Os eslovenos adoram servir para suas visitas uma bandeja de frios. Entre os frios favoritos está o prosciutto. O pršut, há séculos é uma das especialidades mais famosas da culinária eslovena.
Durante o inverno, a coxa do porco é salgada com sal marinho. Alguns produtores acrescentam alho e especiarias como pimenta, cominho, bagas de zimbro e alecrim. Aditivos químicos não são utilizados. O processo de salgar a carne pode levar até 30 dias.
Em seguida a carne é deixada secar no vento. O período de seca pode durar entre 8 meses a 2 anos. O pršut favorito dos eslovenos é o Kraški pršut – prousciutto de Kras.
A região de Kras tem como característica o relevo cárstico, os campos cultivados, a terra vermelha, vales, inúmeras cavernas e os ventos tempestuosos que favorecem a produção do prousciutto.
Os aristocráticos cavalos brancos da raça Lipica, o Castelo de Predjama, o Castelo de Snežnik e a caverna de Postojna ficam nesta região.
Conhecida pela boa comida, se estiver fazendo turismo na região de Kras, não deixe de provar seu pršut e seu vinho de cor vermelho-púrpura Teran.
. Hostel brasileiro na região de Kras