado ou não. Eu sei que o hostel Celica é bastante procurado e por isso é mais seguro fazer reservas com antecedência.
      Também nunca ouvi falar de turistas que tiveram problemas na hora de alugar o carro.
      Mas caso queira se assegura, nas páginas abaixo há contatos de alguns hostels e de uma locadora de carro, você pode escrever para eles em inglês, e eles terão uma resposta mais segura.

      https://esloveniabrasil.com/2011/05/30/albergues-em-liubliana-eslovenia/

      https://esloveniabrasil.com/2012/02/26/alugar-carro-na-eslovenia/

      Att,

      • Juliana Grato pela resposta, todas essa nossas dúvidas de possiveis dificuldades, são por causa do mes de agosto, que dizem ser muito massificado em toda Europa, é igual ai na Eslovenia?

      • Não, eu adoro a Eslovênia no mês de agosto. A Eslovênia recebe turistas do mundo todo, mas ainda assim, é muito diferente do que por exemplo estar em Barcelona, Paris, onde é impossível tirar uma foto. Em relação à este aspecto fiquei tranquilo.

    • Oi Priscila, passei tanto tempo usando e MSN e Skype para falar com meu marido, até então namorado, que perdi qualquer desejo de usar tais ferramentas. Mesmo com familiares eu uso e-mail. Nem eles por causa do trabalho, nem eu por causa da faculdade, temos tempo. Se tiver alguma pergunta, peço que faça por email.

  81. Oi Juliana, tudo bem?
    Conheci o seu (lindo) blog tentando organizar uma viagem pela Eslovênia e lembro da reportagem do Globo Reporter.
    Será que vc poderia me ajudar com o roteiro? Por mais que eu já tenha lido em sites e blogs está difícil de fechar um roteiro e deslocamentos.
    Olha o que estou pensando… só tenho outubro pra viajar, o que me causa receio pois sei que não é a melhor época para a Eslovênia mas…pelo que pesquisei tb vi que não é um absurdo e que vai muito sa sorte. O que acha?
    Sobre o roteiro, provavelmente vou chegar a Ljubliana vindo de Vienna em 16/10.
    Pensei em ficar 1 ou 2 noites em Ljubliana (dependendo do meu horário de chegada) e no dia seguinte ir às cavernas de Postojna (são aquelas que a gente anda de trem dentro, né?). Dúvidas: preciso de carro pra visitar aquele Castelo próximo (Predjama) ou é possível ir de trem para Postojna e Predjama a partir de Ljubliana? Voltar para dormir em Ljubliana.
    No dia seguinte alugar um carro com destino a Bled, Bohinj, Vintgar, Soča. Aqui é onde tenho mais dificuldade. Em um único dia dá pra visitar Bled, Bohinj e Vintgar? No caso de mais dias é melhor se hospedar em Bled ou outro lugar? Ou deveria voltar para Ljubliana? Para visitar a região do Soca river devo me hospedar onde? Não tenho interesse em fazer canoagem mas apenas caminhada na região. Nessa época do ano esse programa é interessante? Onde seria um bom lugar para alugar bicicletas?
    Considerando esse roteiro quanto tempo me sugere ficar no País?
    Desculpa tantas perguntas mas está tão difícil de planejar…(lindo).
    Um beijo, Parabéns pelo blog!

      • Juliana, nem tenho palavras pra agradecer a explicação. Clareou tudo!!! Agora está beeeem mais fácil pensar. Olha a ironia do destino: estava pesquisando uma empresa em Bled especializada em turismo de aventura e eles encerram as atividades em 15/10, um dia antes da minha possível chegada em Ljubliana. Vou ver se encontro alternativas.
        Obrigada demais mesmo!
        Um beijão, vou passar por aqui mais vezes.

      • Olá Juliana,

        Eu e minha esposa (Geraldo e Julsane) estaremos na Eslovênia em agosto / 2013.
        Antes de chegar na Eslovênia iremos conhecer a Itália (Turim, Portofino e Veneza) de carro alugado. Pelas informações dos nossos contatos, temos que devolver o carro alugado na divisa italiana e alugar outro carro na Eslovênia.
        1. Gostaria de saber qual a cidade da Eslovênia mais próxima de Trieste / Itália onde poderemos alugar um carro??
        Pretendemos conhecer a Eslovênia (3 dias) = Liubliana, Bled e no litoral (Koper e Piran) e na Croácia (5 dias) = viajar pelo litoral de carro até as ilhas de Split (Hvar e Bol) e depois seguir até Zagreb e de lá voltar para o Brasil.
        Aguardamos sua resposta sobre o aluguel do carro na Eslovênia e Croácia e sugestões sobre o roteiro.

        att,

        Geraldo e Julsane / Brasil

  82. Ola Juliana, seu blog realmente é muito útil e bacana, parabéns.
    Sou Júlia e viajo com meu marido e filho de 10 anos.
    Vamos para Itália e Eslovénia mês que vem. pesquiso bastante antes de cada viagem, por isso vou pedir uma dica a você. Vejo que ir de Veneza a Ljubljana, embora seja curta a distancia, demora entre 5 e 7 horas. Imagino que haja um ônibus, embora ainda não o tenha encontrado ainda. Minha pergunta è se é possível alugar um carro em Veneza, ou Trieste , passar a fronteira e devolver o carro em outra cidade dai.
    Assim seria mais fácil ir de Veneza a Divaca, para as Skocjan Caves e dali subir, a Postojnska, Predjama, Ljubljana e Bled, terminando no Triglav Park.
    Será que vc me daria uma dica de qual meio de transporte melhor?
    E viajar de carro pelo pais, imagino que seja muito fácil e tranquilo, não?
    Obrigada,
    Júlia

    • Olá Júlia
      Sinto em te desapontá-la, mas não há ônibus que parte de Veneza em direção a Liubliana.
      Sobre a locação de carros, é possível, você terá que escolher uma locadora que atue em Veneza e também na Eslovênia. Já consultou a rent a car?
      Você está correta, viajar pela Eslovênia de carro é a melhor maneira de aproveitar ao meu ver o tempo no país.
      Sobre o seu roteiro eu faria de carro Veneza, Trieste (tem um centro histórico bonito), – na Eslovênia – Piran (cidade linda da costa que vale a pena conhecer – Skocjan Caves, Postojnska, Predjama, Ljubljana e Bled, Bohinj, Vintgar (Bled, Bohinj e Vintgar) são muito próximos, meia hora de carro, Triglav Park.
      Att

  83. Olá Juliana e Júlia! Desculpa entrar na conversa de vcs mas tb estou pesquisando uma saída de Ljubliana para Veneza e encontrei neste link
    http://www.slovenia.info/en/By-bus.htm?by_bus=0&lng=2
    empresas de ônibus que fazem o trajeto.
    Das 3 empresas o que achei mais adequado foi o
    http://www.drd.si/en/default.aspx?ID=199.
    Júlia, caso vc faça a viagem com algum deles se importa de me passar a sua impressão? É que vc vai bem antes de mim.
    Beijos pra vcs!
    Georgia

  84. Muito obrigada pela atenção e pelas dicas de passeio Juliana. E Geórgia, pode deixar que depois te conto minha experiência e obrigada tb pelos links!
    Serão bem úteis.
    Julia

  85. Olá Juliana, embora tenha assistido uma parte da reportagem sobre a Eslovenia, uma amiga enviou-me o link do seu blog e achei muito interessante. Ainda mais por que gosto de fotografar e esses país tem muitas belezas. Acredito que na primavera (maio) seja um bom mes, de qqr maneira vou acompanhar o blog e quem sabe colocar esse pais em meus roteiros. Abraços e como costumo dizer para minhas amigas “Bjos de viajante”

