Os eslovenos são desde cedo incentivados a ter contato com a natureza

Os eslovenos adoram caminhar, adoram estar na natureza. A tia do meu marido e mais 3 amigos – todos com mais de 60 anos – sobem religiosamente 484 m todos os domingos de manhã  em direção a igreja de Sveta Ana (Santa Ana), construída em 1150.

santa-ana

Quando morava em Koper, ficava feliz ao ver os shoppings center praticamente vazios nos finais de semana e em dias ensolarados. Cenas tão diferentes do que eu via no Brasil, onde final de semana é praticamente sinônimo de shoppings lotados.

Eu realmente adoro morar em um país em que a grande maioria dos pais e professores se preocupam em despertar nas crianças o desejo por estar em contato com a natureza. Sim, as escolinhas também incentivam as crianças neste sentido. Lugar de criança não é só na sala de aula. Quando as temperaturas não são negativas e não há chuva  é comum ver as crianças sairem das salas e irem caminhar. Há um jardim de infância perto de casa e porque não há calçada ainda em toda rua, as crianças  passam pelo meu quintal quando vão e voltam da caminhada. Vejo a cena com alegria! Os pequenos caminham no bosque que atrás de minha casa.

Esta semana quando fui buscar minha filha na escolinha, num outro jardim, havia no mural um bilhete convidando os pais e filhos para uma caminhada noturna. Infelizmente tínhamos outro compromisso e não pudemos ir, mas adorei a ideia, lembra-me da época em que eu era desbravadora – a versão adventista de escoteiro – e me divertia fazendo caminhadas noturnas. Bons tempos, eu tive uma infância rica, acampei, aprendi fazer comida na fogueira… Fiz nós, subi morros, picos, visitei cavernas, atravessei rios…

caminhada-noturna

É… essas estão entre as delícias de morar em um país pequeno, num dos mais seguros do mundo, num dos países mais verdes da Europa. Onde o bosque, o lago, o rio de águas limpas é facilmente acessível. Abençoadas são as crianças que moram aqui.

2 Respostas para “Os eslovenos são desde cedo incentivados a ter contato com a natureza

  1. Pingback: A Vida com Natureza – Título do site·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s