Eu passei apenas dois invernos na capital eslovena, o primeiro foi considerado o pior dos últimos 25 anos, a neblina era intensa, as temperaturas estavam em torno de -10, 12 graus, a neve congelada nas ruas nunca derretia e não havia dias ensolarados. Então morei em Koper, costa eslovena, lá raramente neva, as temperaturas são amenas. Pensando sobre o meu segundo inverno na capital eslovena (na verdade eu moro há 14 longe da capital), pensei em escrever um post dizendo que este era o melhor inverno que eu havia passado na Eslovênia. Raramente a temperatura foi negativa, em novembro inúmeros dias foram ensolarados com temperatura entre 6 e 8 º C. Doce ilusão… eu desconhecia a perigosa combinação entre chuva e temperatura -1 º C.
-1 º C, a chuva que cai, vira gelo, o gelo congela os troncos e galhos das árvores. Árvores caem derrubando os postes de energia. 700.000 pessoas ficaram sem eletricidade em um primeiro momento, minha casa, fez parte dos 50.000 lares que passaram 4 dias sem energia elétrica. Fogão elétrico, aquecimento que depende da eletricidade, geladeiras descongelando, água congelante nas torneiras. Foram dias difíceis, 40% das escolas foram fechadas, muitas pessoas foram hospitalizadas devidos a queda de árvores e muitas outras ficaram sem possibilidade de ir ao trabalho porque as estradas estavam interditadas. Este é o considerado um dos maiores desastres naturais do país.
Agora tenho eletricidade novamente em casa, mas há ainda muitos eslovenos que continuam sem energia. Associações, bombeiros, o exército, escolas estão em uma força tarefa conjunta tentando garantir um leito aquecido, alimento aquecido para aqueles que necessitam. Nos links abaixo você poderá ver imagens de um dos piores invernos da Eslovênia.
http://www.iztokmedja.com/ice-age-postojna/
http://www.delo.si/novice/slovenija/taksnega-opustosenja-pri-nas-ne-pomnimo.html
http://www.ibtimes.co.uk/amazing-scenes-severe-storm-encases-slovenian-town-ice-1434997
Que pena Juliana, mas tenho certeza que com a união desse povo todos se recuperarão. Daqui ficamos na torcida para que tudo possa voltar à normalidade.
Fiquem com Deus