Eu tive o azar de chegar em um dos piores invernos que a Eslovênia já teve em seus últimos 30 anos! Fazia tão frio que durante 3 meses eu vi neve nas ruas. Fiquei triste por causa dos dias sem sol, da neblina, dos dias curtos (começa a escurecer às 16:00 h). Não gostava das árvores sem folhas, dos dias cinzentos. Liubliana fica entre montanhas, há muito neblina no inverno e são raros os dias de sol.
O inverno é como uma senhora cansada que dorme com a cara cheia de creme e com pepinos nos olhos.
A primavera é como se ela lavasse o rosto e senti-se todo o frescor, da renovação da pele.
O exemplo é ridículo, eu sei… :)
Mais que no Brasil, aqui, na primavera e no verão eu vi a celebração da vida. Em maio tudo fica florido, tudo verde, há muitas pessoas nas ruas, turistas de várias partes do mundo! É como se Liubliana fosse uma cidade em festa. Vi barzinhos com mesas ao ar livre, iluminados a luz de velas, pessoas andando de bicicletas, fazendo caminhada, correndo…. Eu fico feliz só de andar pelas ruas de Liubliana nas tardes e noites de verão.
Os eslovenos aproveitam cada dia de sol. Pude a cada final de semana conhecer um lugar bonito na Eslovênia, porque aqui é assim, a cada 20 minutos que você anda de carro é possível ver algo interessante: uma floresta, um castelo, um rio, um lago, uma cidade bonita. (E por falar em rios eles são lindos e limpos).
Eu sofri no meu primeiro inverno, mas por outro lado celebrei o verão como nunca tinha feito antes. O verão escurece às 21:00 h e as temperaturas podem ir à 42 graus! Ah e os sorvetes… os sorvetes daqui são deliciosos.
Aprendi a ter paciência, a entender o sono da natureza e depois gozar com ela os dias em que a Eslovênia é linda!