Dia da Reconquista

Ontem, 15 de setembro foi feriado na Eslovênia. Comemorou-se em Koper,  o  “Dia da Reconquista de Primorska”. A região da Primorska que compreende toda a costa eslovena fazia parte do Império Austro-húngaro.

Na altura da sua dissolução, o Império Austro-húngaro tinha uma superfície total de 677.546 km². Sua população, antes do início da Primeira Guerra Mundial era estimada em 52,5 milhões de habitantes. O que resta deste antigo Estado encontra-se dividido entre treze países atuais: Áustria, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e as regiões da Voivodina, na Sérvia, Bocas de Kotor, no Montenegro, Trentino-Alto Ádige e Trieste, na Itália, Transilvânia e parte do Banato, na Romênia, Galícia, na Polônia e Rutênia (região Subcarpática), na Ucrânia.  –  Wikipédia

Com o fim da Primeira Guerra Mundial e dissolução do Império Austro-húngaro, a região de Primorska passou a pertencer a Itália. Mas no término da Segunda Guerra Mundial, a região da Primorska passou a ser da Iugoslávia e hoje pertence a Eslovênia.