  86. Juliana, lendo seu artigo sobre a Primaver ri muito. Realmente voce deve ficar “louca para acabar o inverno” rsrrs Tomara que a primavera seja bem florida e um pouco mais “quentinha”
    Ah, tenho recebido as fotos que vc posta sobre a Eslovenia e fico cada dia mais encantada. Bjs de viajante

  87. Olá Juliana,
    Amei seu blog, sou fascinada pela Eslovênia, e sonho um dia poder conhecê-la. Adoraria mudar-me para este paraíso, mas depois que li seu post a respeito do custo de vida e emprego meio que desisti. Meu esposo é farmacêutico e eu estou cursando química…as coisas estão tão difíceis aqui no Brasil que pensei seriamente em dar o fora , rsrsrs. Bom, quem sabe um dia conheço, por enquanto fico com suas fotos!! Beijos! :)

  88. Olá Juliana, tudo bom?
    Qual melhor transporte para ir de Trieste a Koper (ônibus, trem???), qual a sua sugestão.
    Vou devolver o carro alugado na Itália e alugar outro na Slovênia (em Koper), para seguir nossa viagem até a capital.
    Vc pode indicar tb alguma agencia para alugar carro em Koper, estaremos chegando em 16/08 e faremos passeios na Slov6enia e Croácia (tudo de carro). obrigado.
    aguardo retorno,
    Geraldo.

  89. Bom dia , estou com vontade de conhecer
    Ljbjuana mas meu ingles é fraco , é fácil conseguir um guia e qual o custo?
    Obrigado
    Alexandre

  90. Oi juliana! Planejo uma viagem pra eslovênia agora em Julho de 2013 e gostaria de saber se é preciso comprar antecipadamente passagem de trem de liubliana pra zagreb, pois no site da companhia de trem daí, só pude ver os horários e não achei nenhum lugar pra comprar. Queria saber se os preços são fixos e não há problema de falta de reserva. Obrigada.

  91. Olá Juliana!!!
    Encontrei seu blog procurando dicas sobre a Eslovênia, vou para Ljubljana em Junho, vou ficar 3 noites e gostaria e conhecer Bled e o Rio Soca. Vi que é fácil chegar em Bled, mas gostaria de saber como fazer pra ir ao Rio Soca.
    Adorei todos os seus posts, um dia fiquei até às 3 da manhã lendo! Mtas dicas, super interessante!!!

    • Olá Marina
      Para ver o Rio Soča você deveria ir até a cidade de Tolmin ou a de Bovec. Eu visitei as duas e fiz uma caminhada inesquecível ao lado do Rio Soča em Bovec.

  92. Oi Juliana!
    Tudo bem?
    Tenho duas dúvidas:
    1- Como se fala (pronuncia) ESPOSA em esloveno?
    2 – Quanto custa a passagem de ONIBUS de Liubliana até Veneza e quanto tempo leva?
    Beijos e obrigada,

  93. Olá Juliana, sou do Rio Grande do Sul e estou fazendo um trabalho em minha Universidade sobre o consumo de bebidas alcoólicas na Eslovênia (mais especificamente na vodka Stolichnaya). Gostaria de ver se você tem informações sobre as regras, leis e como funciona o consumo de bebidas aí e que poderiam complementar minha pesquisa.

    Desde já, fico grata de sua atenção.
    Poderia me responder pelo meu e-mail tambem!!

    Obrigada!

    • Olá Ciovana
      Eu não tenho muita informação sobre o assunto de sua pesquisa. Sei apenas que menores de 18 anos não podem comprar bebida alcoólica. Entre às 21:00 e 7:00 horas da noite é vedada a venda de bebidas alcoólicas em supermercados e lojas de conveniência

      • Ok Juliana. e não saberia nenhum site que pdoeria obter informações mais específicas?

      • Apenas no idioma esloveno. E foi deste site que tirei as informações que falei acima, não há nada mais.

      • E também gostaria de ver contigo sobre eventos de sucesso na Eslovenia, que chamam muitos turistas.

      • Em casas noturnas, em restaurantes a bebida alcoólica é vendida para maiores de 18 anos. Mas aqui também há bafômetro e uma vez eu saí de uma boate e havia policiais do lado de fora fazendo teste para medir o alcoolismo no sangue.

  94. Fantástico! Sonho que um dia o Brasil proiba a venda de alcool das 21 às 07 h… Quem sabe acabaríamos com essa “carnificina” no trânsito, onde infelizmente os irresponsáveis sempre acabam impunes!

  95. Muito obrigada, e me desculpe se te enganei….gosto mais de conversar por e-mail, sendo assim mais privado e melhor. Tenho mais perguntas, kkk…

  96. Oi Juliana,tdo bem? Eu moro a Trieste fronteira c a Eslovenia…Gostaria de saber se vc sabe onde ficarem Pororose q nao custe demais…
    Ah,uma curiosidade…vc e seu marido participaram como concorrente do G.Fratello?
    Vc parece ser uma pessoa muito legal e boa pelas suas respostas tentando ajudar e ser util p as pessoas.Brava!!!Um abraco.
    PS:Ah…tbem sou psicologa . :-)

    • Olá Beth,
      Estou bem e você. Portorož fica a 15 km de Koper , cidade que faz fronteira com Trieste. Olha eu nem sei o que é G. Fratello. E garanto que eu e meu marido não concorremos a nada :) Outra brasileira psicóloga na área, aqui na Eslovênia temos três. Um abraço

  97. Prezada Juliana,
    estou indo a Liubliana via Veneza-Trieste, dia 22 de setembro. Pretendo chegar a Liubliana dia 26/09 e para isso, gostaria que se possível, me informasses se existe trem Trieste x Liubliana ou se o trajeto é feito somente de ônibus?
    Daí vou até Zagreb, finalizando a viagem em Bucareste.
    Agradeço a tua atenção e saibas que as tuas informações são de grande importância aos turistas independentes.
    Um grande abraço.

  98. Olá Juliana! Sou graduanda em psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Parabéns pelo blog. Mas gostaria de uma ajuda sua. Estou procurando algum pesquisador de psicologia social ou que trabalhe com algo relacionado a isso. O meu orientador um contato em cada país para a realização de uma pesquisa. Então é bastante complicado. Tenho procurado pelo google mas não encontro nenhum contato. Se você poderia me enviar alguma página desse pesquisador, o e-mail ou algo que encontre agradeceria muito.
    Obrigada pela atenção.

    • Olá Maria
      A Psicologia Social não é tão popular na Eslovênia. Na área social atuam muito pedagogos, mas nem por isso chamam este psicólogo de psicólogos sociais. Por outro lado, a psicologia familar, a análise transacional são bastante populares na Eslovênia. Na pós-gradução tive aula da neurociência ao budismo, mas não tive aula de psicologia social. Sinto não poder ajudá-la.

  99. Olá Juliana, adorei seu blog. Tenho procurado por informações sobre a Eslovênia pois conheci um eloveno muito fofo na internet. Estou encantada :) Ele é praticamente perfeito e estamos nos dando muito bem. Foi ótimo achar seu blog. Vou ler sempre. Espero muito um dia conhecer este país. Ele mora em Vojnik e é músico :)

