O idioma esloveno é muito difícil?
Esta pergunta foi feita por um visitante do blog.
É. Na minha opinião o esloveno é um idioma muito difícil (e como escrevi em post anterior), o esloveno é considerado o terceiro idioma mais difícil do mundo.
A dificuldade varia de pessoa para pessoa. Conheço um brasileiro que ao chegar na Eslovênia começou a trabalhar, 2 meses depois entrou na faculdade, falava esloveno todo dia com os amigos e com o familiar e após 8 meses morando na Eslovênia já conseguia se comunicar com facilidade.
Conheço também uma brasileira que disse que conseguiu falar esloveno após morar um ano na Eslovênia, mas estes exemplos são de pessoas que com certeza possuem facilidade para aprender idiomas.
Por outro lado, tenho contato com um brasileiro que só começou a se comunicar depois de 4 anos que morava aqui. Um amigo africano, mora aqui há 8 anos e ainda usa o francês e o inglês para se comunicar. Conheço um outro africano que mora aqui há 6 anos e não conseguiu ter sua cidadania aprovada porque ainda não se comunica com clareza no idioma esloveno.
Uma amiga, poliglota (fluente em 6 idiomas), precisou de 4 anos para aprender esloveno fluentemente, e isto porque nestes 4 anos ela ia na escola, e todos os dias estava em contato com o idioma.
Eu estou aqui há 20 meses, consigo me fazer entender, e entender pontos chaves em uma conversa, mas ainda é longo o caminho que preciso percorrer para me comunicar, escrever, e ler com clareza. Ainda preciso utilizar inglês para me fazer entender. E confesso que se ligo a televisão em um canal italiano (que nunca estudei) entendo muito mais do que a televisão eslovena e olha que já fiz mais de 500 horas curso.
A maioria das esposas que eu conheço não conversam em casa com o marido no idioma esloveno, e sim no idioma que se conheceram. Isso dificulta o aprendizado. Confesso que tentei conversar com meu marido só em esloveno, mas a conversa se torna cansativa e muito limitada.
Atualmente estudo o esloveno em grupo intermediário, no meu grupo há pessoas que moram aqui há 9 anos, 10 anos, e apesar terem facilidade em se comunicar, eles não são fluentes no idioma.
Dedicação, contato com a língua, iniciativa para se comunicar são ingredientes fundamentais para se aprender o esloveno.