Na Eslovênia existem duas grandes marcas de cerveja: Union e Laško.
Muitos leitores já perguntaram-me qual é a minha cerveja eslovena preferida. Nunca soube indicar, eu e meu marido raramente tomamos cerveja. Mitja prefere as cervejas escuras brasileiras do que as cervejas eslovenas, diz que elas têm o sabor melhor, são mais doces. Ontem um casal de amigos veio nos visitar, meu marido comprou uma edição nova da cerveja Laško – Pšenične – resolvi provar e não foi que gostei. A cervejaria a descreve sendo uma cerveja não filtrada, com sabor mais suave, resultado de menor quantidade de lúpulo e maior quantidade de dióxido de carbono, um toque de fruta, indicado para pessoas que como eu, não gostam de cervejas amargas.
Como em muitos países europeus, na Eslovênia é comum encontrar cervejas Radler – cerveja misturada com suco de limão. A cervejaria Union lançou a Radler de limão, de toranja e de laranja. Eu só gostei da Radler de limão.
Um amigo brasileiro veio nos visitar e experimentou a Radler de Grapefruit (toranja). Quando eu perguntei se ele gostou ele respondeu que no começo a cerveja era boa, depois ficou enjoativa e passado 20 minutos ele pediu também uma coca-cola para tirar o gosto da cerveja na boca.
Vai pedir cerveja na Eslovênia? Veja as dica no vídeo abaixo (áudio em inglês).