Eu queria um cantinho para leitura, ele queria um armário para sapatos

Moro há cinco anos na Eslovênia e mudei quatro vezes de casa! Reforma de apartamento, compra de móveis e mudança com um bebê de 2 meses… Acredito que vocês irão me perdoar por ter deixado tanto tempo o blog sem novas atualizações.

Eu já havia escrito no blog que os eslovenos não usam sapatos dentro de casa, eles usam chinelo de quarto.  Quando cheguei na Eslovênia, achava engraçado ir em jantares festas de aniversários, viradas de ano e ver todos os convidados arrumados usando chinelos de quarto.

Durante a reforma do meu apartamento,  eu havia pensando em usar o espaço de entrada como uma pequena biblioteca já que temos tantos livros. Quando mencionei ao meu marido minha ideia de decoração, lá veio o balde de água fria. Ele queria usar o espaço para colocar um grande armário onde ficariam todos sapatos.

_ Mas os sapatos não podem ficar em um armário separado no quarto?
_ Não, sapatos tem cheiros, não podem ficar no quarto!

Quem ouve o diálogo talvez não imagine que meu marido troca de meias duas vezes por dia, usa talcos para o pé e nunca teve chulé.

É verdade que em toda casa eslovena, eu encontrei na entrada da casa uma sapateira, mas elas eram geralmente tão pequenas que pensei que o resto dos sapatos ficavam no quarto e a sapateira estaria lá apenas para facilitar a troca dos sapatos mais usados no dia-a-dia.

sabe-nada-inocente

Não adianta, os eslovenos acham sapatos sujos e jamais os colocariam no quarto.

_ Mitja, pensa bem, nós temos tantos livros.
_ Juliana, pensa bem, você tem tantos sapatos.

Você acha que não é consumista e aí vem para a Eslovênia e vê que os sapatos de uma família inteira eslovena cabem em uma sapateira na entrada da casa! Deve ser por isso que quando cheguei da Eslovênia, com uma mala cheia de sapatos minha sogra falou “Madona!” 

Encerro o post com um carinhoso alerta para quem está pensando em morar na Eslovênia:  Pense bem antes de fazer a mala, aqui você ainda terá que comprar botas de inverno, sapatos para andar na neve e na chuva, sapatos para caminhar nas montanhas, sapatos para entrar no mar… e você terá pouco espaço para guardá-los.

4 Respostas para “Eu queria um cantinho para leitura, ele queria um armário para sapatos

  1. Tenho cidadania eslovena e queria saber como faço para fazer faculdade ou curso do idioma na eslovenia

    • Você precisa entrar em contato com o “Upravna Enota” – cartório esloveno – e solicitar o curso de idioma. Para cursar a faculdade você precisa traduzir e legalizar seu certificado de conclusão do segundo grau e seu histórico escolar e candidatar-se em um curso de alguma faculdade eslovena.

      • Sou menor, tenho 15 anos, cursando o 1 ano do ensino médio e moro no Brasil. Queria terminar o ensino médio e ingressar direto na universidade. Ja faço curso de esloveno aqui no RJ.

  2. Juliana, adorei saber que não usa sapatos dentro de casa,muito certo trazemos muitas bactérias da rua.você falou em livros?poderia me indicar livros sobre o massacre srebrenica,guerra da Bósnia e também sobre armas de guerra? Tudo na língua inglesa.estarei em Zagreb dia 21de/
    setembro.me foi feito esse pedido por um professor de nhã

    Digo,de historia de São Paulo. Se precisar de alguma coisa que gostaria aqui do Brasil pode pedir obrigada meu email eunicemsantos23@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s