A pequena Eslovênia é grande em quantidade de carros!

 
Segundos estatíticas de 2008, a Eslovênia possui um carro para cada 1,9 habitantes. Entre os 27 países da União Européia, a pequena Eslovênia ocupa o nono lugar entre os países com maior número de carros por pessoas.
 
Muitas vezes para se estacionar carros em Liubliana (fora da área onde cobra-se taxa para estacionamento) é preciso paciência!
 
Na capital eslovena existem muitos prédios antigos (construídos na época do comunismo) e a maioria desses prédios possui apenas uma vaga no estacionamento por apartamento. Alguns prédios não tem estacionamento. Conheço uma amiga que deixava todo tempo o carro estacionado na rua.
 
Recentemente fui ao médico, e não havia espaço para estacionar o carro nas ruas! Apenas estacionamento privados (e eles são caros). Após meu marido procurar por 20 minutos um espaço para estacionar o carro e não encontrar, ele decidiu pagar 4,00 euros para o período de 2 horas em um estacionamento privado.
 
A reclamação não é só minha! Todos os estrangeiros que fazem curso de esloveno comigo (e que possuem carro), quando questionados sobre o que não gostam na Eslovênia, citam a  dificuldade de estacionar carros em Liubliana. 
 
A boa notícia é que próximo à Embaixada do Brasil está sendo construído um grande estacionamento no centro Liubliana, a má é que será outro estacionamento pago!