Eu tinha a impressão que a Eslovênia era um dos países com maior número de fumantes da Europa, mas ao pesquisar dados no site da Organização Mundial da Saúde vi que não. O Brasil ocupa a 39ª posição com 38,9% da população fumante, e a Eslovênia 69ª posição com 25,2% da população fumante.
Com neve e inverno é rigoroso, não é costume dos europeus abrirem as janelas das casas nesta época do ano (as janelas são abertas por 10 minutos no máximo ao dia para a circulação de ar). Poucos são os eslovenos que fumam na sacada ou no jardim. A maioria dos eslovenos fumam dentro de casa! Eles não parecem muito preocupados com o fumante passivo e nem com o cheiro desagradável. Nas casas com crianças é diferente, adultos acabam elegendo um cômodo para fuma deixando o resto da casa livre da fumaça do cigarro.
Com noites de -12°C , os fumantes que pela lei são proibidos de fumar dentro de bares, saem fumar do lado de fora. Alguns bares para aumentar a clientela passaram a ligar aquecedores móveis nas ruas. O aquecedor não é lá muito eficiente, mas tem feito sucesso!
Fonte: http://www.nationmaster.com/graph/hea_tob_tot_adu_smo-health-tobacco-total-adult-smokers