  100. Pessoal, moro na Eslovenia ha 5 meses, escolhemos a mesma pela internet pois me aposentei no Brasil e, tendo cidadania espanhola, poderia escolher qualquer pais para viver. Estou em Kamnik e ja conheco todo o pais que e’ simplesmente, lindissimo. Com todos os estrangeiros que converso dezem a mesma coisa: que o pais e’ um conto de fadas. Acabei de achar uma casinha ue um encanto pra viver (alugada) perto do lago Bled, e o que mais me estranhou e’ o que vou dizer agora…nao sei o que aconteceu comigo na minha vida mas nao estou muito contente com toda essa paz…por favor, minha historia e’ uma experiencia completamente pessoal, desculpem’me pelos discordantes que certamente existirao, mas nao vejo desafios aqui. Tudo parece estar pronto e viver tranquilo pro resto da vida. porem, isso e’ bom pra quem tem 70 anos, pra mim nao. Tenho 43 anos e nao quero ir pro lago Bled o rsto da vida ou caminhar na maravilhosa Ljubljana. Nao estou falando mal da Eslovenia, esse pais e’ um encanto e talvez minhas observacoes nao tenham lugar neste otimo blog mas queria dizer pelo que passei. Cuidado com o que desejam pois podem conseguir…eu consegui e nao estou muito alegre com a falta de desafios…emprego…possibilidade de crescimento finaceiro…e visitar lugares deslumbrantes onde tudo parece certo. Vejam tambem uma coisa…nao subestimem a lingua, e’ muito dificil e se voce ficar somente no ingles naos tera contatos afetivos, voce vai conversar, comprar e sobreviver mas tera dificuldades em se relacionar de verdade. Um forte abraco a todos. Nem vou reler o que eu escrevi pra nao me arrepender…tchau

  101. A quem interessar possa, digo com sinceridade que a Juliana presta um grande servico a muitos brasileiros. Nao a conheco pessoalmente e sei que ela nao necessita elogios, mas nao posso furtar-me de lhe elogiar e agradecer em publico o carinho da resposta raciocinada e dedicada. Seu respeito pelas pessoas que nem mesmo conhece me faz acreditar um pouco mais nas pessoas. Grato Juliana, pela sua resposta, e sendo uma otima pessoa que parece ser talvez nao queira publicar este elogio mas lhe proibo (brincadeira) de nao faze-lo. Agradeco tambem por sua sinceridade que me fez acordar em relacao as minhas decisoes que me fazem concluir que talvez eu deva dar prioridade as frustacoes aceitaveis dos lugares onde vivemos. Voce esta certa, nao existem lugares perfeitos, vou dar um passeio pela Espanha pois a ultima vez que estive ali o pais nao vivia a presente crise e, apos esse passeio, vou decidir onde ficar. Um abraco e que Deus continue a ilumina-la (desculpa os erros, teclado em esloveno, rsrsrs).

  102. Olá Juliana, tudo bem? Seu blog realmente é incrível! Parabéns pelos relatos e dicas!

    Eu e minha noiva (futura esposa) iremos fazer um tour por alguns países em Abril do ano que vem e a Eslovênia já tem alguns dias reservados em nosso itinerário. Como é o clima a partir do meio do mês de Abril?

    Minha dúvida é: Irei começar meu “tour” em Praga, passando pelo interior da Rep. Checa, descendo até Salzburg na Áustria e de lá pretendemos descer até a Eslovênia e seguir quase que a risca seu mini-roteiro recomendado.

    Como irei sair de Praga, passar pela Áustria, Eslovênia, voltar para Ásutria, conhecer Bratislava e voltar para Praga (de onde retornaremos para o Brasil), minha intenção era alugar um carro em Praga mesmo e realizar todo este roteiro para depois devolver o carro na mesma agência em Praga,

    Andei pesquisando e vi que na Áustria e Eslováquia, posso rodar normalmente com o carro com a placa da Rep. Checa, sabe se na Eslovênia tem alguma restrição? Ou somente poderia rodar ai com carros alugados em terrtório esloveno? Como funcionam os pedágios nas estradas da Eslovênia?

    Parabéns mais uma vez por seus relatos e agradeço desde já a atenção.

    Abraços,

    Filipe Schulz

  103. Filipe

    Ai, ai, abril não, abril não (risos).
    Sério a Eslovênia é linda nos dias de sol, mas em abril, você não verá nenhum verde, pode haver muita neblina. Este ano nevou no fim do mês de abril. Abril é conhecido por ser época de chuvas na Eslovênia. Este ano nevou em abril, choveu em maio. Toda a Europa é muito mais bonita a partir da segunda quinzena de maio.

    Clima:
    http://www.slovenia.info/es/Weather-and-Climate-in-Slovenia.htm?_ctg_vreme=0&lng=7

    Pedágios:
    https://esloveniabrasil.com/2010/05/30/de-carro-na-eslovenia/

    Aluguel de carro:
    https://esloveniabrasil.com/2013/02/08/eslovenia-aluguel-de-carros-e-reservas-em-hotel-no-mes-de-agosto/
    https://esloveniabrasil.com/2012/02/26/alugar-carro-na-eslovenia/

    Abraço

  104. Nossa… Realmente em Abril é tão triste assim? :(

    Eu ia em Janeiro, mas como o inverno é muito rigoroso em todos os países, não poderia alugar um carro e fazer os tours que queríamos, ai remarcamos pra Abril. O clima é assim chuvoso em toda a região? Minha idéia era ficar na Eslovênia entre os dias 15 e 20 de Abril.

    Vou tentar entrar em contato com as locadoras de Praga para perguntar sobre a possibilidade de rodar com o carro da Rep. Checa na Eslovênia, se existe alguma restrição, pois queria alugar um carro em Praga e devolver o mesmo carro lá depois de fazer meu tourzinho de quase 2000kms hehe

    Obrigado pela informação! :)

    Abs,

    Filipe Schulz

    • Eu acho que você aproveitaria muito mais a viagem se fizesse ela no verão. Por isso sempre aconselho, venham para a Europa em junho. Quanto ao carro, não sei como te ajudar, acredito que você não terá problema, mas é melhor escrever um email para a locadora.

      Abs,

  105. Olá!
    Primeira vez que vejo seu blog! Gostei muito, ainda não tive tempo de ler tudo.
    Minha esposa é Eslovena…estamos planejando num futuro morar aí. Eu, paulistano, ainda estou tentando digerir a idéia. Grande mudança! Atualemnte moramos em Londres.
    Enfim, continue postando e espero nos conhecermos um dia por aí!
    Grato
    Jefferson

  106. Eu tenho pequena renda que me permite viver sem trabalhar. Como eu tenho filhos pequenos e cidadania europeia, decidi escolher um pais onde eu pudesse ver meus filhos crescerem conhecendo valores como honestidade,etc….. desses que a gente nao ve mais no Brasil. Dessa forma, viemos para a Eslovenia (a Juliana me permitiu publicar minha experiencia ha alguns posts atras) onde vimos um pais para o qual nao tenho palavras para descreve-lo de bom que o e’. Porem, para minha familia, o pais e’ otimo para se PASSEAR. Nao quero criar contraponto mas sim quero falar de um lado que as pessoas falam pouco da Eslovenia: as pessoas nao dao gargalhadas. Elas sao comedidas demais (nao estou falando de se falar baixo e sim de exageros): Meus filhos (de 2 e 5 anos) ja foram advertidos por rirem alto ou gritarem (caramba, meu filho tem 2 anos e ele GRITA, principalmente quando esta alegre e ele foi advertido, nao uma vez apenas mas varias, em lojas vazias que a ninguem incomodava). Nos fomos a um teatro INFANTIL e haviam pessoas que controlavam a entonacao de voz e reacao das criancas. Isso mesmo, nao estou brincando, ninguem me contou, eu estava la’. A comida deixa muito a desejar, voce nao vai se sentir bem em um supermercado esloveno e, por favor, nao venha para ca’ como eu que fui muito inocente pois sai do Brasil de coracao aberto querendo confiar novamente nas pessoas e cheguei aqui e falei demais da minha vida. Respondi’ quanto eu ganho ao senhorio que me aluga a casa e me arrependi muito disso pois aqui tambem existem muitas pessoas interesseiras e, se voce deixa, te passam a perna mesmo (coisa que ja me aconteceu varias vezes por nao falar bem a lingua). Este pais e’ 1.324.377.567 vezes melhor que o Brasil. Eu somente acho que alguem deve falar de experiencias ruins tambem e nao so ficar falando coisas boas. Voce vem pra ca’? Vera que e’ maravilhoso para quem passeia mas se voce vem viver aqui, eu acho que e’ bom pra quem casa com esloveno e e’ forcoza e rapidamente incluido em seu convivio social e familiar. Os espacos publicos sao bem divididos e os imoveis raramente sao cercados (o que e’ maravilhoso) mas cuidado, a nocao de propriedade e’ clara (tenho um vizinho que, como um cachorro que marca seu territorio com urina, ele marca seu terreno cortando sua grama de 15 em 15 dias). As cidades sao, com excecao das maiores cidades, despovoadas, se voce nao curte ser o unico a entrar em uma loja ou quase nao encontrar gente na rua, voce e’ do meu grupo. Pra mim nao deu, eu fiquei 6 meses e nao aguentei. Achei o pais lindo, maravilhoso e Chato pra caramba. Agora estou na Espanha e, apesar da crise, nos meus primeiros dois dias aqui ja tive mais experencia humana que nos meus seis meses na Eslovenia. A comida daqui (isso e’ gosto pessoal, heim) da’ de dez a um na comida eslovena. As pessoas dao gargalhadas e conversam com voce (pelo menos em Granada) como se te conhecesse ha anos. Eu ando a noite na Espanha e encontro pessoas nas ruas. Voce pode achar que isso tem pouca importancia mas depois de seis meses se trancando cedo em casa voce vai que que e’…muito CHATO. Bem, desculpa mas eu tinha que escrever um pouco da minha experiencia na Eslovenia e desculpa ainda mais a indelicadeza de comparar paises mas repito que este foi um gosto pessoal. A Eslovenia e’ encantadora e ha muitas pessoas maravilhosas no pais mas nao da’ uma de besta igual eu que minimizou as diferencas culturais e achou que sobreviveria bem em um pais, para mim, chato pra caramba e perfeito para passear…com estadia valida para tres meses.

