Recentemente eu liguei na Embaixada do Brasil em Liubliana para me informar sobre se seria possível eu ter cidadania eslovena e manter a minha cidadania brasileira. A resposta foi não.
Para o governo esloveno, se você é brasileiro e quer ter cidadania eslovena, você deverá “abrir mão” (solicitar a perda) da sua cidadania brasileira.
Estava chateada com a notícia, e então a funcionária da embaixada me disse que o governo brasileiro pode “devolver” a minha cidadania novamente. Depois de um mês, o cidadão que perdeu a cidadania brasileira, pode entrar com um processo solicitando a cidadania brasileira novamente.
“O brasileiro só perde sua nacionalidade caso adquira outra nacionalidade voluntariamente, porém, se a aquisição desta outra nacionalidade for por consanguinidade, ou seja, por ascendência ou por imposição do governo para exercício dos direitos civis ou como condição para permanecer naquele território, não acarretará na perda da nacionalidade brasileira.” – Ministério da Justiça.
Resumindo, se você quiser ter dupla cidadania eslovena-brasileira você precisa:
. Solicitar a perda da cidadania brasileira;
. Pedir a cidadania eslovena;
. Depois de um mês de você ter perdido a cidadania brasileira você poderá entrar com um processo solicitando novamente a cidadania.
Neste processo de perder a cidadania brasileira e solicitá-la novamente você terá que trocar seu passaporte, RG, título de eleitor. Segundo a Embaixada do Brasil em Liubliana, quando você solicita a perda da cidadania você mantém os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, CPF e Carteira de Trabalho, os demais você terá que solicitar novamente.
O que escrevo aqui, é um breve resumo de uma conversa telefônica. Não deixe de consultar o Setor Consular da Embaixada do Brasil na Eslovênia para ter maiores informações: consular.liubliana@itamaraty.gov.br
Filhos(as) de brasileiros(a) nascidos na Eslovênia adquirem dupla cidadania brasileira e eslovena.