Gostaria de saber quais são os documentos que você precisou apresentar para fazer a carteirinha de permanência na Europa? Estou no processo de casamento com um esloveno, mas ainda não consegui obter informações certas sobre isso.
Esta pergunta foi feita por uma visitante do blog.
Você deverá ir no Upravna Enota da cidade em que você residir.
Precisará ter em mãos:
– Passaporte. IMPORTANTE: Se você alterou seu nome quando casou – apresentou o nome do(a) cônjuge – deverá solicitar no Setor Consular da Embaixada do Brasil na Eslovênia um novo passaporte com nome de casado(a).
– Uma foto;
– Um comprovante de seguro de saúde;
– Uma prova de meio de sustento;
– Certidão de antecedentes criminais.
Para a prova de sustento, se o seu marido trabalhar, ele poderá fazer uma declaração de que se responsabiliza pelo seu sustento. Na Eslovênia eles consideram que você tem meio de sustento se você provar que possui uma renda igual ou superior a 260 euros (este valor pode ser alterado, consulte o Upravna Nota).
O seguro de saúde poderá ser feito na CORIS.
https://www.coris.si/FramesSimple.asp?pg=FirstPage.asp
Custa 91 euros o seguro de 3 meses. É aconselhável fazer o seguro com no mínimo um mês de antecedência de você solicitar a residência temporária.
A certidão de antecedentes criminais poderá ser retirada junto à Embaixada do Brasil em Liubliana e você precisará traduzir para esloveno esta certidão. Após a tradução da certidão, vá para o Ministério das Relações Exteriores também em Liubliana e legalize este documento.
Clique aqui e consulte as orientações oficiais do governo esloveno. O site também está disponível no idioma inglês.
Após dois anos como residente temporário você poderá solicitar a residência permanente.
Peço aos leitores do blog, que fiquem atentos ao fato de que escrevi este post em 2009! As leis e exigências para a solicitação da residência temporária podem mudar. Por isso aconselho que para a obtenção de informações atualizadas, procurem o Upravna Enota da cidade onde solicitarão a residência temporária.