  107. Mais uma coisa…os jovens nao dancam…pelo menos eu nao vi clubes de danca no pais. os jovens encenam coreografias ensaiadas e nao dancam ou cantam sem treinamento anterior. Eu nao sou mais jovem mas quero que meus filhos curtam um dia uma boa musica e …Mexam o quadril caramba…que e’ maravilhoso quando se tem 18 anos. O comedimento do jovem esloveno me assusta um pouco pois ainda nao sei se e’ disciplina ou furtacao contida…simplismente, nao sei, mas me e’ estranho pois os acho muito calados. Agora acabou…tchau.

  108. Olá Juliana!!!!
    Parabéééééns pelo seu Blog!!!
    Muito legal!!!
    Estou indo para Florença no Ano Novo e estou pensando em esticar até Eslovênia, mas é inverno, dá para passear?
    Como é o inverno aí, neva, chove muito ou só faz frio?
    Dá para fazer o passeio do castelo e ir até as grutas?
    Qual a melhor maneira de ir de Florença para Eslovênia, trem ou carro?
    Vi que são aproximadamente 500 km, mas de trem levam quase 12 horas, é isso mesmo ou tem um trem mais rápido?
    Qual o preço médio de um hotel (talvez 3 estrelas), que não seja de luxo, mas sem dormir em beliche.
    Somos dois casais, sendo que nós levaremos nosso filho de 14 anos.
    Precisa de visto?
    Nossa perguntei muito, desculpa!!
    Mas desde já, muito obrigada!!!
    Cláudia Apratto (Brasília)

    • Olá Cláudia
      Hotéis – Tenho dificuldade em dar-lhe dicas de hotéis na Eslovênia. Poucas vezes utilizei hotéis no país e como moro perto de Liubliana, jamais fiquei hospedada na cidade. Você poderá encontrar vários hotéis no site http://www.booking.com/country/si.pt-br.html. Eu usei ele para viajar para outros países e não tive problemas.
      Trens – Não há trens mais rápidos, levei 10 horas para vir de Berlim para a Eslovênia.
      Visto – Brasileiros não precisam solicitar visto de turismo para visitar o país, seu filho precisaria de autorização para viajar senão estivesse em companhia dos pais.
      Inverno – Todos os invernos que passei na Eslovênia são diferentes. Há muitos turistas que vem para a Eslovênia nesta época do ano, as temperaturas podem ser negativas, pode nevar ou não. Se você tiver roupas adequadas e gostar de frio, não vejo impedimentos. A neve poderia dificultar a locomação de carros nas rodovias, mas desde que moro aqui nunca nevou no Ano Novo. A temperatura é tão baixa que raramente chove nesta época do ano.
      – Castelo e caverna – É possível sim você visitar o Castelo Predjama e a Caverna de Postojna se você alugar um carro, muitos turistas reclamam que apesar da distância ser curta, apenas 9 quilômetros – encontram dificuldades em encontrar ônibus ou táxis que faça este trajeto.

      Abraço

  109. Oi, Juliana. :)

    Estou planejando uma eurotrip, que por diversos motivos, acontecerá em fevereiro de 2014. Fiquei muito receosa por causa do inverno europeu do qual eu não consigo nem ter ideia de como é (vou ter agora, né?), pois morei toda minha vida no nordeste brasileiro.
    Enfim, estou indo e queria algumas dicas. Não queria deixar de conhecer a Eslovênia por causa do inverno que, pelos seus relatos aqui no site, é quase angustiante.

    Eu pensei em 6 dias (4 dias cheios) para a Eslovênia, pois li muito que é um país pequeno e que se podia fazer muito em pouco tempo, e eu pensei em conhecer o máximo do país.
    O que vc poderia me sugerir considerando esse número de dias e, principalmente, o clima invernoso…?

    Obrigada e parabéns pelo site. :D

  110. Olá, Juliana!

    Excelente o blog, bem assim todas as informações e a forma de abordar, bastante útil e interessante, parabéns!

    Bem, desde que vi a reportagem no Globo Repórter sobre a Eslovênia, me encantei pelo país.

    Pretendo passar dois dias no país. Chego no próximo dia 27 de dezembro no aeroporto, aproximadamente às 18h10, e gostaria de assistir ao concerto de uma amigo, o qual ocorrerá na Cidade de Ajdovščina no Sportni center Police, às 20h. Você acredita que chego a tempo à apresentação?

    No mais, é muito longe a distância de Nova Gorica para Bled e para a Capital Ljubljana? Há ônibus ou táxis num valor acessível?

    Agradeço se puder responder.

    Abraço.

  111. Juliana,
    primeiramente ADORO seu blog! Meu namorado é esloveno e já fui a Eslovenia duas vezes! Sou completamente apaixonada pelo país. Mas queria sua ajuda… eu moro no Rio de Janeiro e meu namorado em Ljubljana e eu queria passar um tempo na Eslovenia trabalhando. Eu sou advogado e sei que nunca conseguiria uma trabalho nessa área mas queria saber se você tem alguma idéia do que se poderia fazer. Pensei em escrever para a embaixada mas não sei… agradeceria se você me ajudasse porque eu morro de saudades do meu namorado e queria poder passar mais tempo com ele (até que ele venha morar no Brasil).

    Obrigada :)

    • Oi Natália
      Eu não posso te ajudar. Os próprios eslovenos estão com dificuldades de encontrar empregos.
      Muitos brasileiros que moram aqui têm dificuldades para entrar no mercado de trabalho na Eslovênia. Até onde eu sei, a área de serviços é a que mais emprega estrangeiros. Alguns brasileiros dão aulas particular de português em casa, mas isso depende de contatos. De qualquer forma desejo-lhe sucesso em sua busca.

  112. Olá Juliana, tudo bem?
    Adorei seu blog, rico em informações úteis.
    Tenho um amigo que irá se mudar para Liubliana e levará um gato. Você saberia me dizer se há algum formulário exigido pelo governo esloveno? Por exemplo, para entrada de pets na Suiça tem um formulário próprio exigido pelo governo, em três vias. Os demais documentos que você citou no blog já estou providenciando. Infelizmente na embaixada da Eslovênia não souberam me informar.
    Obrigada e beijos!

