Meus amigos grávidos brasileiros, meus amigos grávidos eslovenos

Leoa e filhote
Um amigo escreveu no facebook: “Agora é oficial, fizemos o exame de sangue, estamos grávidos.”  Meses atrásduas amigas publicaram a imagem do ultrassom, estavam grávida de apenas 5 semanas. No Brasil, minhas amigas contaram-me que estavam grávidas logo após obterem o resultado do exame ginecológico.

Os eslovenos  são mais cautelosos, costumam compartilhar a notícia da gravidez somente após o terceiro mês. Alguns amigos eslovenos fizeram segredo sobre o sexo da criança, outros fizeram  segredo em relação ao nome, não revelaram até mesmo os nomes favoritos que pensavam para a criança.

Uma das coisas engraçadas de se fazer com o marido esloveno é pensar que nome daríamos se tivéssemos um(a) filho(a). Mitja disse “para menino eu gosto  do nome Iztok (estoque?), para menina prefiro Neva (neve?).

Eu disse que gostava de João, logo desisti, muitos eslovenos não conseguem pronunciar “ão“. Além do mais, a letra “J” no esloveno é pronunciada como “I“. Eslovenos tentando falar João: Ioaooo. Que graça tem colocar o nome de Júlia em uma menina se as pessoas vão chamar ela de Iulia. Pensei  então em Dafne. Mitja logo  disse, “nem pensar, isso é nome de um travesti famoso na Eslovênia!” Vinícius também não pode, aqui a criança seria chamada de Vinitcius. Caracos, não podem nome que tem ão, nem nomes terminados em L, nem nomes que começam com R, C, J. Nomes de origem italiana? Nem pensar! A Itália invadiu a Eslovênia lembra. Gustavo? Não! Tem um desenho famoso com um personagem engraçado chamado Gustav. Fernando, é Ferdinand em esloveno. Rodrigo? Rodrigo é feio Juliana. Pedro? Pedro é Peter em esloveno. Guilherme? Guilherme em esloveno se pronuncia Gu – i l – rrerme. Eva é bonito diz a sogra. Coloca Mohor (pronuncia-se Morror) diz a tia. Mudemos de assunto, mudemos de assunto….

Outras curiosidades:
. As grávidas não fazem exames de HIV na Eslovênia, o índice da doença é muito baixo no país;
. O governo paga tratamento e inseminação artificial para casais que não conseguem ter filhos;
. O aborto é gratuito e permitido no país até a 12 semana de gravidez;
. Apenas 13 % das mães eslovenas fizeram cesárias;
. Na Eslovênia o anticoncepcional é gratuito para quem paga o plano de saúde do governo.