O mundo subterrâneo cavernoso contém uma grande coleção única de esculturas formadas ao longo de milênios pela água e calcário. Ele também mostra os esforços super humano dos mineiros em poços, galerias, mina de mercúrio na Idrija, mina de chumbo e zinco na Mežica, mina de carvão de lenhite em Velenje, todos transformados em museus.
A região de Karst (Kras) na Eslovênia é cheia de cavernas naturais subterrâneas (cavernas cársticas também podem encontradas regiões da Eslovênia). Mais de 7000 cavernas foram registradas, 20 delas são abertas aos visitantes, as mais famosas são a piroresca caverna de Postojna (veja fotos da caverna clicando aqui), e as cavernas Škocjan, que estão na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Uma característica especial do submundo Karst e da paisagem rural acima são as águas correntes que desaparecem misteriosamente e reaparecem. As vezes desaparecem completamente em certas épocas do ano (o exemplo mais notável é a intermitente Lago Cerknica) e também cavernas que são moradias naturais de animais como o Proteus anguinus (também conhecido como peixe-humano, é um anfíbio cego e que tem pele semelhante ao do ser humano) e de variada espécies de besouros.