Lipica, um monumento cultural de reputação na Europa e no mundo, está localizada em região cárstica da Eslovênia, uma paisagem incomum, coberta com arbustos baixos e pedras e onde também é possível ver bosques de pinheiros e videiras.
Ao lado de fronteira eslovena-italiano no meio do oásis verdejante, onde foram plantadas avenidas de árvores, a maioria delas com a idade entre 100 e 160 anos, existe há mais de quatro século o haras Lipica, berço dos cavalos Lipizzaner.
O haras foi fundado em 1580 pelo arquiduque austríaco Charles II e até 1918 pertenceu à corte de Viena. Na sua história é repleta de relatos de imperadores e governantes que admiravam os potros brancos, e por outro lado a também histórias sobre os tempos sérios e perigosos, quando os cavalos que estavam no haras tiveram que fugir da impetuosa guerra.
Durante as guerras os cavalos de Lipica buscaram refúgio em outros países, mas eles sempre voltaram para o haras. Muitas vezes os cavalos regressavam abatidos, mas eram sempre suficientemente resistentes.
Hoje, Lipica é um centro turístico e recreação, não é interessante apenas por causa do haras e de seus belos cavalos brancos, como já havia escrito Valvasor, mas pode-se elogiar a variada opções de lazer, sobretudo clássicos espetáculos da escola de equitação – uma experiência inesquecível.
Lipica também é hoje conhecida como um ponto de encontro internacional de esportes tradicionais e eventos equestres: competições para Taça Mundial e treinamentos de hipismo e o Dia da Lipica. O haras é o centro de esloveno de hipismo , onde se enfrentam os amantes do esporte equestres na Eslovênia e no exterior.
O terreno onde hoje é Lipica, antes da fundação do haras era um lugar utilizado para a criação de éguas de Karst que a pedido da corte de Viena se acasalavam com cavalos andaluzes, italianos, dinamarqueses, e depois com garanhões árabes. Dessas uniões surgiu os cavalos da raça Lipizzaner, uma raça especial de cavalos de porte médio, robusto e com aproximadamente 160 centímetros de altura. Seus olhos são vivos e o olhar é inteligente, o pescoço é musculoso é de posição alta, a cauda é espessa. As pernas fortes e musculosas, os cascos compactos fazem com que os Lipizzaner tenham um movimento firme no solo cárstico.
Os cavalos Lipzzaner se distinguem pelo passo gracioso, energia, vida longa e alta capacidade de aprendizagem, e por isso ele é comparado com os outros cavalos de alto nível na escola de equitação. Vemos sua beleza e charme na harmonia de seus movimentos.
Leia mais sobre os Lipzzaner no blog: http://ritaturfe.blogspot.com/2010/10/lipizzaner-cavalo-lipizzaner.html
Visite o site do Lipica: www.lipica.org