  113. Oi Juliana, preciso muito de ajuda! Eu tô procurando, mas não acho um intercâmbio Brasil-Eslovênia. Quero aprender inglês, e eu pretendo ir em fevereiro, mas antes tenho que resolver essa questão. Tem como você me ajudar com isso?

    • Eu não recomendaria a Eslovênia para o estudo do idioma inglês. Os eslovenos falam inglês, mas o inglês de pessoas nativas é muito diferente, muito mais rico.
      No mais, apenas conheço escolas que ensinam o idioma inglês.

  114. Oi Juliana, voce poderia tirar meus comentarios do seu blog? Eu nao mudei meus pensamentos acerca da Eslovenia mas desisti de os querer publicados. Estou feliz na Espanha e boa sorte com o inverno. Se vc nao puder tira’los tudo bem e um abraco. Francisco diez e mail: franciscodie@bol.com.br

  115. Juliana tenho um enorme desejo de ir aí um dia, tenho até uma amiga que mora na capital,mas uma pergunta me intriga, qual foi a sua maior dificuldade quando vc resolveu morar aí?

      • Ok, muito obrigado, sou Bahiano, e tenho desejo de ir aí, por que é muito lindo, e tenho uma amiga que mora aí,ela é eslovena, nós se comunicamos em inglês, nos conhecemos quando postei na pagina do facebook da equipe eslovena nas olimpiadas de Sóchi,torci muito por eslovenos!! Parabéns, o site tem informações importantes para nós, vou sempre vim aqui para tirar as minhas dúvidas!!

  116. Olá Juliana,
    Primeiramente parabéns pelo excelente blog!!
    Eu e minha esposa estamos planejando passar 4 noites na Eslovênia. Nosso intuito é conhecer o país mas queríamos fazer uma viagem mais relaxante. Pensamos em nos hospedar em Bled para aproveitar mais a natureza,
    Acha uma boa ideia? Existem excursões saindo de Bled para o restante do país? A cidade oferece locomoção e atrativos suficientes para 4 noites? Ou você recomendaria ficarmos na Capital e de lá fazermos passeios diários de ida e volta para os locais, incluindo Bled?
    Muito Obrigado!!!

    • Oi Alexandre
      Obrigada pelo elogio e pela visita ao blog.
      Bled é uma cidade encantadora, mas muito pequena. Eu aconselharia você se hospedar em Bled por uma noite. Poderia visitar o castelo, conhecer o parque Blejski George Vintgar, a cidade vizinha Bohinj. No mais eu aconselharia você se hospedar em Liubliana, conhecer a capital, visitar o castelo, o charmoso centro histórico e se tiver tempo e energia no dia seguinte poderia conhecer a caverna de Postojna, garanto que não irá se arrepender. Bled foi considerado pela National Geographic, o quarto melhor destino de turismo do mundo, acredito que deva ter muitas opções de acomodações e transportes, mas como eu sempre visito a cidade apenas por um dia e faço isso sempre de carro, não poderia de dar maiores dicas. O Lonely Planet tem boas dicas: http://www.lonelyplanet.com/slovenia/julian-alps/bled/things-to-do

  117. Oi juliana! to indo pra eslovenia em junho fazer um estágio, pelo jeito você entende bem do assunto. Queria saber se não tem nenhum grupo no facebook dos brasileiros que moram por aí! valeu, obrigado!

  118. Gostaria de saber como funciona o transporte publico (onibus, trens) em dezembro. Eu pretendo passar 3 dias ai em Bled, provavelmente chegar no dia 26 e ir dia 28, como eu vou ir de aviao eu queria saber se tem transporte de Ljubljana para Bled, onde vou me hospedar nesses dias. desde de ja eu agradeço!

  119. Pretendo passar o natal na capital da eslovenia, mas estou com medo de reservar as passagens agora e os voos serem cancelados. Ocorre muito isso ai? por exemplo eu vou ir de Paris, mas as vezes pelo mal tempo em dezembro tem muitos voos cancelados? ou o transporte publico mesmo..

    • Olá Luiz
      Não tenho ouvido muitas notícias sobre voos cancelados por causa do mal tempo nesta época do ano. Mas cada inverno é diferente e não posso lhe responder nada com garantia. Também nunca ouvi falar que o transporte público foi prejudicado nesta época do ano, Na verdade, dos 4 natais que passei na Eslovênia, apenas um caiu um leve neve.

  120. Olá Juliana, sou estudante de medicina e estou pensando em ir para Eslovênia passar um mês fazendo um estágio, chama-se SCOPE, vi que outros estudantes já entraram em contato contigo sobre isso.. Podes me passar o e-mail deles para eu conversar com eles sobre isso? Ou você sabe se eles gostaram, como foi?
    Acha muito ruim ir em janeiro/fevereiro por causa do frio, ou mesmo assim aproveitaria bastante? Quando são as férias de faculdade aí no Inverno de vocês?
    Mandei também um e-mail, pois tenho um pouco de urgência..
    Muito obrigado!! Henrique

  121. Oi Juliana! Muito prazer, meu nome é Karen e sou do interior de SP. Acompanho seu blog e sei que talvez você demore para me responder pois eu vi que sua filhinha nasceu. Aliás, parabéns!!! Espero que vocês duas estejam bem.

    Estou escrevendo porque farei um estágio em Maribor de julho à fevereiro e gostaria de saber se você poderia me passar contatos de brasileiros que morem por lá.

    Obrigada desde já,
    Karen

  122. Olá Juliana, parabéns pela iniciativa de divulgar informações sobre um país tão pouco conhecido aqui no Brasil. Bem, preciso de uma orientação para fazer um rápido tour na Eslovênia. Estarei em Trieste, na Itália, no final de setembro/2014, e gostaria de suas dicas sobre atrações eslovenas, próximas á fronteira italiana, considerando o pouquíssimo tempo livre que terei – um ou dois dias.

  123. Olá,eu queria saber quantos que custo um terreno mais afastado da floresta(grande)para sítio,e tem muita floresta nesse lugar?É bonito?

  124. Boa Noite Juliana!
    Parabéns pelo Blog e suas belas fotos!
    Sou Denise e já fiz uso de suas dicas, eu e meu esposo estamos na Eslovenia há 03 dias, viajando de Motorhome. Estamos nas termas Ptuj e concordo com o comentário em relação à lingua….se não fosse minha fluência em alemão e pouco de ingles…estaria perdida.
    Temos grande predileção por vinhos e comida…em sua opinião qual o prato tipico da gastronomia eslovena que deveria ser provado e “onde”…(sei que paladar é próprio de cada pessoa) mas na gastronomia sempre há icones em cada país de grande representatividade e que devem ser provados. Quanto aos vinhos, vamos tomar como orientação suas informações já contidas no blog…
    com carinho
    Denise e José
    Pomerode SC

    • Olá Denise
      Sinto não poder ter respondido sua pergunta antes.
      Estava com uma recém-nascida no colo e havia avisado através de um post que eu estaria um tempo “fora do ar”.

      No link abaixo, há dicas de onde comer o melhor da gastronomia eslovena.

  125. Oi Juliana, minha mulher quer muito conhecer a Eslovênia, queremos ir no fim do ano, mas tenho algumas preocupações, pois nem o nosso inglês é muito bom imagine como entender a língua local, então ai vai uma perguntinhas. 1- dezembro é uma boa época?, 2- É fácil achar guias que falem português?3-´Há empresas ai que organizem roteiros legais.? É caro viajar por ai? Valeu e muito obrigado.

  126. Juliana, eu li o seu post de Brasileiros e a cidadania eslovena, e no meu caso o meu Bisavô era esloveno e eu iria tentar conseguir a cidadania por descendência. A minha duvida é: eu teria que estar na Eslovênia para fazer o pedido de cidadania eslovena?
    Então esse processo de abrir mão da brasileira para pega a eslovena e depois recuperar não pode ser feito aqui no Brasil?

