Fechem as janelas é inverno! Fechem as janelas é verão!

Vim para a Eslovênia em julho de 2009 e aquele foi o verão mais quente que passei no país. O painel do carro chegou a registrar 43 graus!

Acostumada com as janelas sempre abertas, demorei para aceitar a ideia de viver em uma casa com janelas fechadas. Sentia-me presa. Durante o dia, as janelas eram abertas por pouco tempo, apenas para ventilar a casa.

Por causa do rigoroso inverno na Eslovênia, as paredes das casas tem isolante térmico e são mais grossas que as brasileiras, chegam a ter 50 cm de espessura! Até no meu telhado há isolante! O isolante térmico conserva o calor na casa durante o inverno e conserva o a temperatura mais fresca e amena durante o verão.

Todo o verão, meus familiares eslovenos abrem as janelas da casa durante a noite, quando o ar está mais fresco. As janelas costumam ser fechadas só de manhã.  Fazendo isso, meu marido já conseguiu 8 graus de diferença entre a temperatura de casa e fora dela.

Não entra bichos? Alguns eslovenos evitam ascender luzes, afinal a claridade atrai insetos, outros usam velas com ingredientes repelentes. Em casa temos telas protetoras de insetos em todas as janelas. Uma espécie de persiana que pode ser baixada e levantada a qualquer momento.

Eu ainda sinto saudades das janelas abertas, mas acho uma delícia entrar em casa e encontrar ar fresco, mesmo sob uma temperatura de 36 graus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s