A Eslovênia é 2º país no mundo com maior número de bombeiros por habitantes.

A maior associação que existe na Eslovênia é a dos bombeiros. Do total de 100% de pessoas que participam de alguma associação, 99,3% participam das associações dos bombeiros.Com 33 bombeiros para cada 1000 habitantes, a Eslovênia é o segundo país no mundo com maior número de bombeiros. O país perde a primeira posição para a Áustria com 37 bombeiros para cada 1000 habitantes.

Na Eslovênia há os bombeiros profissionais (concentrados em centros urbanos) e bombeiros voluntários (moradores do vilarejo). Todo vilarejo tem um posto de bombeiros voluntários – “Gasilski dom”.

Gasilski dom do vilarejo Jezero

Os eslovenos me explicaram que o dos bombeiros voluntários surgiram após muitas casas pegarem fogo. Nos vilarejos, muitos camponeses possuem grande estrutura de madeira e muita palha para abrigar os animais (vacas, cavalos, porcos). Esses materais espalham fogo rapidamente, aumentando a ocorrência de incêndios. Como os bombeiros profissionais ficavam em centros urbanos, muitas vezes até o bombeiro chegar ao vilarejo o estrago feito na propriedade era grande. Então os eslovenos se organizaram para que cada vilarejo tivesse o seu próprio posto de bombeiro.