Uma amiga chinesa foi no dentista e disse que para fazer todas as obturações que ela precisava o dentista não usou nenhuma vez anestesia. Eu perguntei no curso de esloveno e a professora confirmou, só se usa anestesia na Eslovênia em caso de canal ou na extração do dente dos cisos!
A maioria das eslovenas também não usam anestesia na hora do parto. A mulher que deseja tomar anestesia na hora de realizar o parto normal deve contratar um médico e pagá-lo. Os serviços de anestesia não são cobertos pelo plano de saúde, apenas em caso de emergência e complicações médicas. Há apenas um hospital que há médicos anestesistas de plantão 24h, este hospital fica na cidade de Postojna.
Se de um lado o Brasil é o campeão mundial em taxas partos cesáreos, a Eslovênia está entre os países que menos praticam cesáreas no mundo. O relatório Euro-Peristat, que analisa e compila dados relativos à saúde perinatal e neonatal em 25 países da UE e na Noruega, desde 2004, divulgou no final de 2008 que só a Eslovênia, Holanda e Noruega se aproximam da taxa de cesarianas consideradas “normal”- (10 a 15%) – pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Adeptos de uma medicina mais natural, os médicos eslovenos também não costumam receitar antibióticos ao pacientes em de gripe forte. Eu tive uma gripe destas, que me deixou de cama durante 7 anos. Fiquei 6 dias sem falar, sem comer. Minha garganta estava tão inflamada que apenas respirar era dolorido. Fui ao médico e a única coisa que ele me receitou foi vitamina C!