Vou visitar a Eslovênia em abril. O que você acha?

Veneza com chuva e Veneza com sol.

Lembro que senti-me desapontada quando conheci Veneza pela primeira vez. A viagem era um presente de casamento e foi agendada com antecedência. A data da viagem coincidiu com o mal tempo, um típico dia chuvoso de outono. Enquanto eu e meu marido tentávamos disputar espaço nas ruas estreitas da cidade com um monte de turistas com guarda-chuvas abertos, eu pensava:“Onde está este romantismo de Veneza?”, “Onde estão o colorido das águas e das casas?” “Era tudo photoshop?” A chuva era tanta que nem as gôndolas estavam funcionando.

Felizmente tive a oportunidade de retornar à Veneza mais duas vezes. Cada viagem foi uma experiência diferente. E foi em um dia de sol intenso, em uma segunda-feira com poucos turistas que vi as cores de Veneza, que tive paz para fotografar e caminhar pelas ruas da cidade e descobri que o romantismo – clichê – está realmente naquele passeio feito com gôndola.

Desde então digo sempre ao meu marido, viajar é caro e para aproveitar melhor a viagem, prefiro conhecer a Europa no verão.

Muitas pessoas escrevem-me pedindo informações sobre o clima na a Eslovênia nos meses de abril ou maio. Outras querem que eu diga se vale a pena ou não, visitar o país nesta época do ano.

O clima.

O mês de abril é conhecido por ser um período de chuvas na Eslovênia. Só que há variações nas estações dos anos. Alguns anos, os invernos são mais longos e cai mais neve. Outros anos há pouca neve, pode chover mais, o verão pode ser mais longo.  Este ano, por exemplo, nevou em abriu e choveu em maio. Ano passado começou a nevar em outubro, este ano na primeira semana de novembro a temperatura chegou a 18 graus!

Os piores cenários

Em abril de 2010, um leve chuvisco caiu quase diariamente durante 28 dias! Já no ano passado diversas regiões do país foram alagadas, estradas e casas foram inundadas.

Diferente do Brasil que estamos acostumados com pancadas de chuvas, na Eslovênia é comum aquela chuva fina que cai durante o dia todo. Chuvas fortes são raras e geralmente são acompanhadas de granizo. Não entendia a preocupação do meu marido em guardar o carro  em  um lugar coberto quando a previsão era de fortes chuvas, até presenciar em maio uma chuva que  deixou toda a rua coberta por granizos. Vi carros com  latarias toda marcada pelas pedras de gelo.

Se vale a pena conhecer a Eslovênia nesta época do ano.

Querido(a) leitor(a) é difícil pra mim responder este tipo de pergunta por dois motivos: O primeiro é que não posso prever exatamente o  que acontecerá naquela estação do ano. O segundo, eu desconheço as expectativas individuais de cada turista que vem para a Eslovênia. Também peço que desconfiem das minhas recomendações. Quando por exemplo eu falo,  visitem a Eslovênia entre os meses de junho a agosto estou falando sobre as minhas expectativas. Eu adoro os dias ensolarados, o verde das árvores. Penso que o azul dos rios, o verde dos lagos ficam ainda mais claros e radiantes nos dias de verão. As ruas de Liubliana estão mais cheias de vida,  cheias de turistas. Encanta-me também os inúmeros eventos culturais que  acontecem semanalmente nas praças da capital Liubliana… Não gosto de neve, não gosto de árvores sem folhas, não acho tão agradável fazer turismo em  dias chuvosos. Adoro fotografar e acho que minhas fotografias ficam muito melhores em dias  ensolarados e sem neblina.

Outras pessoas me perguntam o que podem fazer em dias chuvosos ou com precipitação de neve na Eslovênia.

Diante das minhas expectativas, eu acho interessante visitar as magníficas cavernas de Postojna e de Škocjan, aconselho também a conhecer o Castelo de Predjama, o Castelo de Liubliana, o Castelo de Bled e o Castelo de Otočec. Liubliana é uma cidade bonita que pode ser conhecida em qualquer época do ano. E se você, diferente de mim,  não foge do frio  e gosta de neve, poderá achar Bled ainda mais encantadora no inverno.

