Troquei “a pequena” pela “loirinha”

“Panela econômica” (ekonomska posoda)  é o nome da panela de pressão na Eslovênia! Um dos meus primeiros posts nos blog foi sobre minha falecida panela de pressão. Ela faleceu na semana passada, em meio a crises de erupções. Lembro que reclamando, paguei por ela 60,00 euros. Tinha acabado de chegar do Brasil, convertia todos os preços em reais e achei caro.

“A pequena” (como eu gostava de chamá-la por só ter 4 litros) era estrangeira – made in China. Consta no obituário, que ela faleceu devido a um colapso em um órgão importante – a borrachinha. Sem seguro de vida, clamei ao marido “compra-me outra panela ou vou-me embora”. Brincadeira, mas é verdade que fiz um certo drama. Que brasileira cozinha sem panela de pressão, gente?

Pela “bagatela” de 230,00 euros (o equivalente a R$ 597, 15) compramos uma panela nova. Maior, mais robusta  (esta tem 6 litros) não a chamo mais de pequena, chamo-a de loirinha, porque é de origem alemã, da região da Bavária. A loirinha tem 5 anos de garantia, e sim, posso trocar a bendita borrachinha.

Loirinha

230,00 euros ! Dá um nó na garanta.  Este dinheiro daria para comprar 10 passagens de avião para Bruxelas, 3 passagens para Paris, faria um estoque de 100 latas de leite condensado, iria 560 vezes no cinema. Poderia ainda encher o carro de gasolina e convencer o marido a me levar em Roma, dar uma voltinha em Toscana e Veneza!

Agora a pergunta: Querida brasileira que vem morar na Eslovênia,  você já pensou em “enfiar” a panela de pressão no meio das roupas? Chique não é fia [sic], mas é de uma economia…  Não ri não, aproveita, trás também umas 3 borrachinhas.