Blejski George Vintgar, o desfiladeiro mais lindo da Eslovênia

O desfiladeiro Sotesko Vingtar, que fica nas proximidades de Gorje, 4 km a noroeste de Bled, foi descoberto no ano 1891 pelo prefeito de Gorje  Jakob Zumer, e pelo cartógrafo e fotógrafo Benedikt Lergetporer.

O caminho de exploração percorrido através do quase intransponível desfiladeiro foi da Baixa Gorje até Blejska Dobrava. Descobriram tantas belezas naturais que decidiram criar uma comissão de obras. O desfiladeiro foi preparado para receber visitantes, principalmente os turistas de Bled.

Vintgar

O desfiladeiro de Vintgar foi aberto ao público em 26 de agosto de 1893 com 1,6 km de comprimento e é cortado por  por paredes verticais dos montes Hom e Borst e decorado pelo rio Radovna e suas cachoeiras, piscinas e corredeiras.

A trilha passa através das pontes e galerias de Žumr e termina com uma ponte sobre uma cachoeira de 16 m de altura.

Devido às belezas naturais, Vintgar está entre as mais importantes e interessantes atrações turísticas da Eslovênia. O   número de visitantes vem aumentando a cada ano. De um lado da trilha existe a possibilidade de fazer uma caminhada a pé de Hom em direção a Santa Catarina, (igreja histórica e com bela paisagem). Você poderá se refrescar nos bares próximo a cachoeira Šum.

A sociedade de turismo de Gorje pode levar você por um seguro caminho pelas pontes e galerias, junto ao impetuoso rio ao longo dos 1600 m do pitoresco Vintgar e que termina com uma cascata de 26 m de altura. É possível voltar pelo mesmo caminho ou pelo Igreja de Santa Catarina com maravilhosa vista para a Karavanke, Dolina e Bled com seus arredores e Triglav.