Você pode atuar como psicóloga apenas legalizando o diploma ou precisou passar por um outro processo para ter seu diploma reconhecido?

Você pode atuar como psicóloga apenas legalizando o diploma ou precisou passar por um outro processo para ter seu diploma reconhecido?
Esta pergunta foi feita por um visitante do blog.
Como eu legalizei o diploma.
Você deverá legalizar o diploma e histórico escolar.
1. Peça na secretaria da sua faculdade informação de onde você pode reconhecer a firma das assinaturas que há no seu diploma (reitor, secretário geral, coordenador do curso, assinatura do aluno…) e no seu histórico escolar. Cada assinatura precisa ter sua veracidade comprovada;
2. Encaminhe os documentos para o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (para maiores informações sobre a legalização de documentos clique aqui). Eles irão colocar um selo confirmando que o reconhecimento da firma feito pelo cartório no Brasil é verdadeiro;
3. Na Eslovênia, vá na Embaixada do Brasil em Liubliana, e peça o reconhecimento do seu diploma e histórico escolar. A Embaixada do Brasil, colocará um selo confirmando que é verdadeiro o reconhecimento feito pelo Ministério das Relações Exteriores no Brasil;
4. Em Liubliana, procure o Ministério das Relações Exteriores Esloveno e peça o reconhecimento do  seu diploma e histórico escolar. O Ministério das Relações Exteriores na Eslovênia colocará um selo no seu diploma reconhecendo o selo feito na Embaixada do Brasil.
No Brasil
      Cartório
           Ministério das Relações Exteriores
Na Eslovênia
Embaixada do Brasil
       Ministério das Relações Exteriores
           Tradução
Se tudo der certo seu diploma terá tanto carimbos e selos que não sobrará espaço em branco.
5. Você precisará traduzir seu diploma e histórico escolar para o esloveno. O tradutor também traduzirá os selos e a validade do diploma.
Esse é o processo para legalização do diploma., mas legalizar o diploma não significa autorização para trabalhar.
Autorização para trabalhar
Para ter autorização para trabalho cópias do meu diploma histórico escolar foram encaminhados para o Ministério do Trabalho, Ministério da Educação e para a Faculdade de Medicina. Após 2 meses meu diploma foi reconhecido, e então eu requisitei no Departamento de Estrangeiros (Banco de Empregos) autorização para trabalhar.
Olha cada situação é diferente em relação ao reconhecimento do diploma. Eu tenho uma amiga da Colômbia (cursou engenharia civil) que precisou além do histórico escolar, precisou pedir à faculdade o conteúdo programático de cada matéria. E ela precisou traduzir todo este conteúdo para o esloveno, o que foi caríssimo, mas enfim ela conseguiu o reconhecimento do diploma dela.
Conheço outra pessoa que fez odontologia no Brasil, e como aqui quem estuda odontologia também estuda matérias de medicina ela precisou aprender esloveno, e fazer provas em esloveno na área de medicina para poder ter o diploma reconhecido.
Cada situação pode ser diferente. Eu tenho reconhecimento para trabalhar como psicóloga (na escola, hospital…), mas para abrir um consultório eu preciso fazer pós-graduação em Terapia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s