Eslovenos comem carne de cavalo

Eu e meu marido mudamos nossos  hábitos alimentares, nunca mais compramos carne, esta comemos apenas em casa de amigos, ou às vezes quando saímos jantar fora. Mas há dois anos, a carne fazia parte do nosso cardápio diário e Mitja convidou-me a experimentar o que ele dizia ser o melhor hambúrguer da cidade de Liubliana – o hambúrguer era feito com carne de cavalo!

Experimentei o hambúrguer e realmente o gosto é bom, mas confesso que ainda  prefiro o lanche de picanha com queijo feito na minha saudosa terra natal Capivari.

Os eslovenos também gostam de carne de veado. Eu já recebi  dois convites para comer carne de veado ao molho. Neguei-0s! Quem convidou? Eslovenos que praticam caça.  Há vários clubes de caçadores na Eslovênia. O avô do meu marido era um exímio caçador e coleciona duas dúzias de chifres de veados na parede e vários troféus de melhor caçador do ano.

Cabra jovens,  bezerros também fazem parte do cardápio esloveno. Há dois meses fui comemorar o aniversário da minha sogra em um restaurante  especializado em comida feita com produtos orgânicos. Nada ecológico no entanto era a especialidade da casa – cabra jovem. Pedi o prato que todo mundo escolheu, sem saber ao certo o que  vinha no prato. No meio do almoço, a tia do Mitja que comia na minha frente, olhava o tamanho do osso em seu prato e com o rosto chateado disse: ai que pena, olha o tamanho deste ossinho, esta cabrinha devia ser tão jovem. Perdi o apetite na hora.

Infelizmente estava acostumada a comer o frango sem pensar na galinha, a  associar o bife a embalagem de carne encontrada nos supermercados. Já o veado, o cavalo, o bezerro pequeno e a cabra vejo-os no campo.  Não consigo comê-los.

Nada como a presença da tia do Mitja para lembrar-me da minha meta de ser 100% vegetariana.