Estou de volta…

Passei 3 meses em Berlim, meu marido estava fazendo pesquisa para o doutorado e eu resolvi usar todo o tempo de folga para caminhar, ler, estudar, relaxar… Ter um marido que trabalha e  faz doutorado e um bebê pequeno não é fácil e eu precisava descansar. Tirei férias dos meus 2 blogs, do facebook, do WhatsApp, de TV, jornais… e isso me fez um bem incrível.

Uma curiosidade: E não é que os eslovenos se comunicam em inglês muito melhor dos que os alemães.
Muitos leitores me escrevem perguntando se os eslovenos se comunicam no idioma inglês.
Eu já havia publicado uma notícia que afirmava que os eslovenos estão entre os melhores falantes de inglês do mundo. Em Berlim eu pude comprovar isso. Nos 3 meses que morei lá, apenas numa pequena loja, encontrei um jovem que falou inglês comigo timidamente. Nas outras, os atendentes pareciam não saber responder a pergunta “Do you speak English? Exceções, eu encontrei no Mauerpark, o parque é frequentado por turistas do mundo todo.

Mauerpark

Amigos brasileiros diversas vezes fizeram-me a pergunta: Você prefere morar na Eslovênia ou em Berlim? – A comparação entre a cidade e o país deve-se ao fato da capital alemã ter 3,5 milhões de habitantes  e a Eslovênia apenas 2 milhões – Acho difícil comparar lugares, todo país tem suas peculiaridades, suas belezas e dificuldades.

Gosto de morar na Eslovênia porque moro próximo à Liubliana, não sei se sentiria feliz morando em uma cidadezinha eslovena com 7 mil habitantes!  Acho a capital eslovena muito charmosa. Gosto da quantidade de natureza limpa e acessível que o país tem. Berlim também tem muitos parques, 30% da cidade foi destinado à áreas verde, visitei vários…, mas aqui temos acesso rápido a lagos, rios limpos, aquele ar gelado da mata…

A Eslovênia pode ser cruzada de ponta a ponta em apenas 3 horas e meia de carro! Há uma infinidade de lugares turísticos para visitar nas proximidades. Moro há 20 minutos de Liubliana, 1 hora de Bled, 40 minutos da Postojna Jama, 1 hora e 20 minutos de Piran, 1 hora do Rio Soča, 45 minutos do castelo Predjama, 1 hora e 10 minutos de Bohinj. Na Alemanha, quis visitar castelos na Bavária e precisei dirigir 6 horas!

Berlim encanta pela variedade de mercadorias. Eu que cozinho em casa comida asiática, encontrei em Berlim os mesmo ingredientes que compro aqui, pela metade do preço! Como a procura é maior, os preços são menores. Alemanha também possui mais indústrias, obviamente, produtos que são produzidos lá são mais baratos aos consumidores alemães.

Outro ponto forte é que a  locomoção em Berlim. O metrô é fácil e relativamente barato.

Não me perguntem sobre vida noturna em Berlim! Minha filha tem dois anos e minha maior aventura noturna tem sido colocá-la para dormir antes das 22:00 h.

Eu me sinto mais segura na Eslovênia. O país esta entre os nove mais seguros do mundo, talvez por ser pequeno ou talvez porque a grande maioria de suas cidades são do tamanho das pequenas cidades do interior do Brasil. Voltar para cá, lembrou-me a sensação que sentia ao retornar para casa, em um bairro arborizado e calmo após passar o dia todo em um centro comercial.

Eu sei que seria feliz morando em vários lugares deste mundo afora. Mas sinto-me feliz por estar de volta.

Salvar

Salvar

11 Respostas para “Estou de volta…

  1. Olá Juliana, gosto muito de ler suas postagens. Viajar é ótimo mas voltar para casa é sempre melhor. Vc me fez ter vontade de conhecer a Eslovênia. Em particular Bled e Lubliana. Quando resolver, entrarei em contato para me dar umas dicas,pode ser? Um abraço

  2. Oi Ju! Acabei de descobrir seu blog e com certeza vou ler cada pedacinho.
    Meu namorado é sérvio mas de descendência eslovena. Morar na Eslovênia está nos nossos planos futuros. O grande problema é que ele não fala a língua, mas acho que isso se resolve fácil.
    Você tem algum Conselho para nós dar? Como é o mercado de trabalho aí?
    Obrigada desde já.

    • Oi Liliane
      Meu único conselho é estudem o idioma o quanto antes, dediquem-se ao máximo, pois assim poderão disputar trabalho com melhor remuneração. Há muitos servos que trabalham aqui, mas sem conhecimento do idioma, muitos acabam trabalhando em empregos braçais que na maioria das vezes não são tão bem remunerados.

      • Obrigada pela resposta. Vamos continuar pesquisando e eu continuarei lendo seu blog. Super beijo.

  3. Oi Juliana, tudo bem.. estamos indo morar 1 ano em Liubliana (a partir de dezembro-17), pois a minha esposa vai fazer o pós-doutorado na Universidade de Liubliana (em Farmácia), estamos providenciando os vistos.
    Somos de Florianópolis-SC, e temos um filho de 10 anos, gostaria de dica de uma escola internacional pra ele.
    Gostaria também de dicas de onde morar, poderia me indicar uns sites pra eu olhar apartamentos.
    Obrigado.

    Weider

  4. Olá Bom dia Juliana! Você sabe me dizer como funciona a União estável entre brasileiro e um eslovêno? Obrigada

    • Oi Valéria
      Conheci dois casais que viveram aqui com o estado civil: união estável. Eu não tenho tantas informações sob os direitos jurídicos que está união assegura. Mas sei que há o direito de moradia e senão me engano de ser dependente no plano de saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s