Ovos de páscoa e a Páscoa na Eslovênia

A semana de Páscoa na Eslovênia é bem diferentes daquelas que vivenciei no Brasil. Não é feriado na Sexta-feira Santa,  os eslovenos comem carne e não trocam entre amigos e familiares ovos de chocolate.

Como eu já escrevi em outros posts, felizmente na Eslovênia não há tanto apelo comercial que incentive o consumo nos Dias das Mães, Dias das Crianças, no Dia dos Namorados e o mesmo acontece na Páscoa. Em Koper, onde moro,  nos grandes supermercados havia apenas uma pequena prateleira dedicada os ovos de chocolate.

Na Páscoa, a tradição eslovena é pintar ovos cozidos da galinha. Os eslovenos chamam estes ovos de Pirhi.  Após pintados, os ovos são usados como decoração da mesa durante a Semana da Páscoa.

Pirhi

Algumas pessoas me perguntam se sinto saudades de comer ovos de chocolate na Páscoa. Eu gostava muito dos ovos caseiros, chocolate ao leite,  mas os ovos das gôndolas nos supermercados nunca me atraíram, sempre achei que estava pagando mais pela embalagem e pelo formato do ovo do que pelo chocolate.

Apesar de tentar ter uma vida mais saudável e de ter diminuído meu consumo de chocolate, confesso que sinto falta dos chocolates brasileiros: Ouro Branco, Diamante Negro, Prestígio. Na Eslovênia as marcas mais populares de chocolate são: Milka, a eslovena Gorenjka e Ferrero. Nos supermercados eslovenos você pode encontrar também Rozina, que são uvas passas cobertas com chocolate ao leite.

Leia também
Arte em casca de ovo
Tradição católica na Páscoa eslovena