Como é o Natal na Eslovênia?

Com a proximidade do natal, quando puder, conte para nós como é o natal aí: se há troca de presentes, amigo-oculto, decoração de natal, ceia de natal, etc.

Esta pergunta foi feita por uma visitante do blog.

Não sei se posso lhe passar a melhor percepção do que é um Natal na Eslovênia, já que todos amigos e familiares eslovenos são ateus e não comemoram o Natal. Os familiares do meu marido aproveitam o feriado para viajar, se todos estão em casa, é feito um almoço em família.  São poucos os eslovenos que conheço que decoram suas casas com luzes, montam árvores de Natal. Na Eslovênia é mais popular o papai noel socialista, o Dedek Mraz e ele entrega o presente para as crianças virada do ano, no dia 31/12. Neste caso, trocar presentes faz parte do ritual de passagem de ano.  Leia mais sobre o tema no interessante post da jornalista Paloma. http://blogagemcoletivami.blogspot.com/2012/12/dedek-mraz-e-o-ano-novo-na-eslovenia.html.

Nesta época do ano, na famosa praça Prešerje, na capital Liubliana você poderá ver uma enorme árvore de Natal. Toda a praça é decorada com estrelas e eu adoro visitá-la em noites como essas, sinto-me como uma criança em um quarto escuro apenas iluminado por objetos brilhantes espalhados pelo quarto. Pelas ruas o cheiro de vinho quente e castanhas sendo assada nas muitas feiras espalhadas pelo centro histórico da cidade.

Natal em Liubliana

Aqui eles não tem amigo-oculto, eles tem uma prática diferente para trocar presentes no Ano Novo (prática este utilizada entre colegas da escola, faculdade ou companheiros de trabalho). Pelo menos eu nunca participei, eu ouvi falar de uma outra brincadeira para a troca de presentes. Todo mundo compra um presente dentro de um valor estipulado (por exemplo 10 euros). Na noite da comemoração, todos os participantes colocam os presentes  em cima de uma mesa. Cada participante recebe um número. E quando este número for sorteado ele vai até a mesa e escolhe um dos presentes (menos o que ele comprou).

Dar um cartão com dinheiro também é comum na Eslovênia, geralmente os mais velhos que tem receio de presentear a nova geração fazem isso. Todo ano eu sei que irei receber dinheiro do sogro e da sogra.