Triglav é o nome da mais alta montanha da Eslovênia que possui 2854 m de altura e uma área de 83.807 hectares (4% do território esloveno). Este território engloba numeros picos com mais de 2000 metros de alturas, altas montanhas, planaltos, lagos glaciais, vales, rios, cachoeiras, desfiladeiros, uma geleira, cavernas cársticas (560 já foram exploradas) e precipícios. Dois terços do parque são cobertos por florestas.
O parque possui mais de 5.500 diferentes espécies de flora e fauna (algumas que só existem na Eslovênia) e um rico patrimônio natural e cultural. O último memorial incluído foi o memorial da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais e do período pioneiro do montanhismo. Lá há exemplares de arte religiosas e de interessante etnologia (pastagens nas montanhas, construições, eventos, etc).
O parque abrange 25 vilarejos com mais de 2200 habitantes. Há trilhas preparadas para caminhadas entre as montanhas, para rotas de bicicletas, escaladas, pistas de esqui, museus (em Trenta), e cabanas nas montanhas.
Em acordo com os regulamentos de conservação da natureza, o Parque é bem administrado e tem excelente informações e facilidades.