Quando Vivian Lake tinha 7 meses de idade, a modelo Gisele Bündchen publicou uma foto de sua filha com um brinquinho na orelha. Fiquei surpresa ao saber que a inocente foto foi alvo de críticas e assunto de debate em sites e programas de TV nos Estados Unidos! Lá, na Eslovênia e em outros países da Europa, não é comum furar a orelha de bebês ou crianças pequenas.
Antes de ficar grávida, eu nunca parei para pensar sobre o tema. Nunca havia pensando no “furar a orelha” como algo da cultura brasileira.
Sabendo que as crianças eslovenas não usam brinco, perguntei para mães brasileiras que moram aqui, como tinha sido a experiência de furar a orelha do bebê na Eslovênia. Algumas incentivaram, indicaram serviços … No entando, uma delas disse ter se arrependido de ter furado a orelha da filha porque temia que esta viesse sofrer preconceito. Preconceito? Por usar brinco?!
Ela contou que sua filha estava brincando num parquinho com outra menina. A mãe desta se aproximou e disse: “Filha não brinque com esta criança, ela usa brinco, deve ser cigana”. O brinco era pequeno, delicado e a criança que a usava tinha 2 anos.
É… gente idiota existe em todo lugar, também na Eslovênia.
Perguntei para mães eslovenas, amigas do meu marido o porquê na Eslovênia a cultura era diferente e não se furava a orelha dos bebês. Elas me disseram:
. “É a criança que deve decidir o que fará com seu corpo”;
. “O bebê poderá ter infecção, dor ou alguma reação alérgica e não poderá explicar o que está acontecendo”;
. Os bebês são ninhados no colo, ficam muito tempo com a cabeça no braço da mãe. Como é que você vai saber se o brinco está incomodando? Crianças choram por tantos motivos.
Eu só furei minha orelha com 19 anos! Isso aconteceu há 20 anos atrás, mas eu ainda lembro-me do dia, do local, da roupa que usava, das pessoas na sala… Sentia-me ansiosa, eurófica, uma euforia alegre. Eu não tenho tatuagens, mas já vi esta mesma alegria nos olhos e na voz daqueles que acabaram de fazer a primeira tatuagem. Colocar brincos para mim foi tão emocionante quanto para outros é fazer a primeira tatuagem. Queria que minha filha sentisse isso! Não furei a orelha dela. Quero que ela, como eu, decida quando furar.
Olá, estou amando o blog, será que poderia mim seguir também?