A CNH brasileira tem validade na Eslovênia?
Esta pergunta foi feita por um leitor do blog.
Sim, mas a partir do momento que você registra moradia no país, a CNH brasileira tem validade de um ano. Passado este prazo, é necessário adquirir a Vozniško dovoljenje – “CNH eslovena”. Para isso será necessário fazer aulas para realizar a prova prática.
Diz a lenda que os examinadores, principalmente os de Liubliana, são bastante exigentes e os candidatos são avaliados também na autoestrada.
Para maiores informações consulte o site oficial, a página também está disponível no idioma inglês:
Juliana,
Não ficou bem claro para mim, eu, como turista, posso utilizar a minha CNH aí, correto? Só teria que habilitar uma CNH eslovena se eu passasse a residir no país, correto?
Obrigado,
Ruy
Aproveitando o gancho, eu posso alugar um carro em Lubiana e devolver em Zagreb, por exemplo? Ou em Veneza? As locadoras de carro daí permitem que se faça isso?
Obrigado,
Ruy
Ruy,
olhe o site da Sixt, acredito que seja possível, mas terá uma taxa adicional para voltar com o carro para a sede.
Ruy,
isso mesmo, mas acredito que o prazo de um ano seja apenas para quem tem residência. Como turista, acho que o prazo é menor.
Curiosidade: hoje ao alugar um carro na Sixt, entreguei minha CNH e minha permissão internacional para dirigir. O antendente colocou minha CNH de lado e pegou as informações na permissão, incluindo endereço, que não consta na CNH.
oi Rui, esses dias eu fui na Embaixada do Brasil em Luibiana e me disseram que nossa CNH vale sim, mas por apenas seis meses. Mas se mesmo assim voce nao quiser correr o risco vai no DETRAN da sua cidade e pede a emissao da PID (Permissao Internacional para Dirigir). Em Sp sai no mesmo dia e vc paga aproximadamente 230 reais.