Na Eslovênia o corpo não é tabu!

Pelados no estacionamento
Eu cheguei na Eslovênia, numa sexta-feira, no sábado, meu marido levou-me para um festival de música ska na Croácia. Era julho, fazia muito calor e chegando no local ele decidiu trocar suas calças por bermudas. Eu esperava que ele fizesse isso dentro do carro, mas ele trocou de roupa no estacionamento. Olhei ao redor, vi outras pessoas fazendo o mesmo. Eu olhava espantada, ele ria.

No meu segundo verão na Eslovênia fui visitar o Rio Sava, estava num local onde as pessoas se reunem para a prática de canoagem. Quando estava saindo, vi uns 20 homens no estacionamento trocando de roupas. Sete deles estavam sem cuecas!

Top less
Na Croácia, ao redor do festival de música ska existia alguma praias e fomos visitá-las. Para minha supresa quase todas as mulheres faziam top less! Marquinhas de biquínis podem ser bem-vindas no Brasil, aqui elas são evitadas. A tanga do biquíni é maior nas bandas de cá, mas isso não impede que as eslovenas adaptarem um fio dental na hora de tomar sol. Algumas mulheres ao tomar sol de costas até tiram suas tangas.

Nestes 9 anos vi mulheres fazendo top less na floresta, no camping, nos lagos…  A tia do meu marido tem 61 anos e todo o verão faz top less no lago próximo de casa!

Inúmeras vezes me perguntaram qual é a reação dos homens eslovenos ao verem uma mulher de top less? Eu diria que toda pessoa atraente chama atenção e vai atrair olhares usando jeans, vestido, biquíni, fazendo top less… Aqui os olhares são mais curtos. O homem educado, cavalheiro não olha a mulher de forma que ela se sinta constrangida. Alguns até mesmo evitam olhar para uma mulher que faz top less. Eu nunca presenciei um homem olhando fixadamente no seio de uma mulher. Nunca! Eu diria que uma mulher de fio dental aqui chama mais a atenção do que uma mulher de top less.

É também comum crianças até 5 anos nadarem sem biquínis ou sungas. As meninas costumam só usam a parte de cima do biquíni com 9, 10 anos.

O vestiário maculino estava em reforma e agora?
Uma amiga brasileira relatou surpresa em seu  facebook que todos os jogadores do time de pólo aquático italiano estavam pelados e tomavam banho no vestiário feminino de um ginásio de esportes que ela frequentava. Não havia portas e divisórias no banheiro.

Pelados na sauna e no spa
Sim, como escrevi no post anterior ninguém usa roupa de banho nas saunas. Em spas você poderá ver pessoas peladas nas piscinas, nos ofurôs… Leia mais…

Há praias nudistas na Eslovênia?
Sim, em Piran. Acima de um penhasco há uma igreja católica, abaixo dela uma praia nudista. Lembro quando fui visitar a igreja, olhei para baixo e vi um senhor nu tranquilamente pescando ao lado do seu cachorro.

Na Croácia há inúmeras praias nudistas.

Crianças e amamentação
As eslovenas tem um ano de licença maternidade e a amamentação aqui é bastante estimulada. Já vi inúmeras mães amamentando seus filhos em centros comerciais, nas ruas, nos parques sem serem constrangidas por isso.

Do espanto à admiração
O que me causava estranhamento antes, rapidamente se transformou em admiração. Sim, admiro a cultura eslovena, aqui o corpo não é tabu! Sobretudo gosto de viver em um país menos machista. No Brasil eu fui constrangida por olhares, palavras, atitudes desrespeitosas – homens parando o carro para falar comigo, seguindo-me…
Um homem inteligente pode mostrar com um sorriso e um olhar curto que te admira. Não é necessário o enchimento de saco, o palavreado chulo, o olhar que constrange, as atitudes que acuam, amedrontam…

Se eu já fui constrangida na Eslovênia? Claro! A estupidez é humana e o humano estúpido está em tudo lugar, também na Eslovênia. Duas vezes no mês passado, homens que não eram eslovenos falaram-me algo que não entendi. Antes disso, passei meses sem qualquer constrangimento. A Eslovênia foi eleita 3.º melhor país para a mulher morar. E aqui sinto-me mais segura e livre.
Leia também:
. Dia das mulheres na Eslovênia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s