Quero estudar psicologia na Eslovênia. Você poderia me dar maiores informações?
Esta pergunta foi feita por visitantes do blog.
Os estudantes eslovenos estudam psicologia durante 4 anos na universidade. Com o diploma eles podem atuar na área escolar, em algumas instituições, mas não podem ser terapeutas.
Quem deseja ser terapeuta, primeiro precisa primeiro fazer um curso de pós-graduação (eu faço este curso na Faculdade de Medicina) que tem a duração de 2 anos. Após o curso é necessário se inscrever em um instituto que formará terapeutas. Estes institutos oferecem cursos que tem a duração entre 4 a 5 anos. Ou seja, um terapeuta na Eslovênia precisa estudar no mínimo 10 anos! Apenas os primeiros 4 anos de ensino são pagos pelo governo, os outros 6 anos de estudo são pagos pelo aluno. E o preço do curso custa 3.000 euros por ano, mas o preço que o aluno deverá pagar para seu terapeuta pessoal, sim, é necessário fazer análise pessoal.
(Eu que já realizei estágio no Brasil não preciso cursar os 2 anos no curso de pós-graduação, só preciso estudar 1 ano).
A má notícia é que se você estudar psicologia na faculdade eslovena, como não há estágio, você não poderá ter o diploma reconhecido no Brasil. A outra má notícia é que se você quiser trabalhar em hospitais e clínicas do governo você precisará fazer um outro tipo de especialização. Precisará pedir estágio e se tiver sorte de ser aceito (falo fator sorte, porque conheço eslovenas que não conseguiram ser aceitas) você poderá depois de 5 anos obter o título de psicólogo clínico.
Vale lembrar que o estrangeiro para exercer a profissão de psicólogo precisa fazer uma prova em nível avançado que prove o domínio no idioma.