Roda Viva recebe o filósofo esloveno Slavoj Žižek

O Roda Viva desta segunda-feira (2/2), exibido pela TV Cultura às 22h10 e, excepcionalmente, apresentado pelo jornalista Alexandre Machado, recebe Slavoj Žižek, sociólogo, fisósofo e crítico esloveno.

O entrevistado estudou filosofia e sociologia na Universidade de Liubliana (Eslovênia) e psicanálise na Universidade de Paris (França) com Jacques-Alain Miller e François Regnault. Durante a juventude, frequentou círculos compostos por intelectuais dissidentes e publicou artigos em revistas alternativas.

Em 1971, ingressou na Universidade de Liubliana como pesquisador assistente. Publicou seu primeiro livro em inglês, “The Sublime Object of Ideology”, em 1989, e alcançou tanto o reconhecimento internacional como o teórico.

Žižek é conhecido por utilizar em seus estudos o trabalho do psicanalista francês Jacques Lacan para uma nova leitura da cultura popular. Entre seus temas de interesse estão a guerra do Iraque, fundamentalismo, capitalismo, tolerância, correção policial, globalização, subjetividade, direitos humanos, Lênin, mito, ciberespaço, pós-modernismo, multiculturalismo, pós-Marxismo, David Lynch e Alfred Hitchcock.

Em 1990 foi candidato à presidência da República da Eslovênia pelo Partido Liberal Democrático. Atualmente, é pesquisador sênior do Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana, professor do European Graduate School e diretor internacional do Instituto Birbeck de Humanidades, na Universidade de Londres.

Para sabatinar o estudioso, esta edição do Roda Viva (inédita e gravada) recebe Maria Rita Khel, psicanalista e escritora; Laura Greenhalgh, editora executiva do jornal O Estado de S. Paulo e coordenadora dos cadernos Aliás e Cultura do mesmo jornal; Emir Sader, sociólogo; e Vladimir Safatle, professor do Departamento de Filosofia e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).