Bled

Bled

inverno2

Castelo de Otočec

Veja mais fotos em Inverno na Eslovênia.

Ou poderá adorar conhecer Bled e Bohinj no mês de outubro, que apesar de ser um mês chuvoso e com raros dias de sol, é também um mês em que a natureza brinda-nos com colorido das árvores nos tons de amarelo, laranja e vermelho.

Como os meses costumam ser – Cuidado, achômetro ligado!

nov | dez | jan | mar – dias nublados, são raros os dias ensolarados, na capital eslovena poderá haver neblina, os dias começam a escurecer às 16:00 h, temperaturas são mais amenas nos meses novembro e março. Mas entre dezembro e janeiro podem chegar a -17 graus C!  A neve costuma cair quando a temperatura está entre 1 e -2 graus.  Em temperaturas inferiores a -2 graus não há precipitação de chuva e nem de neve.

abril | mai – dias nublados, são raros os dias de sol, período de grande precipitação de chuva.

jun | jul | ago – alegria, alegria, o sol, o verde, as flores chegaram. Temperaturas podem chegar a 40 graus! Dias longo, escurece às 21:00 h!

set | out – em setembro a temperatura cai ao entardecer, é  necessário usar jaquetas e blusas leves. Em outubro, as temperaturas podem variar entre 5 e 18 graus, os dias são mais curtos e nublados, raros são os dias de sol, pode haver precipitação de chuvas.

7 Respostas para “Vou visitar a Eslovênia em abril. O que você acha?

  1. Quando estive na Eslovênia, foi nesse período (final de Abril, 2012). E foi isso mesmo que a Juliana descreveu. Tempo muito instável. Em Maribor, o tempo estava maravilhoso. Na estrada até Bled, mudou 50 vezes, para ao final brindar-nos com um passeio sob um sol maravilhoso. Nos dois dias seguintes, em Ljubljana, também sol e chuva, muito mais chuva do que sol, o suficiente para prejudicar, em parte, o passeio. Não fui a Portoroz e a Postojna, estas ficarão para a próxima vez.

  2. Vou para Eslovênia no inicio de março,chegaremos em Barcelona em 04/03/14,faremos a viagem de carro até a Eslovênia,será que é uma boa época para conhecer.O ano passado rodei junto com minha esposa e filha 5600km+/- .Saimos de Madri ,Barcelona ,Andorra (Pas de L Casa),Paris ,Bruxelas,Amsterd~,Colonia, e retorno a Madri.Este é o 5° ano que viajo meio que sem destino para Europa.Normalmente só eu e minha esposa sempre de carro,inclusive Marrocos.

    • Como já escrevi Clodoaldo não há como prever como será o mês de abril. O mês de dezembro no ano passado foi ótimo, as temperaturas ficaram entre 8 e 6 graus, geralmente as temperaturas nesta época do ano são negativas. Todo mês de março que passei na Eslovênia foi diferente. Mas em geral, raros são os dias ensolarados, pode cair neve, não há verde, pode haver neblina e temperaturas negativas.

  3. Olá, boa tarde! Vi uma reportagem uma vez sobre Eslovênia e me encantei. Estou programando minha viagem para conhecer. Sou uma turisma mais vidrada em ecoturismo, adoro natureza, não sou muito de museu. Me disseram para pegar avião até Lubliana e seguir de carro por vários lugares. Poderia me dar dica de viagem. Os lugares são muito distantes um do outro? Dá para ficar em hotel em Lubliana, percorrer de carro até outra cidade e depois voltar? A caverna fica muito distante? Ah, qual idioma aí? Consigo me comunicar só com inglês? Sei que são muitas perguntas, mas apreciaria muito a ajuda. Obrigada! Um abraço

  4. Oi Juliana.
    Normalmente o começo de outubro já costuma ser mais frio e nublado ou é mais pro fim do mês que vai mudando?
    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s