  127. Oi Juliana… Estou fazendo um roteiro de viagem em Julho, e estou mudando os planos para passar pela Eslovenia… Provavelmente irei sozinha, e acho que nao poderei alugar carro… Gostaria de saber se pegar onibus ou trem para os pontos turisticos é tranquilo, se existe escursoes saindo das cidades, poderia me indicar um site para olhar passagens para andar por ai? Obrigada

  128. Olá Juliana, eu e meu namorado vamos fazer um mochilão no ano que vem. No nosso última dia na Eslovênia, iremos conhecer o Parque Triglav e iremos sair de Bled ou Bovec. Tem como ir de algum desses dois lugares para a Itália de trem?
    Aliás, amei muito o seu blog. Muito bem explicado e completo. Parabens!
    Obrigada desde já :)

    • Obrigada Nathália
      Bovec, Bled, são cidades pequenas, não acredito que a rodoviária delas ofereça tais linhas. Para ir para Itália o melhor seria ir até Liubliana.
      Att

  129. Olá Juliana, eu e amigas vamos para Croácia/Eslovênia/Hungria entre julho e agosto próximos. Vamos alugar um carro. Na Eslovênia ficaremos em Bled, acampadas (glamping) Não estou conseguindo reservar carro de Liubliana para Budapeste . Procurei várias locadoras e não consegui. Tenho duas perguntas:gostaria de saber se realmente não é possível. esta alocação de carro; b) qual é o trem mais rápido de Liubliana para Budapeste: o melhor horário para vaijar e se você souber, a tarifa. Desde já agradecida,
    Valéria Wilke

  130. Juliana, muito obrigada. Estamos aqui em pleno carnaval. O rei Momo manda lembranças.Valéria

  131. Bom dia, Juliana, tudo bem?

    Eu não encontrei nada referente a minha dúvida no blog, por isso resolvi te perguntar:

    A CNH brasileira é válida para dirigir na Eslovênia?

    Obrigado,

    Ruy

  132. Oi Juliana,
    Excelente blog. Vi que morou em Barão Geraldo, que legal! Meu marido e eu nos formamos na Unicamp e também morávamos em repúblicas.
    Nós estamos com planos de nos mudarmos p/ Ljubljana em outubro desse ano. Ele vai fazer uma pós na área de administração e eu vou estudar esloveno para poder acompanhá-lo.
    Com relação à locação de apartamentos, você saberia me dizer se a restrição para animais de estimação é comum? Pois vamos levar nossos 3 gatos, e como normalmente os apartamentos aí já são todos mobiliados surgiu essa dúvida (pois gatos adoram afiar as unhas em sofás, poltronas etc).
    Nossa idéia é de nos estabelecermos aí, pois paralelamente darei entrada no reconhecimento de minha cidadania italiana diretamente na Itália, me tornando cidadã da UE até janeiro de 2016.
    Também tenho outra dúvida. A população da Eslovênia é jovem ou mais velha? Pois sou formada em Educação física e tenho especialização em reabilitação cardiovascular pelo InCor, então queria saber se encontraria essa área para atuar na Eslovênia.
    Grande abraço.

    Isabel Becker

    • Olá Isabela, que bom que gostou do blog.
      Que ótimo que você virá na Eslovênia. Sobre os animais, depende muito do proprietário. Meu marido disse que tem uma amiga que aluga um apartamento e tem 4 ferrets, 1 cachorro e 2 gatos. Por outro lado a proprietária no último apartamento que alugamos não permitia que tivéssemos animais, quando saíamos e foros morar no nosso próprio apartamento, nem a dificuldade que ela teve para encontrar novos inquilinos a fez ela mudar de ideia. Rejeitava todos que tivessem até mesmo cães de pequeno perto. Justificava dizendo que a inquilina interior tinha um gato que arranhou todo o seu sofá, o apartamento era novo, recém mobiliado, mobiliado com muito bom gosto e ela vivia da renda. Conheço também um amigo que tinha gato e alugava apartamento no centro de Liubliana, mas os móveis já não estavam em bom estado.

      A população da Eslovênia está envelhecendo. Confira os dados abaixo:

      Sobre a possibilidade de trabalhar aqui, dê uma olhada nos links desse post, quem sabe você pode ter uma ideia melhor da oferta.

      https://esloveniabrasil.com/2014/08/25/onde-encontrar-emprego-na-eslovenia/

      Um grande abraço para você também.

  133. Olá Juliana! Estou muito feliz com seu blog. Agradeço a deus por existir pessoas como você.
    Estou indo a Eslovénia em julho, e chegarei por Veneza. Gostaria de pegar um transporte público até Koper ou Liubliana, pois alugaria um carro a partir dessas duas cidades. Soube que o trajeto de trem é muito longo comparado ao rodoviário. Estive pensando em pegar um trem até Trieste e de la pegar um ônibus até Koper. O que você acha? Qual a empresa de ônibus que faz esse trajeto? Em quanto tempo? Desde já agradeço.

  134. Oi juliana tudo bem? Estive lendo seu blog e parabens muito informativo voce faz um excelente trabalho. Estou para casar com um eslovena, sim eslovena!!! :) diferente de tudo que estou vendo em pesquisa da internet, por que sempre vejo relatos de brasileiras, mas enfim aqui estou eu. Queria saber se voce poderia me passar o email da brasileira que realizou seu matrimonio na eslovenia em 2014, queria saber mais detalhes (custos dos trabalhos executados, mais dicas e etc.)e duvidas que surgiram no meu processo de matrimonio e se existe algum lugar onde brasileiros se encontram para aumentar o ciclo de amizades por que estou indo para morar na eslovenia. Abraços obrigado.

    • Olá Gleyson
      Depende do cartório que você irá casar, em Liubliana eles exigem tradutores juramentados, em outros não. Responderei maiores informações no seu e-mail.
      Att

  135. Meu nome é Valdir tenho 17 anos e estou no Brasil em SC, gostaria de saber como faz para morar em Eslovênia?
    Gostaria também de saber quais os documentos que é preciso para ir morar na Eslovênia?

  136. Olá sou Zil e moro em São Paulo.
    Quero muito fazer um intercâmbio e me intereasei pela Eslovênia.
    Vc conhece alguma escola de inglês ai no país.
    Obrigada

  137. Olá Juliana, tudo bem? Poderia fornecer informações sobre cursos de graduação? Eu gostaria de estudar business, em inglês… Como aplicar? Etc…

    Muito obrigado…

    Felipe

  138. Pretendo me casar na eslovenia, sou brasileira, namoro a um ano com eslovenia ,qual a documentação que preciso pra me casar aí lembrando que tenho quatro filhos no brasil,e vou levar um filho se preciso da documentação dos meus filhos que vou deixar no brasil pra me casar na eslovenia. .e difícil o meu casamento aí se deixar meus filhos aqui..tem algum problema..Onde tiro meus documentos pra me casar na eslovenia, e quais preciso

  139. Olá Juliana, td bem? Irei em no final de janeiro/16 para Veneza onde pretendo ir para Eslovênia de carro. Gostaria de visitar a Postojna Cave e o Castelo Predjama no mesmo dia e pernoitar em uma próximo pois irei chegar por volta das 13h. Essas atrações abrem no inverno? Alguma dica de cidade onde possa me hospedar? No dia seguinte vou para Liubliana, minha dúvida é a seguinte: tem pedágios nas autoestradas? É comum ter neve nas estradas e ter que usar corrente nos pneus nessa época? Desde já muito obrigado e parabéns pelo blog. É de muita importância e utilidade. Abraço.

    • Olá Viviane,
      Com certeza na o processo de legalização dos documentos no Ministério das Relações Exteriores é o mais demorado. Se for pessoalmente em Brasília é rápido, mas dependendo do estado, o processo é feito através do correio e pode levar até 30 dias para ficar pronto.

