A homossexualidade na Eslovênia

Gostaria de pedir por gentileza que você escreva sobre o homossexualismo na Eslovênia. Como é a aceitação desse público no país? É permitido o casamento? A liberdade é para eles é grande? Os casais andam de mão dada na rua, ou em alguns lugares? Em suma são diversas dúvidas que tenho sobre a homossexualidade na Eslovênia.

A pergunta foi feita por um visitante do blog.

A legislação brasileira nesta aspecto está muito mais avançada do que a legislação eslovena. Os homossexuais aqui ainda não possuem direito ao casamento civil, à adoção de crianças, etc. Até onde eu sei, homossexuais podem registrar a união estável, mas infelizmente os direitos civis não são os mesmos garantidos aos heterossexuais.

Recentemente ocorreu um referendo sobre uma lei  se aprovada permitiria os homossexuais e seus parceiros adotar crianças.  Com 43,5% dos votos, a lei não foi aprovada. Leia mais em Eslovênia rejeita adoção de crianças por homossexuais.

Às vezes me pergunto como seria o resultado desse referendo se ele tivesse sido feito no Brasil. Na Eslovênia o voto não é obrigatório. Um amigo esloveno brincou que todos os católicos depois da missa foram votar contra o referendo (há um grande número de católicos e ateus na Eslovênia). E aqueles que são à favor da igualdades de direitos devem ter ficado em casa dormindo ou ido viajar.  A grande maioria dos eslovenos que eu conheço são favoráveis à aprovação da lei.

Eu tenho amigos  homossexuais que  moram na capital eslovena, Liubliana, infelizmente, nunca vi eles de mãos dadas nas ruas,  não vi eles beijarem seus parceiros ou demonstrarem afeto publicamente. Um amigo esloveno homossexual disse que adora Barcelona  porque lá ele pode namorar seu companheiro à vontade sem sentir-se constrangido.

Eu apenas soube de um caso de agressão contra homossexual nestes 3 anos que moro aqui. Membros de um grupo neonazistas atacaram uma vez um barzinho frequentado por homossexuais. O assunto foi notícia em todas as páginas de jornais. O agressor já foi julgado e condenado. Este grupo também já atacou um imigrante cubano, são casos isolados.

Sobre o preconceito, eu só posso responder pelo meu círculo social. Nunca ouvi  comentários  preconceituosos em relação aos homossexuais. No meu grupo de amigos, o que nos interessa é o caráter da pessoa e não com quem ela prefere transar.

2 Respostas para “A homossexualidade na Eslovênia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s