E as saunas eslovenas? Sei que é normal ir homens e mulheres sem roupas. No Brasil isso não daria certo…

” E as saunas? Sei que é normal ir homens e mulheres sem roupas. Ainda não passei por essa experiência, mas é estranho para nós… povos de sangue  latino. Disseram me que é normal. Pode até ser. Mas que é esquisito é. No Brasil não daria certo”.

Esta pergunta foi feita por uma visitante do blog.

Quando fiquei sabendo que os eslovenos iam na sauna pelados, eu disse que jamais faria isso!
Lembro que uma amiga da Colômbia que é casada com um esloveno comentou que o marido dela e um grupo de amigos estavam em um spa, e eles sairam todos pelados do quarto para usar as piscinas e saunas. Eles andam pelados pelo hotel! Ela ficou chocada e disse que nunca mais iria no spa.
É a cultura latina é bem diferente…
Eu ganhei de presente do meu marido um dia no spa com ele e se eu queria curtir este dia resolvi abrir a mente e experimentar ir nas saunas, usar ôfuro sem roupas. Em janeiro eu fui para o spa, e pela primeira vez na vida fiquei sem roupas em público e vi muita gente sem roupa.
O que posso declarar é que depois de 10 minutos eu não me senti constrangida. As pessoas olham para você como se você estivesse de roupa. Ninguém fica te observando, ninguém te olha com cara de tarado, as pessoas se comportam da mesma maneira como se estivessem com roupas.
Na Croácia, e mesmo na Eslovênia muitas moças fazem top less, e o mesmo acontece, ninguém as constrange, olham para elas sim, mas olham da mesma forma que olham para uma mulher bonita em biquini.
Top less foi outra coisa que eu disse que nunca faria, mas fiz, e não me senti constrangida, e na verdade adorei a possibilidade de não ter marquinha.
Em Piran no meio da cidade há uma praia em que há nudistas. Na semana passada eu visitei Piran e tinha um homem pelado pescando numa boa do meu lado. Após um tempo morando na Eslovênia eu parei de me sentir constrangida com este tipo de situação.
Como eu já escrevi no post “Pelados no estacionamento”, eu penso que certas religiões muitas vezes dão a conotação de pecado ao corpo nu. Na Eslovênia, ex país comunista, a pressão religiosa é muito menor.  Um corpo, é apenas um corpo, um corpo bonito, é apenas um corpo bonito e não necessariamente um apelo sexual.
Sobre o Brasil, bem… os brasileiros deveriam ter aprendido com os índios, eles tem uma relação entre o corpo, sexualidade e pecado bem diferentes do que esta que a Igreja nos trouxe… Seria estranho pensar que um índio ficaria chocado em ver o seio descoberto de uma índia…