Grande índice de população vivendo campo, ruas estreitas e espelho para orientar os pedestres.

A população eslovena está dividida no país entre habitantes da zona rural (49%) e habitantes que vivem em centros urbanos (51%). Diferente do Brasil, as chamadas regiões rurais possuem toda a estrutura encontrada nos centros urbanos (luz, água, escolas, fármácias, mercados, postos de gasolina, internet, asfalto).
 
Uma das diferenças encontradas nas zonas rurais são as ruas estreitas. Nessas ruas antigamente circulavam apenas carroças e as casas foram construídas muito próxima uma das outras não sobrando espaço para dois carros passarem. Hoje com asfalto estas ruas possui um pequeno acostamento (meio metro no máximo). 
É bastante complicado quando dois carros precisam passar pelo mesmo local. Em geral os carros saem um pouco da estrada, entram no acostamento e usam ré  (já vi ônibus precisar dar ré em uma distância de 60 metros para poder deixar outro carro passar).

Isso seria um caos nos centros urbanos, mas como  o trânsito nas zonas rurais é pequeno, os eslovenos não tem maiores inconvenientes.

 
Para driblar o problema de falta de visão nas ruas estreitas, os eslovenos colocam espelhos para orientar os motoristas e os pedestres.