Contanto um pouco sobre como é viver na Eslovênia

Morando aqui já tive contato com uns 15 brasileiros residentes na Eslovênia. Quando pergunto o que eles gostam da Eslovênia, eles sempre citam a natureza que aqui é muito bonita e preservada.

Todo brasileiro que conheci sente falta da carne, da comida, das praias, do clima, das variedades frutas e legumes, da expressividade e da música brasileira. Seis meses de inverno levam muito tempo para passar!

Nunca sofri algum tipo de preconceito por ser brasileira, mas  já ouvi muitas frases carregadas de estereótipos envolvendo comportamentos comuns da mulher latina.

O Brasil é muito conhecido pelo samba, carnaval, mulheres bonitas, mulheres com biquínis pequenos, caipirinha. É também conhecido juntamente com a Tailândia como um “ótimo destino” para quem deseja fazer um turismo sexual. Alguns eslovenos acham as brasileiras mais “sexualmente generosas”.

No primeiro mês que eu cheguei na Eslovênia eu não entendia nenhuma palavra do idioma esloveno, mas era verão, tudo era verde e florido, e eu estava feliz.

No terceiro mês comecei a chorar, não podia ouvir música do Brasil, ou música latina que eu chorava. Comecei aprender a esloveno e em vez de ficar contente, fiquei desanimada. O esloveno é uma língua super difícil, o progresso é muito lento quem deseja aprender precisa de muito tempo e dedicação!

Esloveno faz o inglês parecer o idioma mais fácil do mundo! 6 meses de cursos intensivo de esloveno 4 horas por dia, 5 dias por semana NÃO SÃO SUFICIENTES para você ler uma revista estúpida qualquer.

Nunca achei que sentiria tanta falta de sol, mas senti, durante quase 4 meses o sol apareceu raras vezes! A primeira coisa que me deixou na triste no outono foi ver todas as árvores perderem o verde.  Não há nenhuma folha nas árvores, nenhum verde, a natureza dorme e seu sono é cinza!

Também me cansei de usar roupas pesadas de inverno. Não é confortável usar tantas roupas: calças, meias de lã, luvas, cachecol, gorro! As vezes eu tenho a impressão que só deixava meus os olhos de fora.

Depois de um tempo cansa tentar entender a TV, as pessoas, você simplesmente tem vontade de ouvir e falar português, tem saudades de conversar com seus amigos, tem saudades do povo brasileiro. E essa é uma saudade que  passa.