Os eslovenos se surpreendem com nosso estilo de vida de extrema vigiância e de medo

Nós temos a vida enjaulada em nossa contemporaneidade. Nós vivemos em prédios gradeados, nós vivemos com porteiros eletrônicos, nós vivemos submetidos à polícias privadas, a sistemas ostensivos de vigilância, nós andamos de carros blindados… A gente vive aprisionado. Nós brasileiros não nos damos conta disso, mas qualquer estrangeiro que chega em nossas grandes cidades – Rio de Janeiro, São Paulo – ele fica imediatamente chocado  com as grades dos nossos prédios. Nós já naturalizamos esta triste e desoladora paisagem. Nós vivemos em cárceres privados e achamos que vivemos em condomínios de luxo – Joel Birman

Estava assistindo a uma palestra do Café Filosófico e ao ouvir o trecho acima, lembrei-me de quão chocado ficou o Mitja quando veio para Campinas. Na época, eu morava  em uma república na Cidade Universitária, bairro próximo à UNICAMP. A casa era toda cercada com muros altos e além dos muros tínhamos cercas elétricas.  Pagávamos também um  serviço especializado de segurança privada. Cada vez que saímos de casa, ligávamos para a polícia privada e ela esperava o carro sair da garagem. Para voltar para casa, repetíamos o mesmo ritual. Morei na república durante 8 meses e neste curto período, 3 casas na rua em que morava foram assaltadas!

A Eslovênia é considera o 9º país mais pacífico do mundo! Desde que mudei para cá notei muitas diferenças em relação à segurança. Cito algumas:
. Aqui cercas elétricas só existem no pasto, elas evitam a fuga do gado;
. Quanto mais eu me afasto do centro de Liubliana, mas encontro casas que não têm portões. Muitas casas tem portões baixos, de 80 cm, a intenção é mais delimitar a propriedade do que realmente proteger a casa;

Casa dos pais do Mitja, não há portões na garagem

Casa dos pais do Mitja, não há portões na garagem

. Muitos eslovenos que não tem garagem deixam os carros estacionados na rua;
. Já ouvi falar que na na Eslovênia há condomínios fechados, mas isso é raro, eu nunca vi um. E nestes 3 anos que moro aqui,  nunca encontrei um único segurança ou porteiro nos diferentes prédios que visitei.
. Aqui os eslovenos não contratam polícia privada para proteger bairros;
. Nos bancos não há portas  com leitores de metais;
. As janelas das casas não são protegidas com grades de metais;
. É muito menor a quantidade de câmeras de vídeo em lugares públicos;
. Aqui perdi o medo de andar pelas ruas tarde da noite.