Štajerska é sinônimo de verde, colinas ondulantes, hospitalidade, sabores de frutas, vinho, cerveja, savinjski želodec (salsicha defumada), e potica (um tipo de pão doce).
É sinônimo também dos mais belos vales glaciais, belas montanhas e pastagens alpinas, cavernas na região de karst, rios, cachoeiras e vinhas (incluindo a mais antigo da videira do mundo – 400 anos de idade).
Os símbolos da Štajerska são pomares, plantações (especialmente no Vale do Savinja) e campos de cebola (perto de Ptuj).
Há cidades, bem adaptados à vida moderna, com longas tradições históricas (Maribor, Ptuj, Celje), com fácil acesso dos serviços oferecidos pelos estabelecimentos de águas termais, centros de esqui e outros lugares interessantes.
A vida no passado pode ser visto em sites Romano, castelos e outras construções antigas e locais de interesse etnológico, ou no museu ao ar livre em Rogatec.
A região Štarejska oferece excelente montanhismo, ciclismo, equitação, paraquedismo, tiro com arco, esqui, natação e outros esportes aquáticos, e uma grande variedade de eventos especiais como o Carnaval (kurentovanje) em Ptuj, “Lent” o festival de verão em Maribor, e a Campeonato Mundial Feminino – “Golden Fox Alpine”, em Maribor.
Fonte: Slovenia, Ed. Mladinska knjiga