Dando presentes na Eslovênia. O que é diferente?

darilo

É hora de dar ou receber presentes? Na Eslovênia alguns costumes são diferentes:

. Não precisa embrulhar, coloque na sacola – Nos últimos 9,5 anos eu devo ter ganho dois presentes embrulhados, todos os outros foram entregues em sacolinhas;

sacola.jpg

. Eles não vão ver o que você deu – Os eslovenos agradecem o presente, colocam-o de lado e vão ver o que você deu apenas quando estiverem sozinhos. Ontem dei presentes para familiares do meu marido e a cena se repetiu pela décima vez. Eles levaram o presente para o quarto, levaram o presente para casa e eu não vou saber se fiz uma boa escolha. Nunca vou saber?  Eu lembro que duas vezes recebi emails com agradecimentos por presentes dados e uma vez meu sogro disse-me que gostou do presente, que a roupa caiu-lhe bem.

Ah, ainda bem que existem as crianças. Estas não deixam para abrir o presente mais tarde.

. É comum ganhar dinheiro de presente e vales-compras – Os pais do meu marido sempre me deram dinheiro ou vale-compras de presente de fim-de ano, dizem que não sabem escolher presentes para juventude e com dinheiro não erram. É comum também dar dinheiro de como presente de casamento. Em todos os casamentos que eu fui, sempre demos dinheiro e isso a pedido dos noivos. Costume no país, os noivos podem pedir dinheiro em vez de presente e isso não gera nenhum embaraço ou quebra etiqueta.

. Vale-massagem, vale-sauna, vale dia no spa, vale-dia na piscina, vale-restaurante também são bem-vindos.
Eu já ganhei vale-massagem, já dei vale-massagem, já vi minha sogra dar vale-cabeleireira. No Natal passado presenteei meus sogros com um vale-presente restaurante. O rodízio do Brasil e o restaurante Argentino fornecem este tipo de vale. Eles gostaram! Vales-restaurantes quase sempre são uma boa escolha para o pessoal da terceira-idade.

. Café também é presente – Na Eslovênia o apelo ao consumismo é muito menor do que no Brasil. No socialismo, os avós do Mitja davam pacotes cafés, caixa com biscoitos e chás quando faziam visitas ou quando faziam pequenos favores.
Nós temos uma porquinha-da-índia – Chiquita – e uma fazenda próxima fornece para nós sacos e sacos de grama seca para ela durante o inverno. Meu marido sempre agradece o vizinho com pacotes de café, diz ser o costume na região. Uma senhora, também agradeceu meu marido em seu trabalho com pacote café.

. Biscoitos e docinhos feitos em casa – No Natal passado ganhei de uma prima do marido um pote de vidro com docinhos de coco e chocolate, eram deliciosos! Este ano ganhamos biscoitos da tia, da colega do trabalho…. Nesta época do ano, muitos eslovenos assam biscoitos, fazem docinhos para presentear amigos e companheiros de trabalho.

. Chá também é bem-vindo – Na Eslovênia faz frio durante 8 meses no ano! É fácil entender porque os eslovenos gostam tanto de chá. Nos dias que antecendem o Natal , sempre haverša filas na loja Cha do shopping City Park. A loja até criou um chá especialmente para ser dado no Natal Božični čaj.

. Vinhos, champagne não são bem-vindos em ambientes escolares. Quer presentear os professores? Dê-lhes biscoitos, chocolates, chás. Bebidas alcoólicas não devem ser trazidas em ambiente escolar, nem como presentes.

Na Eslovênia não comemoramos Dias dos namorados, Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, ou Dias dos Professores, Páscoa!  Você pode imaginar quanto dinheiro economizamos só com isso?

25 de Março é o Dia das Mães, neste dia as mães costumam receber um cartão dos seus filhos, geralmente feitos na escola. Dia nos Namorados é 15/02, dia de São Valentin. O apelo comercial para presentear o(a) parceiro(a) nesta data cresceu nos últimos 5 anos que moro aqui, mas não conheço ninguém que a comemore.

A cultura americana tem grande influência na brasileira, em ambas a ordem é consumir. Na Eslovênia, mesmo após duas décadas de sua independência, ainda é possível ver o menor apelo para o consumo e a maior simplicidade na escolha dos presentes. Costumes que favorecem o bolso e o meio-ambiente.

6 Respostas para “Dando presentes na Eslovênia. O que é diferente?

  1. Parabéns pelo seu blog: bem escrito, divertido e sempre atualizado! Continue com o trabalho =)

  2. Os costumes começam a mudar,a ficarem globalizados.Moro em Recife,nordeste do Brasil e até há alguns anos atrás não era comum dar presentes em dinheiro.Hoje,até as crianças adoram!Só damos dinheiro às netas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s