  140. Olá Juliana, como vai? Gostaria que você relatasse sobre a crise de refugiados na Europa e principalmente na Eslovênia, país que eu amei ter visitado por 2 vezes…e, pretendo retornar em breve. Abs

  141. Oi, Juliana. Tudo bem? Eu também sou uma brasileira morando em Ljubljana e gostaria de saber se voce conhece algum lugar por aqui onde eu possa comprar comidas do Brasil? Ou restaurantes brasileiros também por aqui. Muito obrigada!

  142. Olá Juliana!
    Estou escrevendo para te pedir uma ajuda. Sou atriz, e vou interpretar numa série de TV que será transmitida pelo canal Multishow, uma turista eslovena que está visitando o Rio de Janeiro.
    A direção me pediu, que além de a pronúncia correta das palavras que estão no texto, que eu ensaiasse algumas frases de improviso.
    Encontrei por escrito no Google. Mas não encontro a pronúncia.
    Será que poderíamos nos falar por áudio no facebook?
    Senão… Vc poderia me dar uma dica de como aprender a pronunciar as palavras corretamente?
    Vc tem algum vídeo no YouTube de pessoas falando em esloveno para que eu possa me familiarizar com os sons?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Beijos
    Talita Tilieri

  143. Olá Juliana!
    Um achado o seu site, adorei!
    Estou programando uma visita à capital na Páscoa, final de março, mas não fiquei muito animada com a previsão do tempo. Este começo de primavera costuma ser muito frio e chuvoso?
    Obrigada, parabéns pelo site :)
    Camilian

  144. Olá,
    Eu sou Cíntia Vivas e adorei ver que você fez um blog à partir das suas experiências. Comecei a amar a Eslovênia com a reportagem que a Glória Maria fez para a Globo.
    Recentemente, mas muito rapidamente, conheci um esloveno, cinquentão, que achei lindo. Agora vendo sua foto, posso atestar que esse povo é de uma beleza….
    Farei tudo para conhecer esse lugar. Fiquei viúva em agosto e gostaria de conhecer e me casar com um esloveno, num castelo, rsrs. Será pedir muito a Deus?
    Um forte abraço e muito sucesso pra você.

  145. Oi juliana, fiz uma pesquisa no blog e nao achei nada a respeito, entao ai vai, voce sabe se existe na eslovenia algum salao de beleza que trabalhe com cabelos afros? Obrigada

  146. Bom Dia Juliana !
    Voce teria alguma informação sobre como funciona os trâmites, para se tornar um tradutor juramentado na Eslovênia? No Brasil o concurso que acontece por intermédio da junta Comercial de cada estado, não tem previsão e levam anos para acontecer. procurei me informar no itamaraty e tbm em nosso consulado em Ljubljana, porém não souberam me informar como funciona.
    Desde ja agradeço a atenção !
    Respeitosos Cumprimentos

    Ana Blatnik!

    • Desconheço tais informações Ana. Talvez o Ministério das Relações exteriores da Eslovênia tenha maiores informações para você.

  147. Olá Juliana, parabéns pelo blog!!
    Estou planejando uma viagem de carro a partir de 26/Maio/2016, com o seguinte trajeto: Munique-Praga-Budapeste-Liubliana-Munique. Gostaria de saber se são tranquilas/seguras as estradas entre Budapeste-Liubliana e Liubliana-Salzburgo. Outra dúvida é sobre os refugiados, ainda estão na fronteira com a Aústria? Pode ocorrer de termos algum bloqueio em nossa rota?
    Obrigado e tudo de bom!

    Dercio Petrin

    • Olá Dércio
      Obrigada!
      Eu não tenho viajado, nem acompanhados os jornais. Mas meu marido diz que acredita que você não terá grandes complicações, os austríacos aumentaram o controle feito em suas fronteiras. A rota dos Bálcãs foi fechada e não no momento não há refugiados chegando na Europa. Não podemos prever o que acontecerá em maio…. Coopere com os policiais e imagino que não terá problemas.

  148. Bom dia. Viagei de carro saindo da Italia passando pela Eslovenia , Áustria e retornando a Italia durante o carnaval. Só encontrei barreira policial na Alemanha quando saí de Salzburgo para ir para Innsbruck (no trajeto mais curto, vc passa pela Alemanha). Na estrada os carros vao afunilando até passar um por vez onde são observados e escolhidos para verificação conforme decisão dos responsáveis. Quando entrei tinha um congestionamento de aproximadamente 1km e quando saí da Alemanha para retornar a Áustria , no sentido contrário, tinha uns 8km de tráfego para passar pelo controle. Creio que com os últimos acontecimentos de ataques terroristas, o controle deve aumentar. Espero ter ajudado.

  149. Olá Juliana! Td bem? É um prazer falar com vc. Parabéns pelo seu blog…tudo muito esclarecedor pra quem quer visitar a região. Estou indo visitar o país em Setembro e tenho pesquisado em vários lugares, sem sucesso, informações a respeito de estacionamentos em Liubliana. Ficarei hospedada em uma região próxima a Preseren Square e vi que nosso hotel não tem estacionamento. Ficaremos 4 noites e visitaremos outras regiões do país. Você sabe como funciona essa questão de estacionamento nesta região de Liubliana? Existem estacionamentos por lá? Qual a média de preço?
    Mais uma vez parabenizo seu blog e agradeço a atenção.

  150. Boa noite Juliana, tudo bem?

    Pretendo ir pra Eslovenia no periodo de dezembro, é tranquilo andar de carro nesse periodo, irei de veneza/ita para eslovenia e em seguida zagreb (croacia)… outra pergunta, onde poderei carimbar o passaporte? obrigado \ wilson

    • Olá Wilson
      Desculpa perguntar, mas por que você precisa que seu passaporte seja carimbado?
      O controle da entrada de estrangeiros na União Europeia é feita no aeroporto. Como a Itália, Eslovênia e Croácia fazem parte da EU, não há controle de passaportes nas fronteiras.

      Você pode ficar dentro da União Europeia 3 meses sem pedir visto. É no aeroporto que eles irão verificar a quantidade de dias que você ficou na EU. Se você retornar ao Brasil no prazo de 90 dias, não terá nenhum problema.

  151. hola juliana fiquei sabendo que na Eslovania pode se estudar de graça, mas ainda nao achei uma escola que tenha esse programa e queria saber tambem sobre onde morar pois confeço que fiquei um pouco perdida. Abraço

  152. Oi juliana tudo bom?estou a.d.o.r.a.n.d.o teu blog.
    Tentei procurar formas de ingresso na universidade (pretendo fazer medicina veterinária)porém não achei muitas informações,poderia me dar informações sobre?
    Vi também sobre o visto e em uma parte dizia que precisa ter um ‘seguro’ no valor do salario minimo da Eslovênia,como procede sendo universitário?preciso ter esse seguro para o tempo todo que estarei exercendo meus estudos?ou posso trabalhar enquanto estudo?
    Ultima perguntinha kkkk,os cursos são ministrados em inglês?

  153. Oi juliana,estou adorando seu blog.
    Andei pesquisando sobre as universidades da Eslovênia mas não consegui achar nada sobre a forma de ingresso,poderia me passar informações sobre?
    Li no teu blog em relação ao visto,na parte das condições básicas ” Recursos financeiros para seu sustento (mensalmente, pelo menos o equivalente ao valor do salário mínimo da Eslovênia)”,se eu fosse para estudar,eu teria que ter o valor de todos os anos que eu passaria ai?ou eu posso trabalhar estando na universidade?
    Ultima pergunta kkk os cursos são ministrados em inglês?(pretendo fazer medicina veterinária)

    • Oi Marcela
      Apenas o curso de economia é ministrado em inglês, os demais cursos são ministrados em esloveno e há sim, muita literatura em inglês. Você poderá frequentar o curso e fazer prova oral em inglês nos dois primeiros semestres, após o período você terá que fazer uma prova certificando a conhecimento intermediário no idioma esloveno.
      Se você vier para estudar, precisará conseguir o visto de estudante e até onde eu sei, não se pede que estudantes comprovem renda. Melhor você averiguar estas informações na Embaixada da Eslovênia em Brasília.
      Sim, os estudantes podem trabalhar, mas lembre-se nas faculdades eslovenas não existem o turno noturno.

      https://esloveniabrasil.com/2012/08/06/estudar-na-eslovenia/

  154. Olá Juliana sou atleta de voleibol, recebi propostas para jogar na Eslovênia. Você sabe como os atletas estrangeiros são vistos ai, resumindo não conheço nenhum amigo de profissão, que tenha jogado ai, então estou um pouco preocupado.

