Há um mês atrás eu fui picada por um carrapato, mas ontem apareceu uma mancha vermelha e redonda ao redor do meu braço, semelhante a que costuma aparecer nas pessoas que são infectadas pela borreliose, doença mais conhecida no Brasil como doença de Lume.
À infecção devido à picada do carrapato, segue-se um período de incubação de três dias a um mês. A doença prossegue então exceto se interrompida por tratamento eficaz. Na pele ao redor da zona da picada surge o eritema migrante, mancha vermelha redonda que cresce até cerca de 5-50 centímetros de diâmetro, com clareamento da zona central. Pelo menos 75% dos indivíduos infectados apresentam este sinal precoce. Aproximadamente 50% dos indivíduos infectados apresentam mais áreas avermelhadas (normalmente menores) logo após o surgimento da grande mancha vermelha. Sintomas adicionais são inchaço dos gânglios linfáticos locais, mal estar, fadiga, dores de cabeça, febre e calafrios, rigidez do pescoço e dores musculares e articulares que duram cerca de um mês. Os sintomas menos comuns incluem a lombalgia, náusea e vômito, dor de garganta, aumento de linfonodos e do baço. Embora a maioria dos sintomas surjam e desapareçam, a sensação de mal estar e a fadiga podem persistir por semanas.
Se não tratada em 80% dos casos surgem após algumas semanas a dois anos as complicações tardias, com sintomas neurológicos iniciais como meningite, encefalite e disfunção das funções intelectuais (alucinações, perdas de memória, outras), paralisia de músculos devido aos danos nos nervos; e possivelmente problemas cardíacos (15% dos casos) – arritmias (batimentos cardíacos irregulares) e pericardite (inflamação do saco que envolve o coração). Mais tarde aparecem artrites com dores nas articulações e artrite.
Os joelhos afetados geralmente tornam-se mais edemaciados que dolorosos, frequentemente a temperatura da região aumenta (o que pode ser percebido pela palpação) e, raramente, tornam-se hiperemiados (avermelhados). Pode ocorrer a formação de cistos na face posterior do joelho. Quando esses cistos rompem, a dor piora abruptamente. Aproximadamente 10% dos indivíduos com artrite de Lyme desenvolvem problemas permanentes nos joelhos.
A doença é raramente fatal, mas conduz à debilidade.Um problema da doença são os sintomas algo moderados crônicos mas associados a danos significativos, levando o doente a não procurar o médico até que haja disfunções irreversíveis.
Observação: Em 50% dos casos ocorre neuropatia facial. – Wikipédia
Meu marido, que quando criança, teve borreliose e ficou internado no hospital durante 1 mês por ter metade do rosto paralisado, levou-me imediatamente no hospital. No caminho ele me contou que eu precisaria tomar durante uma semana antibióticos e estaria curada, mas que antigamente os médicos tinham dificuldade em estabelecer o diagnóstico desta doença e muitas eram as pessoas que haviam sido internadas em manicômios por causa dos delírios, outras desenvolveram graves problemas nas articulações do joelho e andavam com muita dificuldade… Eu que nunca me preocupei com picadas de carrapato no Brasil, ouvi com curiosidade as histórias que ele me contava.
Chegando ao médico eu não pude ser atendida. Depois de esperar durante uma hora e meia no setor de emergência uma enfermeira disse que eu deveria aguardar ainda mais, até que um doutor viesse me ver e decidisse se iria me atender ou não. Eu não aguardei, vim para casa. (Meu marido saiu dizendo que aquele era o pior hospital do país, e sim, eu já obtive melhor atendimento em outros hospitais).
Cada cidadão que mora na Eslovênia e possui acesso ao plano de saúde nacional tem um clínico geral que é responsável por fazer diagnósticos, encaminhamentos para exames, etc. O meu clínico geral atente na cidade de Brezovica, 100 km distante de Koper, cidade onde moro, sendo assim apenas em casos de emergência eu posso ser atendida por outro médico. Apesar dos eslovenos temerem tanto a doença de borreliose, não me pareceu que ela seja classificada como emergência médica.
Quando você escolhe um clínico geral ou um ginecologista mesmo que não goste do médico, é necessário que você aguarde um ano para poder escolher um novo médico. O lado bom é que os médicos possuem uma pasta com todo o seu histórico de saúde, seus exames, diagnósticos, um histórico dos medicamentos que lhe foram receitados, etc. Mitja é tratado pelo mesmo doutor desde que nasceu.
Como no Brasil, você pode pagar médicos particulares e assim ser atendido quando deseja e pelo médico que deseja. Mas prepare o bolso as consultas custam entre 40 e 120 euros!
Eu raramente utilizo médicos particulares, em geral sinto-me bem atendida pelo sistema nacional de saúde esloveno. Já precisei ir para o hospital no meio da madrugada, por causa de uma crise alérgica e fui prontamente atendida. Também todas as vezes que precisei fazer exames de sangue e urina não esperei mais do que 10 minutos na fila. Parece-me que aqui também há algumas regiões em que o sistema de saúde é melhor administrado do que outras. Se na costa eslovena eu levo em média 2 hora e meia para ser atendida pelo ginecologista, em Liubliana, nunca esperei mais do que 30 minutos para ser atendida pelo meu clínico geral.