Na Eslovênia as mães não furam as orelhas dos bebês

Quando Vivian Lake tinha 7 meses de idade, a modelo Gisele Bündchen publicou uma foto de sua  filha com um brinquinho na orelha. Fiquei surpresa ao saber que a inocente foto foi alvo de críticas e assunto de debate em sites e programas de TV nos Estados Unidos! Lá, na Eslovênia e em outros países da Europa, não é comum furar a orelha de bebês ou crianças pequenas.

Antes de ficar grávida, eu nunca parei para pensar sobre o tema. Nunca havia pensando no “furar a orelha” como algo da cultura brasileira.

Sabendo que as crianças eslovenas não usam brinco, perguntei para mães brasileiras que moram aqui, como tinha sido a experiência de furar a orelha do bebê na Eslovênia.  Algumas incentivaram, indicaram serviços …  No entando, uma delas disse ter se arrependido de ter furado a orelha da filha porque temia que esta viesse sofrer preconceito. Preconceito? Por usar brinco?!

Ela contou que sua filha estava brincando num parquinho com outra menina. A mãe desta se aproximou e disse: “Filha não brinque com esta criança, ela usa brinco, deve ser cigana”. O brinco era pequeno, delicado e a criança que a usava tinha 2 anos.

É… gente idiota existe em todo lugar, também na Eslovênia.

Perguntei para mães eslovenas, amigas do meu marido o porquê na Eslovênia a cultura era diferente e não se furava a orelha dos bebês. Elas me disseram:
“É a criança que deve decidir o que fará com seu corpo”;
. “O bebê poderá ter infecção, dor ou alguma reação alérgica e não poderá explicar o que está acontecendo”;
. Os bebês são ninhados no colo, ficam muito tempo com a cabeça no braço da mãe. Como é que você vai saber se o brinco está incomodando? Crianças choram por tantos motivos.

Eu só furei minha orelha com 19 anos! Isso aconteceu há 20 anos atrás, mas eu ainda lembro-me do dia, do local, da roupa que usava, das pessoas na sala… Sentia-me ansiosa, eurófica, uma euforia alegre. Eu não tenho tatuagens, mas já vi esta mesma alegria nos olhos e na voz daqueles que acabaram de fazer a primeira tatuagem.  Colocar brincos para mim foi tão emocionante quanto para outros é fazer a primeira tatuagem. Queria que minha filha sentisse isso! Não furei a orelha dela. Quero que ela, como eu, decida quando furar.

Uma resposta para “Na Eslovênia as mães não furam as orelhas dos bebês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s