Os eslovenos são mais mão de vacas ou esta é uma impressão minha?
Esta pergunta foi feita uma visitante do blog.
Vou tentar responder esta pergunta falando sobre os eslovenos que fazem parte do meu círculo social.
Várias são as brasileiras esposas de eslovenos que comentaram que seus maridos eram “assim… um tanto econômico”. Uma vez perguntei ao Mitja, meu marido, qual era a razão dos eslovenos serem mais econômicos que os homens brasileiros e ele respondeu “não é que somos mais econômicos, mas preferimos gastar dinheiro de modo diferente”. E eu concordo com ele.
Na Eslovênia não se comemoram o “Dia das Mães”, o “Dia dos Pais”, o “Aniversário de 15 anos”, o “Dia das Crianças”. O “Dia dos namorados,” na Eslovênia é comemorado no dia 15/02, mas mesmo assim nem todos trocam presentes, ou vão jantar fora. E na TV e nas lojas não há tanto apelo comercial. No dia das mães as crianças o presente é um desejo, ou cartão feito na escola . No dia das mulheres os eslovenos compram flores para as esposas, amigas, parentes e companheiras de trabalho. Quando os bebês fazem 1 ano, é feito um bolo, um almoço, os familiares mais próximos são convidados. Não há decoração chamativa, animadores de festas, nem há lojas especializadas em festas de crianças!
Casamentos na Eslovênia também são diferentes. Os eslovenos fazem a cerimônia do casamento em castelos, mas a decoração do ambiente é muito mais simples do que no Brasil. Eu casei no Castelo de Bistra e não tive um único gasto com decoração. O Castelo colocou flores no local da cerimônia e estas flores foram utilizadas por todos os outros noivos. As festas de casamentos são feitas em restaurantes e novamente a decoração é singela.
Outra diferença que noto é sobre o uso de roupas de marcas. A grande maioria dos eslovenos que eu conheço não ostentam roupas de grifes. Chique para eles é viajar, é sair da Europa, é conhecer a Ásia, a América Latina…, e não ter uma roupa ou sapato caro. Alguns amigos acham bregas, pessoas que usam roupas com logomarcas chamativas. Quando eu perguntei ao meu marido a razão disto, ele respondeu “não sou pago para fazer propaganda”. Gostei da resposta, na hora lembrei de uma amiga da infância que descosturava a etiqueta da calça para passar o cinto por baixo da etiqueta, pois não queria que o cinto escondesse a logomarca da calça tão cara que ela havia comprado. São valores diferentes. E como sou feliz por isso!
Eslovenos também não têm empregadas, faxineiras, não vão tanto à cabeleireira, à manicure, não possuem às vezes os melhores móveis ou automóveis que poderiam comprar, mas guardam dinheiro no banco, viajam duas vezes por ano… Tão diferente do Brasil, onde muitas vezes vi amigos ganhando o dobro, triplo do que ganha em média um esloveno, mas estes nunca conseguiam viajar. Parece-me que os eslovenos demonstram ter menos preocupação em expor status. E concluo, não é que eles sejam mais econômicos que os brasileiros, mas eles possuem uma visão diferente do que é “necessário” comprar.