O município de Liubliana anunciou nesta quinta-feira que no outono será disponibilizado o serviço de wireless parcialmente gratuíto para área metropolitana da capital eslovena. O projeto será uma parceria privada-pública entre a estatal Telekon Slovenije, a Data Communication Company Nil e Cisco.
Poderão usar a rede Wi-Fi os moradores da cidade, visitantes, instituiçoes públicas e companhias localizadas no município.
A rede contará com 1500 pontos de acessos que irá complementar a já existente linha de redes Wi-Fi móveis e fixas na cidade. O usuário poderá acessar gratuitamente o serviço durante uma hora.
O projeto que ficará pronto em dois anos cobrirá 90% da área metropolitana e 80% das áreas próximas ao anel metropolitano.
A parceria público-privada foi assinada por um período de 10 anos. A estatal Telekom Slovenije vai investir cerca de 10 milhões de euros em novas infra-estruturas. Outros 2 milhões de euros foram previstos para a manutenção anual.
A cidade vai contribuir com a sua infra-estrutura existente, cujo valor é estimado em 15 milhões de euros e inclui também cerca de 140 quilômetros de cabos de fibra óptica. Os parceiros privados foram escolhidos com base em um concurso publicado em setembro de 2010. Data Communication Company Nil e Cisco foram escolhidos entre cinco concorrentes.