A Eslovênia é 2º país no mundo com maior número de bombeiros por habitantes

A maior associação que existe na Eslovênia é a dos bombeiros. Do total de 100% de pessoas que participam de alguma associação, 99,3% participam das associações dos bombeiros!

Com 33 bombeiros para cada 1000 habitantes, a Eslovênia é o segundo país no mundo com maior número de bombeiros! O país perde a primeira posição para a Áustria com 37 bombeiros para cada 1000 habitantes.

Na Eslovênia há os bombeiros profissionais que estão concentrados em centros urbanos e bombeiros voluntários que atuam nos vilarejos. Todo vilarejo tem um posto de bombeiros voluntários – Gasilski dom.

Onde eu moro há 2 postos de bombeiros. Um está a 1 km de distância o outro está a apenas 120 m!

Gasilski dom mais próximo da minha casa.

Nos vilarejos, muitos camponeses possuem grande estrutura de madeira e muita palha para abrigar os animais (vacas, cavalos, porcos). Esses materais espalham fogo rapidamente, aumentando a ocorrência de incêndios. Como os bombeiros profissionais ficavam em centros urbanos, muitas vezes até o bombeiro chegar ao vilarejo o estrago feito na propriedade era grande. Então os eslovenos se organizaram para que cada vilarejo tivesse o seu próprio posto de bombeiro.

Além disso o Gasilski Dom é também um espaço voltado para a comunidade. A associação costuma realizar festas com a moradores de bairro, organiza outras ações voluntárias, serve como espaço para discussão de temas de interesse dos moradores.

2 Respostas para “A Eslovênia é 2º país no mundo com maior número de bombeiros por habitantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s