O sistema de ensino na Eslovênia

Vrtcec

. As  mães eslovenas têm 1 ano de licença-maternidade . Com o fim da licença, os pais costumam deixar os bebês ao cuidado dos familiares ou no Vrtcec (creche e/ou jardim de infância). Há famílias que deixam as crianças com babás, mas isto não é o costume usual.
Conheci uma babá na Eslovênia, e ela ganhava 400,00 euros por mês, mas como o salário mínimo na Eslovênia é superior a este valor, penso que  ela deveria trabalhar “na črnu” (“no preto”, expressão utilizada para dizer quando um trabalhador não é registrado).

. Os Vrteci (plural de Vrtec) funcionam até às 16:30 h;
Na antiga Iugoslávia socialista, a maioria das pessoas trabalhavam entre às 06:00 e 14:00 horas. Quando chegavam do trabalho eles tinham tempo para ficar com os filhos, cuidar da horta (muitos eslovenos têm horta em casa). Com a introdução do capitalismo, o horário de trabalho mudou. A maioria dos eslovenos que eu conheço retornam para casa às 16:00 h.

. É necessário pagar o Vrtec;
O preço a ser pago varia de acordo com a renda familiar. Conheço uma família que pagava 280,00 euros mensais, mas conheci outra que precisaria pagar 700 euros! O segundo filho tem 30% na mensalidade.

. As crianças ficam no Vrtec até os 5 anos.

. Podem ficar na escola durante no máximo 8 horas.

Osnovna Šola

. Com 6 anos, as crianças entram para a Osnovna Šola (Ensino Básico) que tem duração de 9 anos;

. Na Osnovna Šola as crianças ficam entre às 07:30 até às 14:00 h;

. Não é necessário pagar taxas, a Osnovna Šola é gratuíta;

Srednja Šola

. Com 14 anos os adolescentes ingressam na Srednja Šola (Ensino Médio);

. O ensino é gratuíto e o adolescente pode optar por fazer um curso ensino médio profissionalizante. Há diversos cursos nas mais diversas áreas. Aqui o curso de cabeleireiro faz parte do ensino médio profissionalizante.

. A Srednja Šola pode ter a  duração de 3 a 4 anos (os cursos técnicos têm a duração de 3 anos). Após cursar a Srednja Šola o estudante precisará fazer uma prova que avaliará o seu desempenho. A prova chama-se Matura. Esta prova é como o ENEM no Brasil. Cada curso universitário exige uma nota mínima de ingresso. A Matura é então uma prova classificatória. Cursos bastante concorridos como o da medicina, o estudante precisa ter mais do 90% de acertos na Matura.

Faculdade e Universidades

. As faculdades (fakulteta) eslovenas são gratuítas;

. Não é feito um controle de presença dos alunos;

. A maior parte das faculdades são públicas e funcionam no horário diurno;

. Alunos que precisam trabalhar não frequentam todas as aulas, geralmente eles têm um trabalho flexível que lhes permitam frequentar as atividades acadêmicas em cuja  presença é obrigatória. As empresas e comércios contratam estudantes porque eles possuem um “status” diferentes. E não precisam ser trabalhadores registrados “com carteira assinada”. Por isso é comum você encontrar estudantes trabalhando em comércios, restaurantes e etc. Leia mais sobre o trabalho de estudante na Eslovênia.


Mestrado e Doutorado

. O mestrado na Eslovênia tem a duração de 2 anos e é gratuíto;

. O doutorado na Eslovênia tem a duração de 3 anos e é pago.  Os cursos de doutorado na Eslovênia são pagos. O governo disponibiliza bolsas de estudo para pesquisas na área de desenvolvimento econômico, tecnológico e social. O mestrado e o doutorado podem custar entre 2200 a 4300 euros por ano.

O mestrado e doutorado seguem o Sistema de Bologna, que é válido para toda União Europeia.


Inglês e outros idiomas

Os eslovenos têm ao menos 9 anos de ensino do idioma inglês. Na Srednja Šola os estudantes podem optar por aprender um outro idioma:  Alemão, Francês, Italiano (para aqueles que moram na costa eslovena), e algumas escolas oferecem o ensino do Espanhol.
A grande maioria dos eslovenos falam inglês fluentemente.