    • Oi Renan,
      Conheci alguns atletas brasileiros que atuaram na Eslovênia. Arghus e Tavares tinham inúmeros fãs. Conheci também um jogador de vôlei e uma jogadora de handebol, também nunca os vi queixar sobre a Eslovênia. Mas em times de futebol pequeno, já soube que houve casos de atraso do pagamento. Há pessoas racistas entre torcedores eslovenos como em toda a Europa, mas acredito que são casos e situações isoladas.

      Abraço e boa sorte.

  155. Oi Juliana.
    Vou para Ljubljana final de Janeiro e ficarei no mínimo 3 meses.
    Você indicaria algum lugar que alugasse para temporada para 2 pessoas e não fosse muito caro?

  156. BOA NOITE
    SRª JULIANA
    SAUDAÇÕES FRATERNAIS A TODOS

    EU NEI ANTONIO sou brasileiro do estado da Bahia, temos filho adolescente que esta concluindo o ensino medio ja tem 8 anos de estudo de ingles .
    Ele quer fazer medicina eu pergunto o seguinte é possivel para brasileiro ingressar em faculdade de medicina na eslovênia, soube que as Universidades são publicas gratuitas é verdade?
    e mail: marrecomar@bol.com.br

  157. Oi, boa noite!
    Moro em São Paulo e me chamo Sofia Melo Verhnjak, e gostaria de saber se você conhece alguém com o sobrenome Verhnjak, pois meu avô por parte de pai morava ai, na eslovenia mas não temos contato com nenhum de nossos parentes que moram ai, e minha familia sempre esteve pesquisando sobre e entrando em contato com os estrangeiros, mas ate agora nada. Meu avô se chamava Karl Verhnjak, nascido em Maribor no dia 23/09/1918 ele não tinha irmãos mas tinha muitos primos.
    Meu pai gostaria de saber como entrar em contato com o cartório de registro civil de Maribor afim de obter cópia da certidão de nascimento de meu avô.
    Segue email para contato: silvio.verhnjak@hotmail.com

  158. Oi, boa noite!
    Me chamo Sofia Melo Verhnjak e moro em São Paulo, gostaria de saber se você conhece alguém que tenha o sobrenome Verhnjak, pois meu avô morou na Eslovênia e nós não conhecemos nenhum parente, seu nome era Karl Verhnjak, nascido em Maribor no dia 19/091918, ele veio para o Brasil depois da segunda guerra mundial- que participou e foi preso- ele veio para tentar uma nova vida já que a Europa estava destruída, e gostaria de saber como entrar em contato com o cartório de Maribor, se puder ajudar claro!

    Abraços!

  159. Oi!
    Por gentileza, você poderia me informar se seria viável ir de Liubliana para os Lagos Plitvice de transporte público. No primeiro momento eu estava pensando ir de Zagrebe mas recebi uma sugestão partir de Liubliana para Plitivce e de Plitivce seguir até Zadar. No entanto quando fui pesquisar na internet não encontrei como chegar. Então minha dúvida é a seguinte: seria melhor ir de Zagrebe para Plitivce, voltar para Zagreb e seguir a Liubliana. Liubliana/Zadar
    Muito obrigado pela atenção.
    Maria Medeiros

  160. olá , me diga se souber , como é o ramo de beleza por ai (todas são lindas, eu sei !! hehe) mais o ramo de barbearias. Estou em Portugal, mas penso em conhecer algo mais na europa em termos profissionais.
    obrigado desde já , Roger Caldas

    • Olá Roger
      Eu realmente nunca entrei numa barbearia. Na verdade eu nunca vi uma barbearia na Eslovênia. Apenas conheço salões de beleza, vou tentar dar uma pesquisa no assunto e te informo se encontar algo que possa lhe interessar.
      Abraço

  161. Ei Juliana,
    Estou tentando montar um roteiro, Itália e Eslovênia (para esquiar).
    Vi um transfer de Veneza para Ljubljana e um ônibus de lá para Kranjska Gora. Você já esquiou em Kranjska Gora? Gostou? Acha que vale apena essa viagem?
    Obrigada!! :)

    • Oi Fernanda
      Você você acredita que eu nunca esquiei na Eslovênia? Meu marido nunca foi um fã do sport e não tem nenhum equipamento e roupas apropriadas. O fato é que se formos comprar tudo – equipamento, roupas, sapatos, para toda família e somar tudo isso a gastos com hotel, o preço final ficará bem próximo à uma viagem para as lindas praias da Tailânida e confesso troco fácil. :)
      Acredito que tenha opinião sobre o local no TripAdvisor, você já deu uma olhada?

  162. Juliana, Boa noite, Eu me inscrevi em seu blog, sou brasileira, moro em Curitiba. Minha mãe é francesa ( região parisiense) e pai de origem eslovena ( Prekmurje- Murska Sobota) e Hungria(Szentgotthárd), estou recebendo essa semana primos( jovens) de Ljubljana. Vc não pode imaginar como foi maravilhoso ler seu blog que me fez rencontrar minha babica no meio de seus comentários , me preparar para recebê-los mais plena de informações e fazer com que ambos se sintam em casa. A cultura francesa é mais presente, sendo minha língia materna e um pais onde , inclusive,vivi . Eu não falo esloveno , o inglês será nossa troca. Contudo depois que te li, me reconectei e me relembrei de pequeno gestos e inúmeras palavras dessa minha avó, que docemente fazia prekmurska gibanica em meus aniversários infantis , a especialiadade fazia muito sucesso em meio aos brigadeiros e beijinhos de coco, as professoras que frequentavam as festas infantis se encantavam. Honestamente, te ler me fez tão profundamente feliz e reconectata, foi tão curativo que eu tinha que te expressar minha gratidão. Muito abraços e belezas em seu caminho!

      • Agradeço seu trabalho desenvolvido aqui, quis enviar o video do encontro, mas não consegui. Pensei muito em vc no dia queeditamos esse video. Um pedaço daqui p vc

  163. Olá Juliana, boa tarde! Preciso fazer uma pesquisa genealógica na cidade de Maribor/Eslovenia, vc tem como me ajudar com endereços e sites pra pesquisa? Obrigado!

  164. Oi Juliana. Meu cruzeiro termina em Trieste e eu e minha mulher teremos 3 dias para visitar a Slovênia. o que vc pode sugerir para nós?

    • Oi Sérgio
      Você poderia visitar a cidade costeira da Eslovênia chamada Piran. Não deixe de visitar a Caverna de Postojna e o Castelo de Predjama. Se quiser dirigir mais um pouco vá até Bled, conheça o Castelo de Bled e relaxe na cidade vizinha ao redor do lago de Bohinj.

  165. Oi cara Julian a você teria por favor como me mandar em portugues a receita do bled cream cake?

  166. Olá, Juliana. Tudo bem? Estou indo fazer um. Intercâmbio em liubliana e terá uma festa em que cada um terá que levar um prato do seu país. Você acha que eu consigo achar os ingredientes para fazer brigadeiro aí ou seria melhor levar aqui do Brasil? Muito obrigada desde já. : )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s