Um breve resumo sobre a história da Eslovênia

Pré-História
Pesquisas arqueológicas mostram que o povoamento na região da atual Eslovênia iniciou-se há cerca de 250.000 anos. Os povos que habitaram o local deixaram rico patrimônio, como fortificações e construções, além de diversos tipos de objetos.

Antiguidade
Os celtas chegaram à região durante os séculos IV a.C. e III a.C.. O povo celta fundou Noricum. Por volta do século I a.C., Noricum foi anexada pelo Império Romano, fundando cidades do Império no local, entre as quais algumas são Emona, Celeia e Poetovia. No século V ocorreu a divisão do Império Romano, fazendo com que o território esloveno ficasse, juntamente ao Croata, no Império Romano do Ocidente. No século VI, chegaram os eslavos, povo que daria origem ao país. Estes fundaram o primeiro estado eslavo, o ducado de Carantania, na região da atual Carinthia.

Século XX
Em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Eslovênia passou a fazer parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Em 1929, sob ditadura de rei Aleksander Karađorđević, o país passou a pertencer ao  Reino da Iugoslávia. Já com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, a Eslovênia, juntamente com a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Montenegro formaram a República Socialista Federal da Iugoslávia.

Separação
Em 1990, após a realização das primeiras eleições multipartidárias na Iugoslávia, a Eslovênia decidiu separar-se da Federação Iugoslava. Em 1991, a Eslovênia foi reconhecida pela União Européia, à qual aderiu em 1 de Maio de 2004.