É caro contratar faxineiras na Eslovênia! Elas costumam cobrar entre 7 a 13 euros pela hora de serviço.
Quem dera no Brasil essas profissionais também pudessem receber um salário digno. Uma faxineira na Eslovênia, ganha em duas horas, o mesmo que uma faxineira em São Paulo depois de trabalhar o dia todo!
A grande maioria dos eslovenos – e dos europeus – não contratam faxineira ou empregas domésticas, a faxina é feita aos sábados. Dentro do meu círculo social, já vi vários eslovenos ajudando a esposa na limpeza de casa.
Meu marido conta que no socialismo, as mulheres sempre foram incentivadas a trabalhar fora. A mãe dele, que é contadora sempre ensinou ele e o irmão como limpar a casa. As tarefas domésticas sempre foram divididas, sábado era dia de faxina na casa – o pai do Mitja também “entrava na dança” – no meio da semana, cada um fazia um pouco. É… eu tive a sorte de casar com um esloveno que cozinha, lava, passa, limpa, organiza…, faz tudo isso com capricho, e melhor, sem mau humor. Quando penso nisso, tenho vontade de dar um beijo de agradecimento na minha sogra.
Eu acho as casas eslovenas mais fáceis de limpar, uma das facilidades está no uso da máquina de lavar louça – a grande maioria das casas possuem este eletrodoméstico. E ao contrário da má fama que elas tinham no Brasil – aqui, sabendo usar – as louças ficam impecavelmente limpas.
Nunca tenho louça suja na pia. Usei, coloco na máquina, a noite ligo, de manhã eu tiro a louça que já está seca e só guardo. A máquina fica vazia e eu coloco novamente a louça que sujo durante o dia.
Outra diferença entre os brasileiros e os eslovenos está no modo de limpar o chão. Não há ralo no chão da cozinha! Só há ralo no banheiro e já vi banheiros sem ralo! Os eslovenos não jogam água no chão! Eles utilizam mangueira apenas para molhar o quintal ou lavar o carro. Como os limpam a cozinha e o banheiro? Pano e balde!
Na cozinha outra facilidade, aqui não há metros e metros de azulejos para limpar. Em todas as casas que eu visitei, só há azulejos no pequeno espaço que fica entre a pia, o fogão e o armário acima destes. As casas mais novas nem possuem azulejos. A moda agora é colocar uma ¨placa¨de vidro liso, de uma cor só, que além de dar à cozinha a aparência mais moderna, torna a limpeza mais fácil.
E se eu contar que limpo o fogão em 1 minuto?! O fogão mais usado na Eslovênia é o elétrico e tive a alegria de constatar que estes são bem mais práticos de limpar! Eu apenas passo no fogão uma esponja com um produto especial, uso um pano úmido para remover o produto, e pronto, está limpo! No Brasil eu precisava limpar os cachimbos, as grelhas, o vidro, as laterais, …
A foto acima é da minha cozinha, nela mostro a máquina de lavar louça aberta, o fogão elétrico e a minha geladeira que parece um armário! Os eslovenos adoram comprar geladeiras embutidas no armário.
Fogão elétrico e embutido, máquina de lavar louça, poucos azulejos, cozinha sem ralo… As mudanças parecem poucas, mas fazem grande diferença no tempo gasto com limpeza.
Se eu me acostumei com a cozinha sem ralo? Confesso que às vezes sinto vontade de jogar água em tudo, de lavar as janelas de vidros com mangueira, de jogar água no quintal. Mas quando lembro no desperdício de água, concluo que os hábitos de limpeza eslovenos – ao menos os que dizem a respeito da limpeza do chão – podem não ser os mais práticos, mas são seguramente mais ecológicos.